120 likes | 214 Views
INTERNATIONAL STANDARD BOOK NUMBER. ISBN. EQUIPE. Carla Carolina Marina Moreira Phillipe D. Camargo Thiago Glober. HISTÓRIA. Criado em 1967 por editores ingleses; O ficializado em 1972, como norma internacional pela International Organization for Standartization - ISO 2108 – 1972;
E N D
EQUIPE • Carla Carolina • Marina Moreira • Phillipe D. Camargo • Thiago Glober
HISTÓRIA Criado em 1967 por editores ingleses; Oficializado em 1972, como norma internacional pela InternationalOrganizationfor Standartization- ISO 2108 – 1972; Desde 1978, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.
FUNÇÃO O ISBN - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a Editora, individualizando-os inclusive por edição; Pequeno identificador, claro e potencialmente legível através de leitura automatizada; Vital importância na gestão da informação.
PUBLICAÇÕES QUE RECEBEM ISBN Compete a Agência Internacional coordenar e supervisionar a nível mundial o sistema ISBN, sendo exemplos de publicações que o recebem: Agendas com texto de grande predominância (muito mais texto/conteúdo do que espaço para anotações, que tem que ser ínfimo); Seminários, encontros, etc.; Artigos de uma publicação em série específica (não a publicação em série na sua totalidade);
PUBLICAÇÕES QUE RECEBEM ISBN Aulas e cursos em vídeo somente se forem educacionais e comercializados (enviar o material para análise da Agência); Boletim (que não tenha periodicidade); Capítulos individuais separados e disponibilizados pelo editor; Catálogos de exposição; Diário de bordo vinculado estritamente a projetos educacionais – ensino fundamental;
ESTRUTURA DO ISBN A partir do dia 1 de Janeiro de 2007, as agências nacionais do ISBN fornecerão apenas ISBN de 13 dígitos, compostos pelos seguintes elementos: O prefixo; O identificador do grupo de registro; O identificador do responsável pelo registro (o editor); O elemento de edição; O dígito de controle.
LOCALIZAÇÃO PUBLICAÇÕES IMPRESSAS: No verso da página de rosto; No pé de página da folha de rosto, se não há espaço para tal no verso; Na secção inferior da contracapa; Na parte inferior da sobrecapa, ou qualquer outra cobertura, ou invólucro.
LOCALIZAÇÃO PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS: No local onde o título surge em primeiro lugar (discos compactos, publicações eletrônicas), ou na janela que exibe o título (ou equivalente, isto é, a primeira imagem onde há acesso ao conteúdo e a tela com a informação sobre a autoria); No caso dos filmes, vídeos e transparências de caráter educativo ou formativo, o ISBN deve aparecer no local onde figura a autoria do trabalho (genérico).
CÓDIGO DE BARRAS Codificado como um código de barras EAN de 13 dígitos; Identificador internacional compatível com o sistema mundial do código de barras; ISO/IEC 15420.
VANTAGENS O ISBN é legível pelas máquinas através do código de máquinas EAN.UCC, de 13 dígitos: é um processo rápido e evita erros. A gestão de direitos é executada, sobretudo, com base no ISBN. A informação sobre os livros disponíveis pode ser encontrada com facilidade, etc.
OBRIGADO FESPR 2011