230 likes | 329 Views
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia. O mundo atual:. O mundo em que o ser humano vive e ao mesmo tempo modifica, apresenta muitas semelhanças entre si.Mas, ao mesmo tempo, diversas diferenças. Como dividir o mundo?. São usados vários critérios:
E N D
Nome:Fred;Sara;Igor Profª:Karla Veloso Serie:7ª Disciplina:Geografia
O mundo atual: O mundo em que o ser humano vive e ao mesmo tempo modifica, apresenta muitas semelhanças entre si.Mas, ao mesmo tempo, diversas diferenças.
Como dividir o mundo? São usados vários critérios: • Natureza: em continentes, e paisagens naturais. Sociais: Riqueza e pobreza:Norte e Sul geoeconômicos. Ou seja, regionalizar significa dividir um espaço de acordo com características em comum.
O que é um Estado? De acordo com que a sociedade foi crescendo, e suas identidades culturais se manifestando, os grupos sociais precisaram de uma organização para comandar a administração. Então, foi criado o Estado, organização político-administrativa da sociedade.
Suas funções: • Defender o território de ameaças externas. • Garantir a lei e a ordem, dentro do Estado.
Como foi construído o Brasil? Essa construção, teve início desde a época da colonização.Esse processo foi lento.Os povos unificados que deram origem ao Brasil, foram: *Europeus:colonizadores portugueses; *Africanos:na época, escravos: *Indígenas:os habitantes naturais do Brasil.
A Linguagem: Um dos principais elementos usados pelos colonizadores para a interação e unificação dos diversos povos aqui no Brasil foi basicamente a língua. Os povos que falavam outros idiomas,tiveram que aprender a falar o português.
Unificação dos povos: Alem da linguagem,as leis,costumes e a cultura, foram fundamentais para formação de um estado (país).
Nos estados onde há um conjunto de leis,território marcado por fronteiras,governo e forças armadas funcionando adequadamente,existe, sem dúvida um Estado Nação legalizado e equilibrado.
Identidades diferentes: • Mesmo dentro de um país, há diferenças culturais muito grandes. • Na prática, ocorrem muitos problemas, então essa identidade do Estado com a nação, é apenas um ideal.É raro haver uma identidade perfeita entre o Estado e a nação.
Estados Nacionais Artificiais: Os maiores exemplos de Estados Artificiais encontram-se na África, quando os colonizadores europeus, unificaram grupos rivais em um mesmo território. Por isso, até hoje existem guerras entre esses povos, que possuem culturas, idiomas, e hábitos diferentes.
Globalização: Atualmente,o mundo em que vivemos está quase inteiramente interligado.
O nosso mundo é um só: Existem algumas tribos indígenas que ainda estão isoladas da globalização. Contudo a maioria da população,está totalmente interligada. São muitos aparelhos tecnológicos,que nos permitem comunicar com pessoas do outro lado do mundo,e ficar sabendo de fatos da atualidade.
Tecnologia: São diversos exemplos que podemos citar: Celular, televisão, fax, computador. Além de satélites artificiais, que nos permitem ver imagens de outros planetas.
Progressos: *A grande maioria dos progressos são bons para a sociedade, mas também destroem florestas,aumenta a poluição da água e da atmosfera. *É claro que esses progressos não atingem a toda população. *Atualmente,existem animais e plantas em extinção, por causa do efeito negativo e descontrolado desses progressos.
Não há país, hoje em dia que viva isolado dos demais. O comércio, (importação e exportação) é um exemplo dessa grande interdependência. Interdependência
Diferenças internacionais: São muitas diferenças entre um país e outro. Essas diferenças estão presentes desde a época da colonização. São diferenças culturais, sociais e econômicas.
Diferenças sociais interiores: As diferenças econômicas interiores resumem em uma minoria de ricos e uma maioria de pobres,ou seja,desigualdade social. Só podemos compreender o que é pobreza e a riqueza se compararmos essas duas situações dentro de uma sociedade.