240 likes | 570 Views
Estações do Ano. Realizado por: Bruno Ribeiro nº 4 Henrique Frazão nº 11 Luís Mota nº 15 Michael Tavares nº17. …nesta nossa viagem à descoberta do porquê para explicar as Estações do Ano e a sucessão dos dias e das noites, o Quim encontrou uma pessoa: o Zé! .
E N D
Estações do Ano Realizado por: Bruno Ribeiro nº 4 Henrique Frazão nº 11 Luís Mota nº 15 Michael Tavares nº17
…nesta nossa viagem à descoberta do porquê para explicar as Estações do Ano e a sucessão dos dias e das noites, o Quim encontrou uma pessoa: o Zé! Existe uma pessoa que, tal como vós, tem muitas dúvidas sobre este tema, ele é o Quim. Foi procurar ajuda e…
“Vamos lá Quim, mãos à obra! Tens muito que aprender e eu tenho que ensinar os teus colegas do 7º A e do 7º D também!” “Sim Zé, tens razão! Vamos ao trabalho! Temos que nos lembrar de que em breve os meus colegas irão ter teste sobre esta matéria! Ao trabalho… ”
Estações do ano… Quantas existem? • Existem 4: Inverno, Primavera, Verão e Outono; • O Inverno caracteriza-se pelas baixas temperaturas e pelas migrações e hibernações de animais. • Na Primavera acontece o reflorescimento da fauna e da flora. • O Verão é a Estação mais quente e é quando nós, geralmente, frequentamos as zonas balneares. • O Outono faz com que as flores fiquem amarelas e ocorre uma diminuição de temperatura em relação ao Verão. Como as distinguimos?
Como explicamos as Estações do ano? • Através do Movimento de Translação da Terra (MTT) em torno do Sol; • Devido à inclinação do eixo vertical terrestre;
Continuando… • Devido ao Movimento de Translação da Terra e da inclinação do seu eixo de rotação, os raios solares incidem na Terra de forma diferente todo o ano. Assim, surgem as Estações do ano.
Continuando… • Quando se inicia o Verão no Hemisfério Norte (HN), no Hemisfério Sul (HS) será Inverno. • Sendo assim, quando no Hemisfério Norte é Primavera, no Hemisfério Sul é Outono.
Solstício O que é isso? • A palavra solstício significa “Sol quieto”, pois nesses dias o Sol alcança as suas posições extremas nos pontos onde aparece e se oculta. Dá origem aos dias mais longos e mais curtos do ano. É o instante em que começa o verão ou o inverno. É o ponto em que o sol está mais distante do Equador. Ocorre em Dezembro e Junho.
Equinócio • Equinócio significa “noites iguais” e é a ocasião em que os dias e as noites são igualmente iguais, com uma duração de 12h cada. É o instante em que começa o Outono ou a Primavera. Ocorre nos meses de Março e Setembro. Outro palavrão? Não sei o que é isto também!
As Estações do Ano dependem… Do Movimento de Translação da Terra em torno do Sol; Do Movimento de Rotação da Terra sobre si mesma; Da Inclinação do Eixo Vertical Terrestre; Dos factores 1 e 3 apresentados nas alíneas anteriores.
Classifica as afirmações de Verdadeiras (V) ou Falsas (F): V Equinócio corresponde ao Verão e Primavera. No mês de Dezembro ocorre o Solstício. No mês de Junho ocorre o Equinócio. Existem 4 Estações do Ano. O Solstício corresponde ao Verão e Outono. Quando é Verão no HN, é Outono no HS. Solstício significa “Sol quieto”. Equinócio significa “noites iguais”. V F F F F V V
“Mas não achas que dormir sempre, muito tempo, seria aborrecido? E não digas isso de não quereres ir à escola porque se não fosse a Física e Química tu não tinhas aprendido porque é que existem as Estações do Ano! E quanto à tua pergunta, vamos a ver o que o Grupo do 11ºA tem para nos ensinar sobre este tema…” “Mas porque é que existem os dias e as noites? Oh Zé, porque é que não é sempre dia ou sempre noite? Eu cá gostava de dormir o dia todo e que fosse sempre noite para nunca ter que ir à escola.” “Pronto, vá, até que tens razão. Achas que eles sabem? Vamos lá ver isso. Ah, convido-vos também, 7ºA e 7ºD a virem aprender connosco! ”
Porque existe o dia e a noite? “Espera…um dia tem 24h, mas a noite começa antes de um dia acabar! Não percebi essa parte. Oh Zé, ajuda-me aqui por favor. Acho que os meus colegas do 7ºA e do 7ºD também não perceberam muito bem esta parte.” • Os dias e as noites ocorrem devido ao movimento de rotação da Terra. • Isto é, chamamos “dia” ao tempo que a Terra demora a dar uma volta em torno de si própria, que tem uma duração de 24 h. “Ahhhhhhh, já percebi! Assim é que a gente se entende. Bem, então vamos continuar a ver a apresentação do grupo da turma do 11ºA: o Bruno, o Henrique, o Luís e o Michael.” “É muito simples: a palavra “dia” tem duplo significado! Ou seja, chamamos “dia” ao período de tempo que tem 24h e que em conjunto constituem os meses e os anos; por outro lado, chamamos “dia” ao período de tempo em que temos o nosso planeta iluminado pela Luz Solar!”
Continuando… “Ah, muito bem amigos! Já percebi porque se sucedem os dias e as noites, mas estou aqui com mais uma dúvida.” • Devido ao movimento de Rotação da Terra, existe a alternância entre o dia e a noite. • Assim, a noite é a fase do dia em que não existe, naquele determinado lugar, iluminação do Sol. “Diz lá Quim qual é a tua dúvida. Estou aqui com o grupo para te ajudar. Não só a ti como, principalmente, ao 7ºA e ao 7ºD.” “Não existem excepções à regra? Do tipo, não existem zonas do planeta Terra em que não há a alternância entre dia e noite “regulares” ?” “Agora deixaste-me inseguro sobre esta situação. Vamos pedir ajuda ao nosso grupo de amigos do 11ºA…”
Excepções à “regra” • Em alguns lugares da Terra não é sempre dia ou noite durante 12 h; • Isto acontece devido à inclinação do eixo da Terra relativamente ao plano da sua órbita em volta do Sol. • Ou seja, os raios solares não chegam àquela determinada área do planeta com a mesma intensidade obtida em outros locais, que estão dentro da “normalidade”.
“Até aqui percebi tudo! Obrigado Zé e grupo! Mas tenho aqui mais uma pergunta, que é a última sobre este tema. O que acontece, em caso particular, no nosso País?” “Oh Quim, estás a deixar-me outra vez inseguro! Não sei o que acontece no caso particular do nosso País… Mas, como já sabes, possuímos a ajuda preciosa dos nossos colegas do 11ºA. Achas que eles sabem?” “Eu tenho a certeza de que eles sabem! Vamos lá ver o que têm para nos dizer…”
Em Portugal… • Como já devem ter reparado, no nosso país, o dia dura mais horas no Verão e a noite tem uma maior duração no Inverno. • Este fenómeno acontece porque o Pólo Norte, durante a Primavera e o Verão, está mais virado para o Sol do que o Pólo Sul. • Desta feita, o Hemisfério Norte leva mais tempo exposto ao Sol, durante o dia. No Inverno, este fenómeno acontece de forma inversa.
“Ah! Agora já percebi tudo! Já não tenho dúvidas e aprendi muitas coisas novas! ” “Então, 7ºA e 7ºD, estão prontos? Vamos lá ver se aprenderam e se estiveram atentos à matéria explicada pelo Bruno, Henrique, Luís e Michael.” “Fico muito feliz por ti, Quim! Mas olha, acho que os nossos colegas do 11ºA têm umas perguntinhas para nos fazer sobre esta parte que nos acabaram de explicar: Sucessão dos Dias e das Noites!” Oh meu amigo Zé, não há problema nenhum! Que venham as perguntas! Estou preparadíssimo e tenho a certeza de que os meus colegas do 7ºA e do 7ºD também estão! Mãos à obra…”
A Terra tem um período de Rotação de 24h. Um planeta com maior período de Rotação, vai ter um dia… …maior. …menor.
A que se deve a sucessão dos dias e das noites? Ao movimento de translação da Terra. Ao movimento de rotação e de translação da Terra. Ao movimento de rotação da Terra.
Classifica as seguintes afirmações de Verdadeiras (V) ou Falsas (F): Entre 23 de Março e 21 de Setembro, o dia e a noite têm a mesma duração. No equador o dia e a noite têm sempre a mesma duração. Em Portugal, o dia e a noite têm a mesma duração. F V O Pólo Norte, durante a Primavera e Verão, está mais virado para o Sol do que o Pólo Sul. V F
“Ufa, que dia! Aprendi muitas coisas mas estou muito cansado! Não sei como estás Zé, mas eu vou dormir uma soneca agora! Que achas?” “Concordo contigo Quim! Estou completamente exausto! Vamos então dormir uma soneca? Não te esqueças de te despedir dos nossos colegas do 7ºA e do 7ºD. Até à próxima amigos, espero que tenham gostado e aprendido muitas coisas novas! Adeus. ” Estudem e Boa Sorte para o teste! Cumprimentos Bruno Ribeiro; Henrique Frazão; Luís Mota & Michael Tavares. “Bem, amigos, até à próxima! Espero, tal como o Zé, que tenham gostado e aprendido muitas coisas interessantes. Acrescento uma coisa: Não se esqueçam de estudar! Adeus. ”