620 likes | 960 Views
Natal. LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO. Olá, a paz de Jesus, FELIZ NATAL. Depois de refletir sobre o Advento, nada melhor do que continuar a nossa reflexão, agora sobre o Natal do Senhor!.
E N D
Natal LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
Depois de refletir sobre o Advento,nada melhor do que continuar a nossa reflexão, agora sobre o Natal do Senhor!
O assunto é muito amplo,mas se servindo do material que eu tenho arquivado,- acumulado ao longo do tempo -através dos Encontros de Formação na Comunidade, pesquisas na Internet, Catequese, a experiência de vida,foi possível montar este trabalho,em quatro partes,também com o único objetivo de
ajudar você a refletir um pouco mais sobre o Natal, diante da profundidade que celebramos, não esgota o assunto, mas espero dar alguns passos a mais, depois basta continuar o estudo, sem parar nem desanimar, até atingir a estatura do Homem Perfeito: Jesus!
Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
No Natal as pessoas gostam de: • Receber presentes; • Dar presentes; • Estar com os parentes e amigos.
No Natal a cidade fica mais bonitacom luzes, enfeites, músicas, propagandas, comidas gostosas, ceias, etc...
Tudo é muito bonitoe atraente,mas é preciso saber administrar bem todas as coisas,para não inverter aescala de valores!
É necessário tomar cuidado com o consumismo, para não gastar mais do que o necessário, afinal tudo isso que o mundo oferece é muito pouco e não preenche a nossa vida!
O verdadeiro Natal somente acontece quando a nossa atenção está voltada para Jesus...
Somente com o Menino Jesus será possível sentir as verdadeiras alegrias do Natal, e festejar de maneira sadia, sem exageros econsumismos desenfreados.
Para aprofundar um pouco mais no assunto, fazendo uma avaliação sériada nossa sociedade moderna,podemos concluir que
Todo o esforço comercial tem pouco a ver com Jesus Cristo,a figura central do Natal cristão...
Força-se a realização da festa antes da festa, estragando-se desta forma a festa de Natal!
São os enfeites, os presépios nas praças e nas lojas, já no tempo do Advento, (as vezes até antes), a música de Natal para atrair os fregueses, tudo com o objetivo de faturar o máximo em cima do sentimento humanitário e religioso do nosso povo.
Sem criticar ou ofenderos comerciantes e donos das lojas em geral, pois estes precisam ganhar o seu sustento com o seu trabalho e o suor do seu rosto (Gn 3,17-19),
mas mostrar o verdadeiro sentido do Natal e levar você e todos nós a descobrir qual é o valor ou qual é o lugar certo que deve ocupar cada coisa, a fim de podermos respeitar a escala de valores, pois queira ou não queira,entenda ou não entenda,
na verdade, o Natal não é festa de Papai Noel,nem de crianças, e muito menos comercial.
O Natal é o nascimentode Jesus hoje, no coração de cada um de nós, por isso,
E sendo desta forma, vamos refletir por etapas e descobrir como festejar o Natal aproveitando tudo o que a sociedade oferece, de maneira bem bonita, com muita alegria, mas como cristãos, não se esquecendo que Jesus deve estarsempre em primeiro lugar (conforme o Primeiro Mandamento)...
A ceia de Natal deve ter sentido comunitário da família de Deus, em alegre convívio ao redor da mesa. Cristo reuniu seus apóstolos em uma ceia; e foi na última ceia que Ele instituiu o Santíssimo Sacramento da Eucaristia, por isso,
todas as comemorações do Natal, inclusive a ceia,recebem seu verdadeiro significado somente através da Ceia Eucarística, ou Ceia do Senhor, e sendo assim, somente depois de participar ativamente da Eucaristia é que tem sentido festejar o Natal em família e/ou mesmo com os amigos!
Jamais a ceia familiar poderá impedir a nossa participação da Missa do Natal, pois como vimos anteriormente, é a partir da Eucaristia que faz sentido se reunir com a família para festejar!
Como o galo é a primeira ave a anunciar o raiar do dia, ou publicar o nascer do sol, e sendo Jesus a verdadeira Luz do mundo,existe o simbolismo da vigilância, fidelidadee testemunho cristão – daí dispensa qualquer comentário,pois é com esse espírito que devemos festejar...
PAPAI NOEL Representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal...
O Papai Noel foi inspiradono bispo São Nicolau que viveu e pontificou na cidade de Myra, Turquia, na Ásia, no século IV. Montado em um cavalo branco, com o auxílio de seu criado, distribuía presentes e alimentosàs famílias pobres no mês de dezembro.
Hoje, no mundo moderno,o Papai Noel se tornou o principal símbolo comercialpara esta época,infelizmente colaborando para desviar a nossa atençãodo verdadeiro sentido do Natal,ou seja, de Jesus...
O grande perigo é ficarmos preocupados com as compras, estas tomarem todo o nosso tempo ou mesmo a atenção,e nem lembrarmos de Jesus,da vida nova que Ele oferece,de uma avaliação sincera do ano que termina e do bom propósito de melhorar ou nos santificar maispara o próximo ano...
É necessário explicar para as crianças o mais cedo possível que a origem dos presentes não estão no Papai Noel, (este é apenas um símbolo),mas vem da sua própria família, ou das pessoas amigas, as quais dependem unicamente de Deus, da Providência Divina que transmite o amor, a saúde, a força para o trabalho, o pão necessário para cada dia...
Esse costume de dar presentes surgiu no século VII, quando o Papa Bonifácio distribuiu pão para o povo, no dia de Reis (6 de janeiro), inspirando-se nos três reis magos que levaram presentes para o Menino Jesus, lá no presépio.
Por isso no Natal é tempo de dar e ganhar presentes, mas o maior presente é o próprio Jesus e seu Amor. O Natal também não é só festa e presente, o verdadeiro presente é a caridade!Veja melhor a seguir...
Presentear é um gesto que expressa a partilha. Jesus de Nazaré é o grande presente de Deus. É Ele mesmo que se torna presente na humanidade e partilha seu amor, sua vida, sua paz. E não é uma presença temporária, somente para os bons momentos. Ele partilha também os momentos difíceis de dor, de sofrimento, de cruz. E de maneira permanente está presente em sua Palavra, na Eucaristia e no amor vivido entre nós, daí vamos entender melhor este gesto tão bonito de nos presentear, tendo em vista,ser a própria presença de Jesus uns para os outros!
PRESÉPIO Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu...
São Francisco de Assis, em 1223, na Itália, teve a ideia de montar um presépio vivo(com gente e animais de verdade).
Refletir um pouco diante do presépio, como nasceu Jesus,e tirar a lição da humildade, aprendendo que não é na riqueza e nos bens materiais que encontramos sentido para a vida, mas tendo Deus em nós.
ÁRVORE DE NATAL Na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria...
A Árvore de Natal, toda verde, é sinal de vida. Enquanto o hábito de armar Árvore de Natal sempre foi popular entre os germânicos, só ganhou o mundo a partir de 1841 quando o príncipe Albert montou uma árvore no Palácio Real Britânico.
BOLAS COLORIDAS Enfeite tradicional da Árvore de Natal...
As bolas coloridas, por seu número e variedade de cores, significam os bons frutos oferecidos por Jesus à humanidade e que devem continuar com as nossas boas obras, as quais permanecem escritasno livro da vida.
Daí fica mais fácil para entender que ao celebrar o Natal de verdade, somos levadosa praticar as boas obrasirradiando sinais de vida, e somente desta forma teremos uma vida realizada.
o Nascimento de Jesus aconteceem três etapas:Nascimento histórico, o qual já aconteceu como sabemos;Em cada missa, através da Eucaristia; ede maneira concreta, através das boas obras que praticamos.
Foi o artista inglês John Horley quem, em 1843, resolveu enviar ao amigo distante Sir Henry Cole um cartão onde está ilustrada uma reunião familiar com a expressão “um alegre natal e um feliz ano novo para você”. Este é o primeiro registro que se tem do envio de um cartão de Natal.