1 / 29

Síntese Protéica

Síntese Protéica. Prof. Bermudes. DNA Ácido Desoxirribonucléico. Molécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos, e que contém a informação genética codificada .

vondra
Download Presentation

Síntese Protéica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Síntese Protéica Prof. Bermudes

  2. DNAÁcido Desoxirribonucléico

  3. Molécula longa, formada pela junção de um grande número de nucleotídeos, e que contém a informação genética codificada.

  4. EstruturaA molécula de DNA é constituída por uma seqüência de nucleotídeos, que por sua vez é formado por três diferentes tipos de moléculas: um açúcar (pentose),um grupo fosfato e uma base nitrogenada.A base nitrogenada pode ser classificada de Púrica e Pirimídica.1) Púrica – Adenina e Guanina2) Pirimidica – Timina e Citosina Elas se combinam da seguinte forma: Adenina – Timina e Citosina – Guanina. O DNA consiste de duas cadeias helicoidais de DNA, enroladas ao longo de um mesmo eixo, formando uma dupla hélice de sentido rotacional à direita.

  5. A dupla hélice é mantida unida por duas forças1) Por pontes de hidrogênio formadas pelas bases complementares. 2)Por interações hidrofóbicas, que forçam as bases a se "esconderem" dentro da dupla hélice.

  6. Duplicação do DNAReplicação do DNA é o processo de auto-duplicação do material genético mantendo assim o padrão de herança ao longo das gerações. A duplicação do Dna é explicada pela teoria semi- conservativa.Teoria semi-conservativaCada fita do DNA é duplicada formando uma fita híbrida, isto é, a fita velha pareia com a fita nova formando um novo DNA; de uma molécula de DNA formam-se duas outras iguais a ela. Cada DNA recém formado possui uma das cadeias da molécula mãe, por isso o nome semi-conservativa

  7. A molécula do DNA vai-se abrindo ao meio, por ação de uma enzima chamada DNA polimerase. Essa enzima quebra as ligações de pontes de hidrogênio existentes entre as duas bases nitrogenadas das cadeias complementares de nucleotídeos.Ao mesmo tempo que o DNA polimerase vai abrindo a molécula de DNA, outra enzima chamada DNA ligase vai ligando um grupo de nucleotídeos que se pareiam com os nucleotídeos da molécula mãe.

  8. Além da capacidade de duplicação o DNA também é responsável pela síntese de outro ácido nucléico muito importante para a célula: ÁCIDO RIBONUCLÉICO ou RNA. Da mesma forma que o DNA, o RNA também é uma molécula grande formada por várias partes menores chamadas nucleotídeos. Por isso diz-se que tanto DNA como RNA são polinucleotídeos.

  9. RNAÁCIDO RIBONUCLÉICO

  10. Atua como uma espécie de "cópia de trabalho", criada a partir do molde de DNA e utilizada na expressão da informação genética. A síntese de uma molécula de RNA a partir de um molde de DNA chama-se "TRANSCRIÇÃO"Nesta transcrição, modificações podem ocorrer sobre a molécula de RNA transcrita, convertendo-a de uma cópia fiel em uma cópia funcional do DNA.

  11. Estrutura do RNAEm relação ao DNA, 4 diferenças são importantes: 1) O RNA possui uracila no lugar da timina na seqüência de bases.

  12. 2)A pentose do RNA é a riboseO RNA é formado por uma fita única, com eventual pareamento de bases intracadeia. A molécula do RNA é muito menor que a do DNA.3)Existem 3 tipos de RNA, cada um com características estruturais e funcionais próprias:3.1)RNA Ribossômico Ou RNArÉ encontrado, em associação com várias proteínas diferentes, na estrutura dos ribossomos, as organelas responsáveis pela síntese protéicaCorresponde a até 80% do total de RNA da célula

  13. 3.2) RNA de TransferênciaOuRNATransportador, ou ainda RNAt;É a menor molécula dos 3 tipos de RNA; Está ligado de forma específica a cada um dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínasCorresponde a 15% do RNA total da célulaFazem extenso pareamento de bases intracadeia, e atua no posicionamento dos aminoácidos na seqüência prevista pelo códigogenético, no momento da síntese protéica.

  14. 3.3) RNA MensageiroCorresponde a apenas 5% do total de RNA da célula.Atua transportando a informação genética do núcleo da célula eucariótica ao citosol, onde ocorrerá a biossíntese protéica.É utilizado como molde nesta biossíntese.

  15. Síntese Protéica

  16. A síntese protéica envolve as seguintes etapas: Transcrição e Tradução TranscriçõesProcesso que ocorre no núcleo da célula, no qual a mensagem genética é passada do DNA para uma fita de mRNA, com auxílio da ação catalítica da enzima RNA polimerase. A informação do DNA é transcrita em uma seqüência codificada do mRNA, através do uso, com gabarito, de um filamento do DNA. Até hoje, o mecanismo de seleção do filamento apropriado ainda é desconhecido. O mRNA transcrito solta-se do modelo de DNA e desloca-se do núcleo para o citoplasma. Após o mRNA se desacoplar, as pontes de hidrogênio que haviam-se desfeitas voltam-se a ligar.

  17. TraduçãoA tradução é um processo que ocorre no citoplasma da célula, no qual a mensagem trazida pela fita de mRNA é traduzida em uma seqüência de aminoácidos. O processo de tradução envolve as seguintes etapas:1)Após terminada a transcrição do DNA, o RNAm sai do núcleo para o citoplasma, levando a seqüência de nucleotídeos que permitirá a formação das proteínas. 2)Todas as células contêm um conjunto de RNA, os RNA transportadores, que através da ligação de uma de suas extremidades a um códon (uma trinca de nucleotídeo na molécula de RNAm), permite o alinhamento dos aminoácidos de acordo com a seqüência de nucleotídeos do RNAm.3)Um RNAt é responsável pelo transporte de um dos vinte aminoácidos utilizados na síntese de proteínas. Cada um dos aminoácidos tem pelo menos um tipo de RNAt a ele designado, e outros têm vários RNAt

  18. Cada tipo de aminoácido é especificado quando uma trinca de nucleotídeo na molécula (códon) de RNAm pareia com a seqüência de 3 nucleotídeos complementares do anti-códon de um RNAt.Como existe mais do que um RNAt para cada aminoácido, ou que os aminoácidos podem ser representados por mais de um códon, dizemos que ocorreu degenerescência do código genético.

  19. O Papel dos RibossomosPara assegurar que a síntese de proteínas ocorra de forma precisa, é necessário um complexo aparato catalítico.Os ribossomos são as estruturas responsáveis para que a extremidade crescente de uma cadeia polipeptídica seja mantida em sincronia com a molécula de RNAt, e que cada códon do RNAm se encaixe precisamente com o anticódon de uma molécula de RNAt.Durante a fase de iniciação da síntese de proteína, as duas subunidades do ribossomo se deslocam até o ponto exato de RNAm onde a cadeia polipeptídica será iniciada.É importante lembrar que os ribossomos deslocam ao longo de uma molécula de RNAm.

  20. Depois que o processo de tradução termina, a proteína tem que ser liberada do ribossomo.Uma vez liberado o polipeptídeo, o ribossomo se separa do RNAt e RNAm e se dissocia nas suas subunidades 60S e 40S, podendo montar-se em outra molécula de RNAm para começar uma nova síntese de proteína.Nas células eucarióticas, a membrana nuclear mantém os processos de transcrição e de síntese de proteína separados. Entretanto, em células procarióticas, pela falta de membrana nuclear, o RNA fica acessível aos ribossomos assim que são sintetizados.

More Related