1 / 17

Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor

Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor. Prof.ª Franciele Braz 2ª série E.M. Questionamentos iniciais:.

yule
Download Presentation

Colégio Franciscano Santíssima Trindade Aula: Transmissão de Calor

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Colégio Franciscano Santíssima TrindadeAula: Transmissão de Calor Prof.ª Franciele Braz 2ª série E.M.

  2. Questionamentos iniciais: • Quando colocamos uma colher de metal dentro da água fervendo em uma panela e seguramos a ponta do cabo, notamos que esta extremidade torna-se cada vez mais quente, podendo até queimar nossa mão.Isto, apesar da mão estar distante da água fervendo.Por que a mão queima se não está em contato com a água?

  3. Resposta: • Isso ocorre, pois o calor da água quente é transmitido à colher e essa, transmite seu calor a nossa mão, através do processo denominado CONDUÇÃO.

  4. Ocorrem outros processos ao aquecer água em uma panela, na chama de um fogão? Resposta: Sim. A transmissão de calor da chama para a panela chama-se IRRADIAÇÃO. O aquecimento da água ocorre por CONVECÇÃO.

  5. Considerando o fato da 1ª questão, mas com uma colher de madeira, a mão não queimará com a mesma rapidez. Explique. Resposta: O metal possui maior CONDUTIVIDADE TÉRMICA que a madeira.

  6. Você já viu um pássaro no inverno? Ele eriça suas penas e procura se encolher ao máximo. Por que ele faz isso? Resposta: Para permitir a entrada de ar entre suas penas, pois o ar é um bom isolante térmico assim, o pássaro não perderá calor para o ambiente.

  7. Entendendo melhor cada processo... • CONDUÇÃO: É o processo de transmissão de calor em que a energia térmica passa de um local para o outro através das partículas do meio que os separa. Na condução, a passagem da energia térmica de uma região para outra se faz da seguinte maneira: na região de maior temperatura, as partículas estão com maior energia, vibrando com maior intensidade; assim, estas partículas transmitem energia para as partículas vizinhas, com menos energia, que passa a vibrar com intensidade maior; estas, por sua vez, transmitem energia térmica para as seguintes, e assim sucessivamente.

  8. Notemos que, se não existissem as partículas constituintes do meio, não haveria a condução de calor. Portanto: A condução de calor é um processo que exige a presença de um meio material para a sua realização, não podendo ocorrer no vácuo (local isento de partículas).

  9. Exemplos de condução térmica: • Café quente que aquece a xícara; • Ferro elétrico aquecendo a roupa;

  10. CONVECÇÃO: A convecção se constitui de movimentos de massas fluidas, que trocam de posição. Onde: o ar quente e menos denso sobe e o ar frio e mais denso, desce. Assim, podemos afirmar que a convecção somente ocorre nos fluidos (líquidos, gases e vapores), não podendo ocorrer nos sólidos e no vácuo.

  11. Exemplos de convecção: • Aparelho de ar-condicionado e aquecedor elétrico (local de instalação); • Geladeiras domésticas; • Água aquecida em uma chaleira;

  12. Brisas litorâneas: Na praia, a areia, tendo calor específico muito menor que o da água, aquece-se mais rapidamente que a água durante o dia e resfria-se mais rapidamente durante a noite. Sendo assim, temos: DURANTE O DIA: O ar próximo da areia fica mais quente que o restante e sobe, dando lugar a uma corrente de ar da água para a terra. o vento que, durante o dia, sopra do mar para a terra. Durante o dia, as brisas sopram do mar para a terra.

  13. DURANTE A NOITE: O ar próximo da superfície da água resfria-se menos que o restante. Com isso, ele fica mais quente que o restante e sobe, dando lugar a uma corrente de ar da terra para a água. É o vento que, durante a noite, sopra da terra para o mar. Durante a noite, as brisas sopram da terra para o mar

  14. IRRADIAÇÃO: É o processo de transmissão de calor por meio de ondas eletromagnéticas (ondas de calor). A energia emitida por um corpo (energia radiante) propaga-se até o outro, através do espaço que os separa. Sendo uma transmissão de calor feita por ondas eletromagnéticas, a radiação não exige a presença do meio material para ocorrer, isto é, a radiação ocorre no vácuo e também em meios materiais.

  15. Exemplos de irradiação • Garrafa térmica; • Estufa.

  16. Efeito estufa • O efeito estufa em nosso planeta, é prejudicial à vida? NÃO! Assista ao vídeo produzido pelo Inpe, sobre o “efeito estufa” e compreenda melhor esse fenômeno. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9065/02_o_efeito_estufa/02_o_efeito_estufa.html • Como vimos, o efeito estufa não é prejudicial à vida no planeta, mas sim, essencial para que ela se mantenha.

  17. Aquecimento global e seus efeitos • Os cientistas vêm nos alertando quanto as mudanças climáticas e suas consequências. Para compreender essa situação, assista aos vídeos: “aquecimento global” e “impactos no Brasil e no mundo”, também produzidos pelo Inpe. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9192/07_observacoes_do_aquecimento_global/07_observacoes_do_aquecimento_global.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9220/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo/11_impactos_no_brasil_e_no_mundo.html

More Related