1 / 16

Métodos de Levantamento Topográfico Planimétrico :

Métodos de Levantamento Topográfico Planimétrico :. 1 - Decomposição em triângulos ou triangulação:

bonnie
Download Presentation

Métodos de Levantamento Topográfico Planimétrico :

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Métodos de Levantamento Topográfico Planimétrico: 1 - Decomposição em triângulos ou triangulação: É utilizado em levantamento de pequenas áreas e amarrações de detalhes naturais e artificiais, é um método pouco preciso. Utiliza-se trena e balizas. Consiste em decompor com o auxílio de um ou mais pontos instalados no interior da poligonal (piquetes), em triângulos a área a ser levantada, medindo-se os lados de cada triângulo.

  2. A área de cada triângulo será calculada pela seguinte fórmula: A = p(p - a)(p -b)(p - c) , onde p = a + b + c 2 A área da poligonal será a soma das áreas dos triângulos. A representação gráfica se faz com o auxílio do compasso e escalímetro, ficando a poligonal sem orientação.

  3. 2 - Irradiação ou Coordenada Polar: Aplica-se a qualquer levantamento de áreas pequenas ou amarrações de detalhes artificiais e naturais. Utiliza-se teodolito, trena e balizas. Consiste em instalar um ponto no interior da área a ser levantada, e com o teodolito calado neste ponto (zerado no Norte), determina-se Azimutes e distâncias para cada um dos vértices da área.

  4. x1 = x0 + d1 . sen Az1y1 = y0 + d1 . cos Az1x2 = x0 + d2 . sen Az2y2 = y0 + d2 . cos Az2 . . .xN = x0 + dN . senAzNQuando da amarração de pontos a partir de pontos de uma poligonal, temos:Az8-1 = Az7-8 + H1 - 180x1 = x8 + d1 . sen Az8-1y1 = y8 + d1 . cos Az8-1Az8-2 = Az7-8 + H2 -180x2 = x8 + d2 . sen Az8-2y2 = y8 + d2 . cos Az8-2Onde: Az7-8 = Azimute do vértice 07 para 08Az8-1 = Azimute do vértice 08 para o ponto de amarração 01x1 , y1 = coordenadas x e y do ponto 01 das amarrações...O cálculo da área será dado pela seguinte fórmula: A= ((xn + xn-1) . (yn - yn-1)) 2A representação gráfica, tanto da área, quanto das amarrações, será feita em um par de eixos cartesianos em escala apropriada. O eixo y será a direção Norte.

  5. 3 - Interseções ou Coordenadas Bipolares: Este método é utilizado para medições de pontos inacessíveis ou de difícil acesso. São utilizados teodolito, trena e balizas. Este método consiste em definir dois pontos no terreno com visibilidade entre si e para o ponto a medir. Instala-se o teodolito em um dos pontos, zerando-se no outro ponto, mede-se o ângulo horizontal ao ponto inacessível.Repete-se a operação instalando-se o teodolito no outro ponto. Conhecendo-se os dois ângulos e a distância entre os pontos onde se instalou o teodolito, determina-se os demais elementos deste triângulo.

  6. D = d1 = d2 . sensensen A representação gráfica se faz com o auxílio de compasso e escalímetro.

  7. 4 - Ordenadas ou Coordenadas Retangulares: Este método é pouco preciso por exigir um grande número de medidas diretas no terreno, por este motivo costuma-se empregá-lo em operações que não demandem grande exatidão. É um método muito utilizado para efetuar amarrações de detalhes naturais e artificiais, como rios e caminhos sinuosos. São utilizados teodolito , trena e balizas. Consiste em determinar um alinhamento (abscissa) mais ou menos paralelo ao detalhe a ser levantado, e com distâncias tomadas perpendiculares a este alinhamento (ordenadas), amarramos os detalhes.

  8. Como se pode verificar, entre as ordenadas, formam-se trapézios. Desta maneira podemos aplicar a fórmula para o cálculo da área: A = ( B + b ).h 2Para os trapézios teremos: A1 = ( y0 + y1). (x1 – x0)2E assim sucessivamente para os demais trapézios, e ao final somamos todas as áreas : At = A1 + A2 + ...

  9. 5 - Caminhamento: 5 - Caminhamento: É o método de levantamento mais utilizado para qualquer tipo de área e relevo. Utiliza-se teodolito ou Estação Total, trena e balizas. Consiste nas seguintes operações de campo e escritório: 5.1 - Campo: 5.1.1 - Reconhecimento da área a ser levantada: Partindo-se de um ponto tomado como origem (0=PP), percorre-se a área, caminhando sobre as divisas ou o mais próximo possível delas, materializando os vértices da poligonal com piquetes, os quais deverão se intervisíveis na ordem que seguem, ou na necessidade procede-se abertura de picadas na mata, para a visibilidade entre eles. Quando da não possibilidade de coincidir o alinhamento da poligonal com a divisa do terreno, procedemos a partir dos vértices da poligonal a amarração desta divisas.

  10. A divisa do terreno não coincide com a poligonal principal:

  11. 5.1.3 - Medição das distâncias horizontais: Podem ser diretas, indiretas ou eletrônicas. Na determinação direta das distâncias devemos ter o cuidado de manter sempre a trena na horizontal, evitando-se tomar medidas inclinadas e evitando-se também a catenária. A determinação indireta das distâncias é feita através de taqueometria e a eletrônica através de distanciômetros eletrônicos e prismas.

  12. 5.1.4 - Amarração de detalhes naturais e artificiais:Poderá ser feita por qualquer processo de levantamento planimétrico já descrito, sendo o mais utilizado a irradiação.

  13. 5.1.5 - Anotações de caderneta de campo: Na caderneta de campo deverão constar os seguintes itens:5.1.5.1- Número da estação. 5.1.5.2 - Ângulo horizontal na estação. 5.1.5.3 - Azimute ou Rumo inicial.5.1.5.4 - Distancias horizontais.5.1.5.5 - Croqui. 5.1.5.6 - Ângulo e distância das amarrações.Nas estações totais todos os dados são armazenados na memória interna (ângulos, distâncias horizontais, desníveis, descrição dos pontos, altura do instrumento, altura do prisma e outros).

  14. 5.2 - Trabalho de escritório:5.2.1 - Cálculo: Compreende o cálculo da planilha através do uso de computadores ou com o auxílio de calculadoras científicas, bem como o cálculo das amarrações para a obtenção das coordenadas de todos os pontos e posterior representação gráfica.

  15. 5.2.2 - Representação gráfica: Poderá ser realizada em computadores com programas de CAD, ou manualmente em par de eixos cartesianos na escala adequada.

More Related