1 / 4

“ Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV) ”

“ Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV) ”.

aracely
Download Presentation

“ Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV) ”

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. “Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa(TIV)” Não pretendemos esgotar o tema, mas fornecer uma visão geral sobre a TIV em formato ilustrado. Estamos a disposição para responder questionamentos e agradecemos o envio de comentários para o e-mail: denisecd@unioeste.br Esperamos que o material aqui disponibilizado seja proveitoso para o aprendizado da TIV assim como para incrementar programas de educação continuada. Todos os direitos são reservados, podendo, contudo, ser livremente revisto, resumido e traduzido, em partes ou no todo, desde que seja citada a fonte e não seja para venda ou fins comerciais. Profa. Dra. Denise Costa Dias Coordenadora do Projeto

  2. Apresentação • 1) Introdução à Terapia Intravenosa, • 2)Tipos de dispositivos intravenosos, • 3) Punção venosa, • 4)Coleta de sangue para exames laboratoriais, • 5) Administração de medicamentos por via intravenosa, • 6) Preparo e administração de soro, • 7) Dispositivo totalmente implantável e cuidados de enfermagem • 8) Infusão de sangue e Hemoderivados.

  3. No primeiro módulo introduzimos a terapia intravenosa, mencionamos as principais soluções intravenosas utilizadas e discorremos sobre as complicações da terapia intravenosa. Consideramos importante colocar as complicações já na introdução para que os alunos percebam as possibilidades de iatrogenia relacionadas a esta terapia. No segundo módulo abordamos os materiais utilizados levando em consideração que a escolha dos materiais e equipamentos esta relacionada à finalidade e ao tempo previsto para uso de um vaso sanguíneo, podem influenciar também no tipo de vaso e sua localização, assim como o processo de fixação. No terceiro módulo, sobre punção venosa, iniciamos destacando a importância da lavagem de mãos antes de iniciar o procedimento, descrevemos o procedimento ilustrando passo a passo. E salientamos a importância de desinfecção do garrote para evitar a infecção cruzada, o que não é realizado com freqüência em nossa realidade, mas deveria ser introduzido nas unidades como rotina. No quarto módulo, Coleta de sangue para exames laboratoriais, mencionamos a possibilidade de coleta tanto com seringa e agulha como com sistema à vácuo, e descrevemos e ilustramos o procedimento com o sistema a vácuo passo a passo. No quinto módulo, Administração de medicamentos por via intravenosa, mencionamos os tipos de terapia infusional e ilustramos o procedimento de administração de medicamentos intravenosos em bolus e em infusão lenta, tecemos considerações sobre o tempo de administração e sobre a heparinização de cateteres. No sexto módulo, Preparo e administração de soro, descrevemos o procedimento passo a passo, mostrando como calcular o gotejamento do soro, fatores que podem alterar o fluxo, mencionamos a possibilidade de uso de dispositivos eletrônicos para o controle do fluxo e ilustramos a confecção de escala de soro que é um recurso visual para o controle do fluxo. No sétimo módulo, Dispositivo totalmente implantável (portacath) e cuidados de enfermagem, a implantação deste dispositivo é procedimento médico tipo pequena cirurgia, no entanto sua manipulação é realizada pela equipe de enfermagem através de punção percutânea. Este dispositivo é mais utilizado para quimioterapia, no entanto; em hospitais gerais internam alguns pacientes que utilizam este dispositivo, e daí a importância de orientarmos os alunos sobre os procedimentos relacionados. No oitavo e último módulo, Infusão de sangue e Hemoderivados, apresentamos esquematicamente os produtos hemoderivados e detalhamos os cuidados de enfermagem relacionados aos procedimentos hemoterápicos. Em todos os módulos procuramos utilizar linguagem simplificada e ilustrar o máximo possível.

  4. Agradecimentos • Às colegas Lili Marlene Hoffstatter, Lorena Moraes Goeten Gemelli, Ariana Rodrigues Silva Carvalho e Anair Lazzari Nicola que foram colaboradoras no projeto de pesquisa intitulado “Programa Educacional Computadorizado para Nortear Intervenções de Enfermagem relacionadas à Terapia Intravenosa” e colaboraram na coleta de dados e avaliação do material que culminou nas apresentações aqui publicadas. • À Aline de Oliveira Brotto, bolsista de iniciação científica que participou de projeto de pesquisa coletando dados para compor um banco de dados sobre terapia intravenosa. • Aos pacientes e alunos de graduação em enfermagem que colaboraram para realização das fotografias.

More Related