130 likes | 225 Views
A lenda da noite. Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela. Certa vez, o menino foi até um lugar para enfrentar os desafios. O primeiro desafio foi que o menino teve que carregar um pedaço de tronco pesado nas costas.
E N D
A lenda da noite Arutãna era um menino que vivia sonhando com a noite, pois alguém havia sumido com ela.
Certa vez, o menino foi até um lugar para enfrentar os desafios.
O primeiro desafio foi que o menino teve que carregar um pedaço de tronco pesado nas costas.
. A segunda era um pouco mais difícil, pois teria que ir num barco até o outro lado do rio, e voltar nadando, o único problema é que naquele rio tinha muita correnteza
Já a terceira é a mais difícil pois o Arutãna teria de voltar sozinho da mata. Ele demorou e todos ficaram com medo. Mas para a surpresa de todos, Arutãna voltou e ainda trouxe uma onça presa em cipós.
Seu pai ficou tão feliz que mandou realizar um ritual. Então Arutãna decidiu participar de uma aventura: resgatar a noite.
Ele chamou seus amigos para o ajudar a fazer o barco que eles precisariam para ir aonde a noite estava. A longa viagem foi muito cansativa para todo mas Arutãna fechou os olhos e retomou forças para continuar. Então Arutãna avistou uma ilha. Ali eles deixaram o barco e saíram para procurar a noite.
Foi aí que Arutãna subiu em uma árvore para ver da onde vinha a fumaça. Chegaram mais perto e viram um homem de barba. Ali perto dele havia três potes grandes e dentro poderia estar presa a noite.
Arutãna resolveu inventar um plano para quebrar os potes. O plano era que eles deveriam jogar as flechas na hora certa e ao mesmo tempo. Mas quando as flechas encostaram nos potes, elas se quebraram e o homem acordou irritado com o barulho e atirou. Os índios saíram correndo.
Quando chegaram na aldeia, eles contaram a aventura para todos, mas sua tribo não acreditou e Arutãna foi reclamar para Morubixaba, e ele disse para Arutãna: - Arutãna, se você confia na lenda e quer sal vá-la, deve fazer isso.
E lá se foi Arutãna com mais dois amigos, só que quando chegaram a onde o homem estava, eles não encontraram ninguém. E os cincos índio continuaram caminhando, e daí eles conseguiram encontrar novamente o homem.
Eles então tiveram a idéia de construir uma enorme flecha para quebrar os potes, e para sua surpresa os potes se quebraram e Arutãna saiu muito feliz com seus amigos para a aldeia.
Arutãna chegou na aldeia muito feliz, e seu pai ficou orgulhoso por ele ter conseguido libertar a noite.