370 likes | 504 Views
Budapeste. por Clóvis Ático clovis.atico@gmail.com. Clique p/ avançar. Fundada pelos romanos por volta de 89 aC, era chamada de Aquincum e ficava na margem direita do Danúbio , no local que viria a tornar-se Ôbuda (Velha Buda).
E N D
Budapeste por Clóvis Ático clovis.atico@gmail.com Clique p/ avançar
Fundada pelos romanos por volta de 89 aC, era chamada de Aquincum e ficava na margem direita do Danúbio, no local que viria a tornar-se Ôbuda (Velha Buda). De 106 dC até o século IV, Aquincum foi a capital da província romana da Panônia Inferior. Budapeste, localizada às margens do rio Danúbio, é a maior cidade e a capital da Hungria. Do outro lado do rio foi surgindo, ao longo do tempo, uma povoação que se chamaria Peste.
Por volta de 900 d.C., a região foi definitivamente ocupada por tribos magiares que, sob a liderança do chefe tribal Árpád, fundaram o Reino da Hungria. Com a queda do Império Romano Ocidental em 476 dC, sucessivas ondas migratórias cruzaram a Europa Central.
A área só foi reconquistada pelos Habsburgos (Sacro Império Romano-Germânico) em 1686. Em 1541 Buda e Peste caíram sob domínio do Império Otomano.
A Budapeste atual foi fundada em 17 de novembro de 1873 com a fusão das cidades de Buda e Ôbuda, na margem direita, com Peste, na margem esquerda do rio Danúbio. Em 1848 a Hungria tentou libertar-se do Império Austríaco, sendo duramente reprimida. Passou a gozar de autonomia a partir de 1867, compondo o Império Autro-Húngaro.
Basílica de Santo Estêvão (Szent István-bazilika) Em novembro de 1918, ao fim da Primeira Guerra Mundial, a Hungria tornou-se uma república independente. Em março de 1944 foi invadida pelas forças Nazistas... e ao fim da Segunda Guerra Mundial, tornou-se um estado comunista, sob influência de Moscou.
As primeiras eleições livres da história da Hungria só foram realizadas em 1990.
O Parlamento de Budapeste é o maior edifício da Hungria e o segundo maior parlamento na Europa. Os trabalhos foram iniciados em 1885 e concluídos em 1904. Sua construção foi concebida em 1880 através de concurso público...
Semelhante ao Palácio de Westminster, em Londres, o Parlamento Húngaro foi construído em estilo neo-gótico.
Tem 268 metros de comprimento por 123 metros de largura e sua monumental cúpula ergue-se até os 96 metros de altura.
A altura da cúpula de 96 metros é uma alusão a 1896, ano em que a Hungria comemorou um milênio de sua criação.
Parlamento Húngaro Seu interior inclui 10 pátios, 13 elevadores, 27 portões, 29 escadarias e 691 salas (incluindo mais de 200 escritórios).
A Sala da Cúpula do Parlamento, com 16 lados, tem 21 metros de largura e 27 metros de altura.
Seu arquiteto, Imre Steindl, ficou cego antes de poder ver sua obra concluída.
O majestoso teto da Sala da Cúpula.
Ponte das Cadeias (Széchenyi lánchíd ) Tem 375 metros de comprimento e um vão central de 202 metros. Sendo, na época de sua construção, uma das maiores pontes do mundo.
Foi construída entre 1839 e 1849 E é guardada, em cada lado, por dois enormes leões de pedra.
Está apoiada sobre dois pilares na forma de arcos triunfais, o que foi uma grande façanha da engenharia para a época.
Durante a Segunda Guerra Mundial ficou seriamente danificada e precisou ser reconstruída.
Bastião dos Pescadores (Halászbástya) Localizado na Colina do Castelo, foi construído em 1905
É composto de sete torres, representando as sete tribos Magiares que fundaram a Hungria.
Igreja de Matias (Mátyás templom)
Igreja de Matias (Mátyás templom) De acordo com a tradição, foi construída em 1015.
Tem o nome oficial de Igreja de Nossa Senhora. Matthias Corvinus ou Matias o justo (Mátyás király) Mas ficou conhecida popularmente como Igreja de Matias, em homenagem ao maior rei húngaro:
Em 1541, durante a ocupação turca, foi transformada em mesquita. Em 1723 foi praticamente destruída por um incêndio. Foi retomada pelos cristãos em 2 de setembro de 1681. E totalmente reconstruída em 1896.
Seus dois fabulosos candelabros foram levados, pelos turcos, para Hagia Sofia, em Istambul (Turquia).
erigido pelos cidadãos em agradecimento por terem sobrevividos à epidemia de peste de 1711 a 1714. Monumento à Santíssima Trindade...
Castelo Vajdahunyad (Vajdahunyad vára), construído entre 1896 e 1908,
cronista desconhecido que escreveu, por volta de 1200, a Gesta Hungarorum, manuscrito que relata a história primitiva da Hungria. Estátua do Anônimo...
Praça dos Heróis (Hősök tere)
tem, em seu pedestal, figuras representativas dos sete chefes tribais que fundaram a Hungria, liderados por Árpád. Também conhecida como Memorial do Milênio...
Sua construção iniciou-se em 1896 e só foi concluída em 1929.
Sobre uma coluna central está uma estátua do arcanjo Gabriel
Que tem, em sua mão direita a coroa de Santo Estêvão... e na mão esquerda a cruz dupla dos apóstolos
Fotografia e Edição:Clóvis Ático Música: Rapsódia Húngara nº 2 de Franz Liszt