1 / 11

LC 9 DECEMBER 3, 2011

Escola Bíblica. LC 9 DECEMBER 3, 2011. Deus é o dono de tudo. O homem foi criado para ser um mordormo. O mordomo é administrador, não dono. Deus Desenvolve o caráter, a fim de capacitar para a tarefa. Quanto mais Deus nos dá, mais responsáveis Ele espera que sejamos. Conteúdo.

Download Presentation

LC 9 DECEMBER 3, 2011

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Escola Bíblica LC 9 DECEMBER 3, 2011

  2. Deus é o dono de tudo. O homem foi criado para ser um mordormo. O mordomo é administrador, não dono. Deus Desenvolve o caráter, a fim de capacitar para a tarefa Quanto mais Deus nos dá, mais responsáveis Ele espera que sejamos. Conteúdo Base Bíblica: I Pedro 2.11-12 Objetivo da lição

  3. Introdução Em 17 das 40 parábolas, o princípio da mordomia é ensinado pelo Senhor Jesus. Isso sighnifica que tempo, engergia, inteligência, oportunidades, relacionamentos e recursos, são dádivas de Deus. Cabe a nós cuidar e administrar, fazendo tudo para a Sua glória. Como Seus disípulos, Deus usa vida de cada um de nós para realizar coisas significativas para o Seu Reino. Estes são alguns princípios dos quais não podemos esquecer.

  4. Deus é o dono de tudo (SI 24.1) Tudo o que vemos e tocamos pretence a Deus. Nós nunca realmente possuímos qualquer coisa durante a vida. Deus nos ``empresta´´ tudo que é Dele, enquanto estamos aqui. Tudo que existe já era propriedade de Deus antes que você nescesse (1Cr 29.11-14). ``Porque nada temos trazido para o mundo, nem cousa algumas podemos levar dele´´ (1Tm 6.7).

  5. O Homem foi criado para ser um mordomo (Gn 1.27-28; 2.15) Quando Deus criou Adão e Eva, confiou a eles os cuidados de Sua criação e os nomeou mordomos de Sua propriedade. O primeiro serviço que Deus deu ao homen foi cuidar das coisas Dele na Terra, e dassa função, jamais foi exonerado. Assim como alguns animais correm, outros saltam, alguns escavam e outros voam, você foi chamado por Deus para ser um discípulo-mordomo.

  6. O mordomo é administrador, não dono (1Co 4.2) Imagine que um amigo lhe empresta uma casa de veraneio. Então diz, ``sinta-se á vontade´´. Sua família e você vão utilizar todos as dependências, além dos utensílios da casa, mas, ela não pretence a vocês, por isso, tomarão o maior cuidado com tudo da casa. É assim que acontece com a nossa vida. O mordomo recebe a confiança do seu Senhor, e o que se exige dele? Que seja fiel a seu Senhor.

  7. Deus desenvolve o caráter, a fim de capacitor para a tarefa - (Mc 3.14) Na parabola dos talentos, o texto nos informa que o senhor distribuiu os talentos ``a cada um Segundo a sua própia cadacidade´´ (Mt 25.15). Esta palavra ``capacidade´´ é a tradução de dynamis, que significa ``poder para realizar´´. Isto nos que o discípulo-mordomo tem a qualidade necessária para cumprir a sua tarefa. Não sabemos o que Deus usa para medir a capacidade de cada um. Pode ser que Deus observe a nossa fidelidade, honestidade, emoções, maturidade, conhecimento, amor, fé, esperança, etc. Só sabemos que Ele nos conhece, por isso podemos ter certeza de que temos a capacidade para realizar a tarefa que Ele nos está confiando.

  8. Quanto mais Deus nos dá, mais responsáveis, Ele espera que sejamos - (Mt 25.14-22) Na parabola dos talentos, um homem de negócios confiou sua riqueza aos cuidados dos servos, enquanto estava fora. Quando retornou, avaliou a responsabilidade de cada servo e recompensou a cada um conforme a fidelidade e disposição. Moralmente, o cristão é chamado á santidade, de e dinamicamente ele é chamado para ser discípulo-mordomo. Isso significa que tudo o que você faz, mesmo uma simples tarefa diária, tem implicações eternas. Por isso, se você não estiver disposto a ser fiel no pouco, Deus não lhe dará uma tarefa maior. Pensar que você nada pode fazer no Reino de Deus é quase tão arrogante quanto pensar que pode fazer tudo. Se você for um discípulo-mordomo fiel ao Senhor, Deus promete três recompensas na eternidade (Mt 25.21).

  9. Voce receberá o reconhecimento de Deus.``Muito bem, servo bom e fiel´´. • Você receberá uma promoção e uma responsabilidade maior na eternidade: ``Foste fiel no pouco, sobre o muinto te colocarei´´. • Você sera honrado em uma comemoração: ``entra no gozo do Teu Senhor´´. Jesus disse: ``Se alguém me servir, o Pai o honrará´´ (Jo 12.26).

  10. Conclusão Todo aquele que foi reconciliado com Deus, também foi chamado por Ele para ser um discípulo-mordomo. Na contramão do mundo, Jesus ensina a Seus discípulos que a grandeza de um homem não é medida pela quantidade de pessoas que o serve, mas, pela quantidade de pessoas a quem ele serve. No reino de Deus quem serve é maior do que aquele que está á mesa. Lembre-se:A sua salvação compete a Deus, mas o serviço de Deus compete a você!

  11. Próxima Lição! Próxima lição: Discípulo, um peregrino

More Related