80 likes | 154 Views
Improvisação. Por: Êdem Phillipe. www.edem-phillipe.webnode.com.pt www.edemphillipe.wordpress.com edem.guitar@hotmail.com. “Todo ser que respira louve ao Senhor”. Trabalhando com a pentatônica menor 7, o modo Jônio e o modo Mixolídio. Pentatônica menor 7:
E N D
Improvisação Por: Êdem Phillipe www.edem-phillipe.webnode.com.pt www.edemphillipe.wordpress.com edem.guitar@hotmail.com “Todo ser que respira louve ao Senhor”
Trabalhando com a pentatônica menor 7, o modo Jônio e o modo Mixolídio • Pentatônica menor 7: Trabalhando com o exemplo da nota de Dm (lembrando que isso pode ser passado pra qualquer tonalidade, exemplo: se a tonalidade tiver em Bbm só é pensar e trabalhar com a pentatônica de Bbm e assim sucessivamente) Então se a pessoa falou pra você em tonalidade menor a primeira coisa é pensar na pentatônica menor 7 Como estamos levando em conta o exemplo de Dm, a casa de começaria o shape mostrado acima seria a 10ª casa.
Uma boa dica seria oitavar a cada duas cordas. Exemplo: pegamos as notas das duas cordas (no caso a 6ª e a 5ª corda) e oitavamos ela. Veja na figura abaixo: E fazemos isso com as outras cordas, sempre oitavando de 2 em 2 cordas: E assim por diante... Dica: você pode dar um Bend em toda nota que é dada no meio da pentatônica (no caso nas notas das cordas 3 e 4 – quando oitava, logicamente também pode ser dado esse bend), lembrando que é um bend de 1 tom.
Modo Jônio: O modo Jônio sai da terça menor da pentatônica. Veja no desenho abaixo: No modo Jônio podemos usar aquela mesma idéia usada na pentatônica, oitavando as notas das duas primeiras cordas e assim também com as outras notas das outras cordas.
Modo Mixolídio: O modo Mixolídio fica 1 tom abaixo da tônica da pentatônica. Veja o exemplo do desenho abaixo: Do mesmo modo que fizemos com a pentatônica e o modo Jônio, no modo Mixolídio também oitavamos as notas de 2 em 2 cordas.
Observações Extras: • Da 6ª nota do modo Jônio sai o arpegio menor, que nesse exemplo que estamos trabalhando seria o arpegio de Dm que no caso é ralativo de F e da 6ª nota do modo mixolídio também sai o arpegio menor, que nesse caso seria o arpegio de Am. • Uma dica bem legal é treinar isso em todas as tonalidades, não se prender somente ao exemplo dado (Dm) mas expandir esse estudos para outras tonalidades.
Créditos: • Esse slide foi criado por Êdem Phillipe através de alguns estudos feitos. É um material bem simples, porém, creio que pode ser bastante útil. • Quaisquer dúvidas podem ser tiradas através do e-mail (MSN) edem.guitar@hotmail.com ou então você, interessado, pode deixar uma mensagem no meu site no espaço “fale conosco”. • Fiz esse slide no intuito de ajudar a galera que tem interesse de aprender mais sobre improvisação. Espero que possa ter ajudado em alguma coisa =)
Endorser: Apoio: