170 likes | 565 Views
CONCORDÂNCIA NOMINAL. Concordância nominal é a concordância em gênero (masculino/feminino) e número(singular/plural) entre o substantivo e seus determinantes: adjetivo pronome adjetivo numeral artigo particípio. I - REGRA GERAL:
E N D
Concordância nominal é a concordância em gênero (masculino/feminino) e número(singular/plural) entre o substantivo e seus determinantes: adjetivo pronome adjetivo numeral artigo particípio
I - REGRA GERAL: Os determinantes (particípio, adjetivo, pronome adjetivo, numeral e artigo) concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Exemplo: Os controles remotos das duas TVs de minha casa estão quebrados. plural - plural
MAIS DE UM VOCÁBULO DETERMINADO A concordância pode ser: A) CONCORDÂNCIA GRAMATICAL O adjetivo concorda com os dois substantivos. Exemplo: Ganhei uma TV e um DVD novos B) CONCORDÂNCIA ATRATIVA O adjetivo pode se referir aos dois substantivos ou ao mais próximo, mas concorda apenas com o mais próximo. Exemplo: Ganhei um TV e uma câmera nova. Ganhei um DVD e uma TV nova.
SUBSTANTIVO DETERMINADO POR MAIS DE UM ADJETIVO. Os adjetivos concordam com o substantivo. Exemplo As novelas eram longas e chatas.
ADJETIVO SE REFERE A SUBSTANTIVOS DE GÊNEROS DIFERENTES. a) O adjetivo fica no masculino. Exemplo: Os filmes e as novelas longos e cansativos b) Ou pode concordar com o mais próximo Exemplo: Os filmes e as novelas longas e cansativas
II – CASOS ESPECIAIS • É BOM, É NECESSÁRIO, É PROIBIDO, É PRECISO Se o sujeito tiver sentido genérico, não varia Exemplo: É preciso paciência. Sobremesa é bom. É proibido entrada de animais. É necessário entrar. Se o sujeito for precedido de artigo ou outro determinante (pronome), há variação. Exemplo: A sobremesa é boa. É proibida a entrada de animais. É necessária sua entrada.
B) BASTANTE, MEIO, POUCO, MUITO, CARO, BARATO, LONGE, SÉRIO, ALTO, SÓ Quando adjetivo será variável. Quando advérbio será invariável. Exemplos: Há bastantesmotivos para sua atitude. adj. subst. Eles chorarambastante. verbo adv. Estou meiocansada. adv. adj. É meio dia e meia. (hora) numeral Ela foi poucoeducada adv. adj. Ela tinha poucos recursos adj. subst.
As brincadeiras custaramcaro verbo adv. A fruta custabarato verbo adv. As brincadeiras ficaram caras. subst. adj. A fruta é barata. subst. adj. Vieram de longe. verbo adv. Andaram por longeslugares. adj. subst.
Os apresentadores falavamalto. verbo adv. Os apresentadores eram altos. subst. adj. Elas não estão falandosério. verbo adv. Ela é uma apresentadora muito séria. subst. adj. A apresentadora sóqueria terminar a adv. verbo entrevista. (somente) A apresentadora ficou só. (sozinha) subst. adj.
C) ANEXO, INCLUSO, OBRIGADO, MESMO, PRÓPRIO São adjetivos e concordam com o substantivo a que se referem. Exemplos: As imagens vão anexas ao texto. O relatório vai anexo à solicitação. SE FOR PRECEDIDO DA PREPOSIÇÃO “EM” FICA INVARIÁVEL. As notas vão em anexo. Mando, inclusas, as notas. Mando, incluso, o documento.
O entrevistado falou: muito obrigado. A apresentadora disse: muito obrigada. Elemesmo terminará o programa. Elamesma terminará o programa. SE A PALAVRA “MESMO” FOR ADVÉRBIO (= DE FATO, REALMENTE), É INVARIÁVEL A entrevistadora vai mesmo fazer aquela pergunta a ele. Elepróprio falará ao público. Elaprópria falará ao público.
D) MENOS, ALERTA, PSEUDO São invariáveis Havia menos pessoas assistindo ao programa. Havia menos telespectadores assistindo ao programa. O roqueiro ficou alerta. Os telespectadores ficaram alerta. Trata-se de um pseudo-artista. Trata-se de uma pseudo-artista.
A palavra POSSÍVEL só irá para o plural se houver determinantes no plural, como artigos (os,as). Caso contrário, ficará invariável. Exemplos: Entrevistas o mais possível objetivas. Entrevistas o mais objetivas possível. Entrevistas quanto possível objetivas. MAS Entrevistas as mais objetivas possíveis. Programas os menos polêmicos possíveis.