1 / 4

IPÊ VERDE

IPÊ VERDE. Cybistax antisyphilitica Família: BIGNONIACEAE Nome popular: Ipê verde, caroba-de-flor-verde. CARACTERÍSTICAS GERAIS

walden
Download Presentation

IPÊ VERDE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. IPÊ VERDE Cybistax antisyphilitica Família:BIGNONIACEAE Nome popular: Ipê verde, caroba-de-flor-verde. CARACTERÍSTICAS GERAIS É uma árvore de 6 a 12m de altura e com tronco não muito grosso quando adulta. Sua casca é bastante grossa, fissurada e de cor escura em indivíduos mais velhos, e acinzentada e fina quando ainda é jovem. As folhas são compostas, de consistência fina e brilhosa, com os folíolos distribuídos como se fossem os dedos de uma mão. As flores são totalmente verdes e em forma tubular. Os frutos são semelhantes a vagens e quando estão maduros expõem suas sementes ao vento. Essas são leves, brancas e aladas. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, ocorre em quase todo o país, com frequência no bioma Cerrado, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. USOS POPULARES E CURIOSIDADES Ela é leve, pouco resistente e apodrece com facilidade em ambientes úmidos e em contato com o solo. Mesmo assim, pode ser aproveitada para carpintaria. Pode ser utilizada em plantios heterogêneos para recuperação de áreas degradadas, áreas de preservação permanentes ou no paisagismo em geral é usada na medicina popular para fins terapêuticos como anti-sifilítica, anti-inflamatória, depurativa do sangue, dentre outros. Floração: Dezembro a Março. Frutificação: Maio a Outubro.

  2. IPÊ AMARELO DO CERRADO Handroanthus chrysotrichus Família:BIGNONIACEAE Nome popular: Ipê amarelo do cerrado, Ipê cascudo, Ipê do morro CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de médio porte, 4 a 8 metros de altura, em geral com tronco tortuoso e de casca grossa. Folhas digitadas com cinco folíolos, mais duros e coriáceos. As flores são amarelas em cachos. Vagem bipartida de 20 cm, marrom claro e coberta de pelos, que se abre liberando sementes com asa transparente. Germinação fácil, desenvolvimento rápido. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS Originária do Brasil, é mais característica de região do Cerrado, porém comum em campos abertos também em outras regiões como, principalmente, na vegetação secundária de encostas da Floresta Atlântica USOS POPULARES E CURIOSIDADES Usada em paisagismo urbano, preferida pela precocidade da floração e pelo porte não tão alto. Floração: De Agosto a Novembro. Frutificação: De Setembro a Outubro.

  3. IPÊ-ROXO-DE-SETE-FOLHAS Handroanthus heptaphyllus Família:BIGNONIACEAE Nome popular: Ipê-roxo-de-sete-folhas, pau-d’arco-roxo.  CARACTERÍSTICAS GERAIS Árvore de 10 a 20 m de altura. O tronco que pode chegar a 1,50 m de diâmetro é geralmente cilíndrico e reto. A casca é grossa e bastante fissurada. As folhas são compostas, e os folíolos (5 a 7) de margem serrilhada ficam distribuídos tal como os dedos de uma mão. Esses folíolos são completamente lisos e de consistência fina. As flores ficam agrupadas na forma de uma bola. Elas são roxas (raramente cor de rosa) com o centro amarelado e muito vistosas. Os frutos são semelhantes a uma vagem e quando estão maduros secam naturalmente, expondo suas sementes ao vento. As sementes são aladas e facilmente carregadas pelo vento para longe da árvore-mãe. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS No Brasil essa espécie de ipê pode ser encontrada nos Estados da BA, MT, GO, MG, ES, SP, RJ, PR, SC e RS. Pertence ao Cerrado e a Mata Atlântica e é uma árvore nativa, mas não endêmica do nosso país. USOS POPULARES E CURIOSIDADES É considerada “madeira-de-lei”, muito resistente e uma das melhores da nossa flora para uso na construção civil e naval, o que o expõe ao perigo da extinção. Possui propriedades medicinais, onde a casca é utilizada como cicatrizante e contra inflamações, tumores, alergias e sarna.  E também contra diabetes e até malária. Floração: De Junho a Setembro. Frutificação: De Setembro a Novembro.

  4. IPÊ-ROSA Handroanthus impetiginosus Família: BIGNONIACEAE Nome popular: Ipê rosa, pau-d'arco, ipê e ipê-roxo. CARACTERÍSTICAS GERAIS É uma árvore de 8 a 30m de altura com tronco que pode chegar a quase um metro de diâmetro. O tronco é cilíndrico e reto, com a casca grossa, escura e bastante fissurada. As folhas são compostas e possuem 5 folíolos de consistência grossa, cheios de pelos (tricomas), distribuídos como os dedos da nossa mão. As inflorescências são como bolas formadas por muitas flores que variam da cor rosa a roxa com o miolo amarelado. Os frutos são semelhantes a vagens, e quando estão secos se abrem e expõem suas sementes aladas que podem ser dispersas a longas distâncias pelo vento. OBSERVAÇÕES ECOLÓGICAS E OCORRÊNCIAS O ipê-rosa é uma espécie nativa do Brasil, porém não endêmica. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal USOS POPULARES E CURIOSIDADES A madeira apresenta boa durabilidade e resistência contra organismos que dela se alimentam (xilófagos), sendo difícil de serrar ou pregar. Utilizada na construção civil, currais, acabamentos internos, instrumentos musicais e bolas de boliche. A árvore é muito usada em arborização urbana no sudeste e centro-oeste do Brasil. Da casca, são extraídos os ácidos tânicos e lapáchico, sais alcalinos e corante que é usado para tingir algodão e seda. Utilizado na medicina popular no combate de câncer e inflamações; o extrato da entre casca é depurativo e bactericida. Floração:. De Maio a Setembro. Frutificação: De Julho a Novembro.

More Related