100 likes | 220 Views
Bandeira Olímpica. Julia F. – 4º b . Olimpíadas de Beijing. Esgrima. Ano que foi criada e inaugarada.
E N D
Bandeira Olímpica Julia F. – 4º b
Ano que foi criada e inaugarada Com a ajuda de Pierre de Coubertin, o idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna, a esgrima entrou no programa das primeiras Olimpíadas, em 1896, na Grécia, mesmo antes que fosse organizada uma federação da modalidade, o que só viria a acontecer em novembro de 1913. Desde então, é reconhecido como um dos esportes mais tradicionais da competição.
História A história da esgrima tem uma origem de, pelo menos, três mil anos. Vários tipos de esgrima foram praticados nas antigas Olimpíadas e nos importantes Jogos Ístmicos. Houve, inclusive, escolas em que se cultivava o uso da espada, chamadas Hopleomades. Mais tarde, na Idade Média, encontra-se as bases do esporte como é conhecido atualmente. Por volta do século 12, a esgrima conseguiu um lugar importante entre os demais meios de defesa. Posteriormente, na Espanha, foi inventada uma espada mais leve - o florete -, que deu origem a uma nova forma de luta e, como conseqüência, à elaboração de novas regras.
A arte passou depois para a Itália, onde alcançou notável desenvolvimento - sobretudo na afamada Escola Napolitana -, e, dali, alcançou a França, onde foi melhorada ainda mais, chegando a elegância que caracteriza a escola francesa.
Os materiais As máscaras utilizadas pelos esgrimistas apareceram no século 18. Um pouco antes, o Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou em 1860 a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos dias de hoje. Um ano depois, nos Estados Unidos, o Graeme Harmond transformou a esgrima em esporte de competição. A espada só entrou no programa oficial olímpico a partir de 1900. Desde então, italianos, russos, húngaros e franceses dominam o esporte em Olimpíadas em provas masculinas. Em 1924, em Paris, surgiu a primeira competição feminina, de florete.
Como se Joga Na esgrima vale tocar com a ponta da arma apenas no tronco do adversário (frente e costas) e na região ventral. Na espada vale tocar com a ponta da arma em qualquer parte do corpo. No sabre vale tocar com a ponta e com o corte ou contra-corte da lâmina da arma. A região que deve ser atingida fica da cintura para cima, incluindo braços e excluindo as mãos.
Aonde se Joga Joga-se sobre uma pista metálica de 14 metros de comprimento por 1,5 a 2 metros de largura.