1 / 8

NTE – Ijuí 36ª CRE

NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA

vivi
Download Presentation

NTE – Ijuí 36ª CRE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. NTE – Ijuí 36ª CRE

  2. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a realização de Seminários voltados para a inclusão digital no sistema educacional, uma vez que a digitalização provocou uma reconfiguração nas relações de ensino e de aprendizagem. O atual contexto, voltado a cibercultura nos remete a repensarmos práticas pedagógicas envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema educacional. Os temas enfatizam questões relacionadas e interligadas no cotidiano das escolas, ao mesmo tempo em que contribui para a implementação do Programa Estruturante Sala de Aula Digital, propiciando a inclusão digital dos professores, cabendo a estes se sensibilizarem às exigências da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, compreendendo as maneiras como ela se efetiva, sentindo a necessidade da mediação da interlocução que transforma informação em saberes e com isso a mudança de paradigma, através do princípio educativo da pesquisa. OBJETIVO Oportunizar momentos de estudo, sensibilização, reflexão, troca de experiências e novas aprendizagens, associadas ao aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver, envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas pedagógicas das escolas.

  3. Como foi feita a sensibilização dos professores? • A sensibilização foi realizada a partir do inicio do ano letivo, onde foi intensificada a data e divulgado às escolas, juntamente com a • pré-programação do evento. O convite é realizado na reunião de diretores. • A programação do Seminário é realizada pela avaliação e sugestões enviadas pelos cursistas no evento anterior. A divulgação se faz através de folderes, imprensa, e-mail... • 2. Como a escola recebeu a proposta? • A proposta recebeu com satisfação e com certo entusiasmo, pois foi inicio de ano letivo e houve tempo para se organizarem e prever no calendário escolar. • 3. Quais os maiores problemas para a implementação do projeto? • ►Recursos financeiros para a realização do Seminário; • ►Nem todos os professores estão sensibilizados neste contexto das tecnologias digitais (TICs); • ►A validação da certificação para a avaliação no Plano de Carreira do magistério.

  4. 4. Quais as soluções que foram encontradas/construídas? ● Contatos e acordos com eventuais parcerias como a Universidade local/UNIJUI, EFA, entre outras como ACI, Banrisul, BB ... ● O envio do Projeto do Seminário com a intensão, objetivos, custos, parcerias à CATE e SE para a viabilização e apoio ao evento. ● O assumir do grupo de trabalho do NTE; ● A parceria dos professores. 5. O que poderá ser diferente na próxima vez? ♦ Divulgar a data do Seminário no final do ano Letivo para ser previsto no calendário escolar; 6. Qual o impacto dessa ação sobre a formação dos professores? ▪ A possibilidade do uso das TIC nas práticas de sala de aula; ▪ O compromisso do professor participante em dar retorno na escola e no próprio Seminário de sua aprendizagem na vivencia do evento; ▪ O desejo de querer mais.

  5. 7. Qual o impacto/resultado dessa ação na aprendizagem dos alunos? A metodologia proposta no Seminário traz resultado imediato na aprendizagem do aluno, pois o professor é solicitado a vivenciar na escola a prática adquirida nas oficinas. Essas vivencias valorizam o fazer pedagógico do professor participante e despertam o interesse de outros colegas a desenvolver e buscar ações práticas nessa área das tecnologias. 8. Quais perspectivas o grupo apresenta em relação ao desenvolvimento ou continuação do projeto/ação? Considerando a avaliação do Seminário, os cursistas possuem confiança no grupo organizador e do NTE. É de fundamental importância que se continue desenvolvendo o Seminário, as oficinas, relatos de experiências e temas significativos para o professor e a escola voltados ao uso das TIC.

More Related