1 / 14

As Bem-aventuranças II

As Bem-aventuranças II. Caríssimos,

yahto
Download Presentation

As Bem-aventuranças II

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. As Bem-aventuranças II

  2. Caríssimos, O Sermão da Montanha ocupa integralmente os caps. 5, 6 e 7 de São Mateus. Trata-se do primeiro dos cinco grandes discursos de Jesus. Compreende uma considerável parte dos ensinamentos do Senhor. As Bem-aventuranças (5,3-12), constituem como que o pórtico do Sermão da Montanha. Meditemos. Carinhosamente, Graziela

  3. 1 – Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. “Mais que a condição social de pobre, expressa a atitude religiosa de indigência e de humildade diante de Deus: é pobre o que dá-se a Deus sem considerar méritos próprios e confia só na misericórdia divina para ser salvo.”

  4. 2 – Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. “Chama aqui bem-aventurados Nosso Senhor todos os que estão aflitos por causa e, de modo particular, aqueles que estão verdadeiramente arrependidos dos seus pecados, ou aflitos pelas ofensas que outros fazem a Deus, e que levam o seu sofrimento com amor e desejos de reparação.”

  5. 3 – Bem-aventurados os mansos, porque eles possuirão a terra. “Mansos: quer dizer, os que sofrem com paciência as perseguições injustas; os que nas adversidades mantêm o ânimo sereno, humilde e firme, e não se deixam levar pela ira ou pelo abatimento.”

  6. 4 – Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. “Chama-se justo a quem se esforça sinceramente por cumprir a Vontade de Deus, que se manifesta nos mandamentos, nos deveres de estado e na união da alma com Deus.”

  7. 5 – Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. “A misericórdia não consiste apenas em dar esmolas aos pobres, mas também em compreender os defeitos que possam ter os outros, desculpá-los, ajudá-los a superá-los e amá-los mesmo com os defeitos que tenham. Também faz parte da misericórdia alegrar-se e sofrer com as alegrias e dores alheias.”

  8. 6 – Bem-aventurados os puros de coração porque eles verão a Deus. “A doutrina de Cristo ensina que a raiz da qualidade dos atos humanos está no coração, quer dizer, no interior do homem, no fundo do seu espírito. A pureza de coração é um dom de Deus, que se manifesta na capacidade de amar, no olhar reto e puro para tudo o que é nobre.”

  9. 7 – Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. “A paz com Deus é a causa e o cume de toda a paz. Será vã e enganadora qualquer paz no mundo que não se baseie nessa paz divina.”

  10. 8 – Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. “Bem-aventurados os que sofrem perseguições por ser santos ou pelo seu empenho em ser santos. Portanto, é bem-aventurado o que sofre perseguição por ser fiel a Jesus Cristo, e a suporta não só com paciência mas com alegria. O cristão que é fiel à doutrina de Jesus Cristo é de fato também um ‘mártir’.”

  11. 9 – Bem-aventurados sois, quando vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por causa de mim. “A perseguição de fora, a que os homens movem contra os discípulos de Cristo, acompanhará a estes em muitas ocasiões enquanto combatem em silêncio as batalhas da alma. É marca de autenticidade cristã das pessoas e das obras.”

  12. 10 - Alegrai-vos e regozijai-vos, porque será grande a vossa recompensa nos céus. “O discípulo de Cristo que for perseguido compreenderá que esta provação é sinal de felicidade e fonte de bens, porque encerra promessas de vida eterna. E enfrentará tudo o que Deus quiser e permitir com visão sobrenatural, fortaleza e serenidade. A vida cristã não é, pois, tarefa fácil, mas vale a pena pela plenitude de vida que o Filho de Deus promete.”

  13. “Cada cristão há de lutar pela sua santificação pessoal, mas também pela santificação dos outros. Jesus ensina-o com as imagens expressivas do sal e da luz.” Maria, Mãe de Jesus e nossa, interceda por nós junto a seu Filho, a fim de que possamos seguir esse programa de vida cristã que nos foi dado por Jesus, para a nossa santificação. Amém

  14. Texto – Bíblia Sagrada – Santos Evangelhos. Edições Theologica – Braga Bem-aventuranças – José Orlandis Imagens – Pessoais da Terra Santa e Google Música – Bem-aventuranças – Cantores de Deus Formatação - Graziela Site – www.tesouroescondido.com e www.blog.tesouroescondido.com Para receber novos pps, envie e-mail para: – meditacaosextafeira@gmail.com

More Related