1 / 16

Quaresma de 2012

Quaresma de 2012. A Igreja Católica, há anos, propõe um tema social para que possamos refletir e fazer um gesto concreto neste período. È a Campanha da Fraternidade. Para este ano o tema da CF é: “A Fraternidade e a Saúde Pública”

tirza
Download Presentation

Quaresma de 2012

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Quaresma de 2012 A Igreja Católica, há anos, propõe um tema social para que possamos refletir e fazer um gesto concreto neste período. È a Campanha da Fraternidade. Para este ano o tema da CF é: “A Fraternidade e a Saúde Pública” O “Família Missionária” apresenta uma Via Sacra para refletirmos sobre a Paixão e Morte de Jesus e junto a CF/12.

  2. 1ª Estação Jesus é condenado à morte . Foi um ato político a condenação de Jesus. Os dois poderes, judeu e romano, o condenaram a morrer como bandido. Foi o ato maior que um Deus poderia ter feito por nosso amor: entregar-se inteiramente até a morte, e entregar-se por amor. Quantas pessoas com suas doenças também oferecem sua vida pelos outros. A CF/12 nos mostra isso. Oremos: Deus nosso Pai e Mãe, aumenta a fé e a coragem dos nossos doentes.

  3. 2ª Estação Jesus toma sua cruz Jesus olha sua cruz e sabe perfeitamente qual o final de sua missão. Ele precisa chegar até o fim. Percebe o peso, mas vai em frente. A CF/12 tem como tema a Saúde do povo. E hoje o povo carrega uma cruz pesada para enfrentar os Postos de Saúde, os Planos médicos. A doença virou uma mercadoria. Precisa dar lucro. Isso não é de Deus. Oremos:- Senhor, nos hospitais teu Filho sofre um outro Calvário. Ajuda nossos doentes a carregarem a própria cruz.

  4. 3ª Estação Jesus cai pela primeira vez. De joelhos, sangrando, sempre calado, sente a terra, a poeira....está cansado e cheio de dores. Deve ter pensado nos amigos que o deixaram só. A CF/12 nos fala da dor daqueles que sofrem, mas também, das alegrias e amor que acontece com tantos doentes, como Jesus que se levantou. Oremos:- Meu Jesus, toma nos braços aqueles que não têm forças para continuar a caminhada da sua enfermidade. Para muitos só Tua presença já é cura.

  5. 4ª Estação Jesus encontra sua Mãe. Maria vai ao encontro do Filho. Ela não se importa com mais nada, quer ver Jesus. E quando seus olhares se encontram, não há necessidade de palavra alguma. O amor fala no silêncio. Que dor de Maria ao ver o Filho tão machucado. Que dor saber que foi uma imensa injustiça. Mas, sabia que Ele fazia a vontade do Pai. Oremos: Pai, dá-nos forças para suportar as dores como Maria e aumenta a nossa generosidade em favor dos que sofrem.

  6. 5ª Estação Cirineu ajuda Jesus a carregar a Cruz “Não, não estou só. Um amigo aparece. Não o conheço, mas veio até mim. Carregou comigo a Cruz. Um desconhecido generoso. Um homem do povo. Pai, foi um presente”! A CF/12 quer nos alertar para as questões da saúde pública. É preciso que conheçamos o que acontece ao nosso redor. É o nosso próximo que está em jogo, quando não somos nós também. Oremos: Pai Santo, ajuda-nos a achar caminhos na luta por melhores condições de Saúde no nosso bairro, na nossa cidade. Isso é lutar pela vida.

  7. 6 ª Estação Mulher enxuga o rosto de Jesus. Outro desconhecido que se chega até Jesus para aliviar a sua dor. Uma mulher. Jesus que defendeu e ajudou a tantas mulheres, é por uma ajudado. Gesto de profundo carinho. Como é comovente conhecer fatos de pessoas que ajudam seus vizinhos doentes. Levam alimento, auxiliam no banho, a caminhar um pouco... É fazer o que Jesus fazia: milagres. Oremos:- Pai Misericordioso, dá-nos a graça da conversão para que possamos sair mais de nós mesmos e nos colocarmos a serviço dos que precisam de apoio.

  8. 7ª Estação Jesus cai pela segunda vez. Outra vez no chão. È humilhante ver um Deus chegar a esse ponto por nós.  ”Amo todos aqueles que sucumbem e vêm a Mim. Se sofrem como eu, amo-os ainda mais.” Nem sempre levar um tombo é o pior. Cair na maldade, fazer um ato injusto, é uma doença pior que feridas e fraturas. A CF/12 também nos encoraja a ir ao encontro de Jesus e retomar o caminho. Oremos:Senhor, Deus de Amor, dá-nos a graça de poder levantar-nos nas doenças do espírito. A humildade é um dom teu e uma atitude nossa. Ajuda-nos a deixar cair nosso orgulho.

  9. 8ª Estação Jesus conforta as mulheres Elas choram. Deviam ser mulheres conhecidas de Jesus. Ele não pensa em si, volta-se pra elas e as consola. Só com o olhar O entendem. Como gostariam de aliviá-lo, de poder fazer alguma coisa. A CF mostra várias pistas de ação. Podemos fazer muito pela Saúde pública. Você conhece o Posto de Saúde de seu bairro? Os médicos que atendem? As farmácias que existem? Crie uma forma de ajudar os doentes, são vidas já salvas por Jesus. Oremos: Senhor, nosso Pai, toca a nossa sensibilidade para que possamos ir ao encontro de quem está doente e precisa de amor.

  10. 9ª Estação Jesus cai pela terceira vez. Cansadíssimo. Jesus está sem forças. Falta pouco. Já deve ter vislumbrado o monte Calvário. Sabe que o fim se aproxima. Vai para o Pai, mas... é difícil. Como homem conhece a tortura e a dor ao extremo. Quantos foram e são torturados e sem motivos justos. Quantos inocentes condenados. E sofrer calado é heroísmo. Jesus suporta, aguenta...lembra-se da sua entrega ao Pai pela salvação dos seus iguais. Como nos amou! Como nos ama! Oremos: Senhor, como pode haver tanta injustiça com crianças, pobres, mulheres, jovens, doentes? Fortifica nossa vontade para que possamos lutar contra injustiça, lutar por melhor nível de vida para os pobres. Ajuda-nos a aliviar a cruz de tantas pessoas.

  11. 10ª Estação Jesus é despido de suas vestes. Ele fica nu. Nada restou. A sensação de abandono, de impossibilidades é grande. Total desapego. Só a cruz o espera. Mas, Ele estava pronto. Para servirmos aos irmãos é preciso deixar de lado muita coisa: tempo, medos, repugnâncias, casa, passeios... Os desapegos das coisas terrenas nos mostram as coisas do céu. E o céu é o nosso destino. Vamos conquistá-lo? Não é tão difícil. Deus dá as graças necessárias. Oremos: Pai e Senhor, suscita pessoas que se atirem no amor aos necessitados. Temos muitas assim, mas, é preciso de mais gente despojada que se dedique à solidariedade.

  12. 11ª Estação Jesus é pregado na cruz Momentos difíceis, muito dolorosos. Aguenta firme os pregos entrando em sua carne. O som das marteladas ficam nos ouvidos dos presentes. Ao suspenderem a cruz, ele vislumbra o mundo. “È por amor que estou aqui”. Há dores fortíssimas, mas impossível medi-las. As dores são pessoais. São as nossas cruzes. Todos nós temos uma para carregar e a dor nos prega na cruz. A CF nos faz refletir muito em meios de aliviar os sofrimentos. Vamos verificar? Oremos: Senhor, Pai amoroso, muitas vezes é difícil aceitarmos o sofrimento, a nossa cruz. Dá-nos coragem e aceitação para aos pés da Cruz de Jesus, termos força para carregarmos as nossas.

  13. 12ª Estação Jesus morre na cruz. Sente o terrível abandono do Pai. É tortura demais. Sorteiam sua veste. É mesmo o fim. Tudo está consumado. A sua entrega foi total, perfeita. A vida termina na extrema pobreza. A morte faz parte da vida. Não é uma inimiga. Os doentes terminais são os Cristos de hoje. É um desafio para o cristão a questão da dignidade no adeus à vida, diz a CF. Oremos: Pai de bondade, nós Te agradecemos pelo dom da vida, ensina-nos a nos prepararmos para a morte . Dá-nos sabedoria para abraçar a cruz com a confiança em Teu amor.

  14. 12ª Estação Jesus é descido da cruz. Sua Mãe e alguns amigos tiram Jesus da cruz. Maria o toma nos braços e o contempla. O silêncio invadiu o universo todo. Existe uma dor que ultrapassa qualquer coisa humana, só ela pode ser compreendida por Deus. Na nossa vida também há dores assim. Existem perdas que quase nos leva juntos. E por toda vida essa dor persiste. E se olharmos profundamente, como ela nos amadurece. Como crescemos por causa dela, como nos faz melhores. Oremos: Maria, Saúde dos Enfermos, Jesus nos confiou a Ti antes da morte. Desperta em nós a virtude do serviço aos doente, à luta pela melhora da Saúde Pública, a dedicação à Pastoral da Saúde nas nossas comunidades.

  15. 14ª Estação Jesus é sepultado “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muitos frutos.” (Jo 12,24) Parecia um fracasso mas, toda entrega da vida vale a pena, muito mais a de Jesus que foi uma entrega total. Nós cremos que a morte é passagem para chegarmos à plenitude. Sabemos que a vida não termina com a morte. Ela se transforma para algo infinitamente melhor. È bom chorar, mas, nunca deixar a tristeza contaminar fortemente a nossa vida Oremos: Pai Nosso, que estas no céus e aqui conosco, dá-nos força e luz para abrirmos as portas do coração e podermos ajudar a vida a ser mais digna e feliz.

  16. 15 Estação Jesus ressuscitou. Manhã de domingo. Terminara a celebração do Sábado Judaico - o túmulo está vazio. “- Onde puseram o meu Senhor”, diz Madalena. “- Maria, vai e dize aos apóstolos que os esperarei na Galiléia”. Aleluia! Hosana! Jesus venceu a morte! A Ressurreição é um mistério admirável. E, Ele nos garantiu que também nós ressuscitaremos. JESUS é o VENCEDOR, JESUS é o SALVADOR! Oremos: Obrigado, Pai Santo, pela o dom da Esperança, da Vida Nova, da oportunidade de recomeçar, da graça de poder amar. Tudo isso por Jesus que nos deu a vida.

More Related