680 likes | 1.04k Views
Cubismo. (1907-1914). O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914 , na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque . Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano.
E N D
Cubismo (1907-1914)
O cubismo é um movimento estético que ocorreu entre 1907 e 1914, na França, tendo como principais fundadores Pablo Picasso e Georges Braque. Tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando todas as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Representa simultaneamente e em forma tridimensional dos objetos. Centra-se na liberdade que o artista deve ter para decompor e recompor a realidade a parir de seus elementos geométricos.
Principais características: * geometrização das formas e volumes; * renúncia à perspectiva; * o claro-escuro perde sua função; * representação do volume colorido sobre superfícies planas; * sensação de pintura escultórica; * cores austeras, do branco ao negro passando pelo cinza, por um ocre apagado ou um castanho suave.
Futurismo (1909) Felipo Tommaso Marinetti
Movimento artístico e literário iniciado oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto:Futurista, do poeta italiano Filippo Marinetti (1876-1944). Rejeita o moralismo e o passado, exalta a violência e propõe um novo tipo de beleza, baseado na velocidade.Defende a destruição de museus e de cidades antigas. Agressivo e extravagante, encara a guerra como forma de higienizar o mundo.Rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Exaltavam a guerra e a violência.
A pintura foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a idéia de dinamismo – deformação e desmaterialização.Os objetos não se esgotam no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo.Procura-se neste estilo expressar o movimento real, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço.O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço.
MIGUEL WESTERBERG METRO DO ROSSIO LISBOA 2001
Gino Severini “Dança Branca”, 1911
Arquitetura Antonio San’t Elia
Expressionismo (1905-1930)
Corrente artística concentrada especialmente na Alemanha entre 1905 e 1930. O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento. Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais.
Principais características: * pesquisa no domínio psicológico; * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas; * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado; * pasta grossa, martelada, áspera; * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões; * preferência pelo patético, trágico e sombrio
Anita Malfatti “A Mulher de Cabelos Verdes” (1915–1916)
O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão. Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial.
O Dadaísmo é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação de pessimismo irônico e ingenuidade radical. Pelo ceticismo absoluto e improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim, sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
O poeta romenoTristan Tzara, dá uma receita, para fazer, um poema dadaísta: Pegue um jornal.Pegue a tesoura.Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.Recorte o artigo.Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.Agite suavemente.Tire em seguida cada pedaço um após o outro.Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco.O poema se parecerá com você.E ei-lo um escritor infinitamente original e de uma sensibilidade graciosa, ainda que incompreendido do público.