230 likes | 547 Views
Danças. Dança Afro-brasileira, é a dança com características africanas, trazida com os escravos negros do continente africano. Foi mesclada com danças e costumes indígenas e europeus em terras brasileiras.
E N D
Dança Afro-brasileira, é a dança com características africanas, trazida com os escravos negros do continente africano. Foi mesclada com danças e costumes indígenas e europeus em terras brasileiras.
A dança afro-brasileira é, ao mesmo tempo, rústica, agressiva, fervorosa e expressiva. Seu método esta estruturado sobre o próprio corpo humano, na sua movimentação natural e espontânea. As possibilidades do corpo são infinitas. Porém, existem Padrões básicos que Determinam os estilos de ação corporal.
Nas danças religiosas, cada orixá (divindade africana) é convocado ou homenageado através de ritmos e movimentos próprios e característicos. As danças profanas ocorriam nos momentos de festas nas senzalas e eram, entre outras, o Zambê, o Lundu, o Jongo e o Samba.
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira.
As danças ocorriam em determinadas situações e eram, entre outras, o Zambê, o Jongo, o Samba, Samba de Gafieira, Samba de roda, Capoeira , Maracatu, O Maculelê. Mas hoje as danças brasileiras com influência africana é praticada por qualquer Pessoa de qualquer classe social.
Vale ressaltar que a dança afro-brasileira, não possui respaldo técnico definido, nem escola formadora ou disciplinadora, como o “Ballet clássico”, que segue o modelo Russo. A dança afro-brasileira caracteriza-se pela descontração e espontaneidade pessoal do praticante, sem compromisso com técnica ou estilo e sim com o sentimento que o move.
Entre as danças Afro-brasileiras podemos citar as seguintes:
O Samba de Roda
O Samba de Gafieira
Com o nome de Maculelê existe em Santo Amaro na Bahia, um jogo de bastões (que medem aproximadamente 30cm), remanescentes dos antigos cucumbis. No final de cada estrofe da música (pré-estabelecida), se cruzavam dois a dois. As batidas não cobrem apenas os intervalos do canto, dão mais do que as caixas e os pequenos atabaques, o ritmo das batidas é fundamental aos meneios do corpo com que se executa o jogo. O Maculelê nada mais é do que uma dança de guerra, ao ritmo dos atabaques, onde usa-se bastões e facões, além de cantorias que expressam o espirito de luta dos oprimidos negros. Um pouco mais do Maculelê
E Agora, algumas imagens aleatórias
Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal - Facimed Ednilza Maria do Nascimento Elinton Dultra de Oliveira Fernanda da Silva Leite Kawani Martins Benigno Willian Gomack Prof.ª Vanize Adriana Danças Afro-brasileiras - História e Cultura Afro-brasileira