1 / 30

MARIO BOTTA

MARIO BOTTA.

bobby
Download Presentation

MARIO BOTTA

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MARIO BOTTA

  2. Mario Botta nasceu em 1° de abril de 1943 em Mendrísio, Suíça. Foi discípulo de Le Corbusier e Louis Kahn. É um dos mais importantes arquitetos da chamada escola do Ticino. O amplo trabalho realizado por este arquiteto e a diversidade dos projetos executados fazem de Mario Botta uma das figuras de maior renome internacional da arquitetura centro-européia contemporânea.

  3. Linhas marcadas que resultam os perfis de uma forma que se recorta na natureza. Superfícies apenas esculpidas por geometrias regulares que restituem o reflexo da luz num jogo de vibrações luminosas; a penumbra de um canto que a acolhe e, também (do interior), grandes vistas dos espaços que você acaba de deixar, emolduradas pelas linhas simples de paredes, arcos e pilares.

  4. CASA EM MÓRBIO SUPERIORE PROJETO 1982, CONSTRUÇÃO 1983 MARIO BOTTA NOS FAZ SENTIR A EMOÇÃO DE PERCORRER AQUELE “SIGNO ORDENADOR”

  5. CASA EM STABIO PROJETO 1980, CONSTRUÇÃO 1982 A AUSÊNCIA DE UMA FACHADA, DE UMA FRENTE VERDADEIRA.

  6. CASA EM BREGANZONA PROJETO 1984, CONTRUÇÃO 1988 AQUI SE EXALTAM AS FUNÇÕES DOS AMBIENTES QUE ATUAM COMO FILTRO ENTRE INTERIOR E EXTERIOR A EXTRAORDINÁRIA ATENÇÃO QUE MARIO BOTTA DEDICA AO LUGAR CADA VEZ QUE SE DISPÕE A COLOCAR UMA NOVA CASA NO TERRITÓRIO, COM UM ATO MEDIDO E ANIMADO PELA SABEDORIA DOS ANTIGOS HABITANTES DESSAS TERRAS, NÃO BASTA PARA EXPLICAR ESSA SENSAÇÃO DE PERENIDADE.

  7. SINGLE FAMILY HOUSE - MANTAGNOLA PROJETO 1989, CONSTRUÇÃO 1994 EM CADA UMA DAS CASAS QUE MARIO BOTTA REALIZA, SE RECOMPÕE OS ESPAÇOS ELEMENTARES, SEGUNDO O ESQUEMA ASSOCIATIVO QUE REPETE A SIMPLICIDADE E A ORDEM DAS CONSTRUÇÕES TRADICIONAIS. UMA CASA SE CONSOLIDA COM RESIDÊNCIA ESTÁVEL, COM REFÚGIO EM QUE A ARQUITETURA "DEFENDE, TRANQÜILIZA, DURA", EM OPOSIÇÃO A IDENTIFICAÇÃO DE OUTRO TIPO DE RESIDÊNCIA, QUE SE IDENTIFICA APENAS COMO LUGAR DE REPRESENTAÇÃO DE UMA CONDIÇÃO SOCIAL.

  8. COMPLEX AT ROW HOUSES AND VILLA AT BERNAREGGLO PROJETO 1991, CONSTRUÇÃO 2000 AS GRANDES ABERTURA PROTEGIDAS E RETIRADAS, ASSIM COMO AS PEQUENAS FRESTAS E LUMEEIRAS QUE INTERROMPEM A CONTINUIDADE DAS PAREDES, CONVERTEM-SE EM PONTOS DE OBSERVAÇÃO PRIVILEGIADOS DA PAISAGEM IMEDIATA E INTRODUZEM SUA PRESENÇA NO INTERIOR, CAPITANDO SUA ESSENCIALIDADE PARA A CONDIÇÃO DO HABITAR.

  9. RESIDENCES IN MONTE CARASSO - TICINO PROJETO 1992, CONSTRUÇÃO 1996 VISTAS DE LONGE, AS LINHAS GEOMÉTRICAS QUE SEPARAM DE MANEIRA NÍTIDA OS VOLUMES PRIMÁRIOS, RECORTANDO OS CONTORNOS DO EDIFÍCIO CONTRA O FUNDO DE UMA PAISAGEM NATURAL SINGULAR, ADVERTEM-NOS DE UMA PRESENÇA INSÓLITA QUE, NO ENTANTO, PARECE ARRAIGADA DESDE SEMPRE NAQUELE LUGAR, DESAFIANDO O TEMPO E O CONTÁGIO COM UMA HUMANIZAÇÃO DO TERRITÓRIO CADA VEZ MAIS INÁBIL E EVENTUAL.

  10. CASA DE FAMÍLIA NA SUÍÇA PROJETO 1971, CONSTRUÇÃO 1973

  11. EDIFÍCIO RANCILA 1 - LUGANO PROJETO 1981, CONTRUÇÃO 1985

  12. BANCO GOTTARDO - LUGANO PROJETO 1982, COSNTRUÇÃO 1988

  13. MIDIATECA - VILLEURBANNE PROJETO 1984, CONTRUÇÃO 1988

  14. GALERIA DE ARTE - TÓQUIO PROJETO 1985, CONTRUÇÃO 1990

  15. EDIFÍCIO COMERCIAL E RESIDÊNCIAL - LUGANO 1991 FRÁGEIS MOLDURAS QUE CONECTAM PARTES SÓLIDAS E NO ENTANTO COMPACTAS, COMO UMA CONCHA RACHADA QUE SE ESTÁ ENTREABRINDO, A ARQUITETURA DESSES EDIFÍCIOS PARECE COMO QUERER ASSINALAR O NASCIMENTO DE HOMEM NOVO, PARA O QUAL A EXIGÊNCIA DE UM REFÚGIO, DE UMA PROTEÇÃO, CEDE O LUGAR A UM ESPÍRITO DE RENOVADA CONFIANÇA E ABERTURA PARA O MUNDO EXTERIOR.

  16. MUSEUM OF MODERN ART - SAN FRANCISCO. USA PROJETO 1989, CONSTRUÇÃO 1995 “QUANDO PROJETAMOS UM EDIFÍCIO DEVEMOS TER EM MENTE QUE NOSSO CLIENTE É A HISTÓRIA”

  17. MUSEUM JEAN TINGUELY - BASEL PROJETO 1993, CONSTRUÇÃO 1996

  18. MONUMENT “CUMBRE DE LAS AMERICAS”. SANTA CRUZ DE LA SIERRA - 1996

  19. MUNICIPAL LIBRARY - DARTMUND - GERMANY - PROJETO 1995, CONSTRUÇÃO 1999

  20. IGREJA DE SÃO JÃO BATISTA - MOGNO 1986 “A VONTADE DE RESISTIR À MONTANHA, A NESCESSIDADE DE TESTEMUNHAR PRA LÁ DA PRÓPRIA VIDA, E CONSOLIDAR UMA ERANÇA DE TRABALHO, DE VENCER A SENSAÇÃO DE SOLIDÃO, A EXIGÊNCIA DE TESTEMUNHAR ESPERANÇAS DO PRÓPRIO TEMPO, A NESCESSIDADE DE AGIR ENTRE CARÊNCIA IMENSA DE INFINITO E A CONSCIÊNCIA DOS PRÓPRIOS LIMITES

  21. CHURCH OF ST PETER THE APOSTLE - ITALY PROJETO 1987, CONSTRUÇÃO 1995

  22. IGREJA EM PORDENONE PROJETO 1987, CONSTRUÇÃO A DISPOSIÇÃO INSPIRA-SE NA BASÍLICA ROMANA

  23. CATEDRAL - ÉVRY - 1988 “PENSEI NO PROJETO DA CASA DE DEUS COM O ESPÍRITO DE CONSTRUIR A CASA DO HOMEM”

  24. CHAPEL OF SANTA MARIA DE ALL ANGELI - MONTE TAMARO - TICINO PROJETO 1990, CONSTRUÇÃO 1996 ARQUITETURAS SOLIDAMENTE ANCORADAS NA TERRA DO TICINO, NA EXCEPCIONALIDADE DESSE LUGARES EM QUE AS SOMBRAS AMPLIADAS QUE A MONTANHA RECORTA NA PAISAGEM FAZEM COM QUE A LUZ SEJA ALGO PRECIOSO E INDISPENSÁVEL A VIDA. UMA ARQUITETURA GERADA POR ESTA TERRA TAL COMO MUITOS A INTERPRETARAM, MAS UMA ARQUITETURA TRASPASSAR SUAS FRONTEIRAS PARA SE CONVERTER NO SÍMBOLO DE UMA NOVA CONDIÇÃO DO HABITAR.

  25. THE CYMBALISTA SAYNAGOGUE AND JEWISH HERITAGE CENTER - TEL AVIV - ISRAEL PROJETO 1996, CONSTRUÇÃO 1998

  26. SAN CARTINA - 1999

  27. OS OBJETOS QUE ELE DESENHA A PARTIR DE 1982, MAIS DE VINTE ANOS DEPOIS DE SUA ESTRÉIA COMO ARQUITETO, SÃO O TESTEMUNHO DIRETO DESSA PAIXÃO ARTESANAL PELA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE USO COMUM, QUE JÁ SE HAVIA MANIFESTADO QUANDO ELE PROJETOU A DECORAÇÃO DA CAPELA DO CONVENTO DE BIGORIO E, MAIS TARDE, NAS DECORAÇÕES E NOS ACABAMENTOS INTERIORES DO EDIFÍCIO DO BANCO DO ESTADO DE FRIBURGO, NO EDIFÍCIO RANSILA 1 E NO BANCO GOTTARDO. É UMA NESSECIDADE DE CONECTAR A ARQUITETURA AOS ELEMENTOS DESTINADOS A POVOAR SEUA INTERIOR E, INVERSAMENTE, DE DEFINIR AS CONOTAÇÕES DESTES ÚLTIMOS EM FUNÇÃO DA PRÓPRIA ARQUITETURA, QUE PERTENCE À TRADIÇÃO DOS GRANDES MESTRES DO MOVIMENTO MODERNISTA, DE MIES A LE CORBUSIER.

  28. PROJETOS PARA A CIDADE TODAS AS PROPOSTAS QUE MARIO BOTTA DESENVOLVE PARA A CIDADE CONTEMPORÂNEA REVELAM, NA REALIDADE, A CONSTÂNCIA DE SUA ATENÇÃO AO DESENHO ARQUITETÔNICO, MESMO QUANDO SE APLICA EM GRANDE ESCALA ONDE A ORGANIZAÇÃO DAS NOVAS FUNÇÕES APARECE MATIZADA E INCERTA , INCLUSIVE NAS INTENÇÕESS DOS CONTRATANTES. E COM ELA, A ATENÇÃO À DEFINIÇÃO DE ELEMENTOS PRECISOS DE UNIÃO E DIÁLOGO COM O CONTEXTO QUE, EM CADA PROJETO CONSTRUÍDO, DETERMINA O ARRAIGAMENTO À ESPECIFICIDADE DO LUGAR O DESEJO DE PROTEGER CADA PEDAÇO DA TERRA, DE ADMINISTRAR SUA ORDEM, TÃO FORTEMENTE ARRAIGADO NA TRADIÇÃO CULTURAL DE SEU POVO, TAMBÉM ESTÁ CONTIDO NESSES PROJETOS PARA A CIDADE, EM QUE CADA ELEMENTO NOVO ENCONTRA UMA COLEÇÃO PRECISA E SEU EQUILÍBRIO NATURAL. NESSA OBRA PACIENTE DE ORDENAÇÃO DAS COISAS, CADA PROJETO CONVERTE-SE NA CHAVE DE LEITURA DAS DISTINTAS PARTES NATURAIS E ARTIFICIAIS QUE DETERMINAM O DESENHO ATUAL DA CIDADE.

  29. “SOU UM ARQUITETO GLOBALIZADO” “UM CIDADÃO DO MUNDO”

  30. HISTÓRIA DA ARQUITETURA PROF: ARQª SOLANGE SMOLAREK DIAS ALUNOS: ABADIA BEATRIZ MARIANNE PAULO ARQUITETURA E URBANISMO - 4° PERÍODO - FAG

More Related