1 / 15

MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas

MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas. EAT Equipa Concerto Alexandre Monteiro Ana Neves Jorge Lagarto Margarida Cabral. Proposta de Intervenção Pedagógica Utilizando Weblogs. O CONTEXTO.

dextra
Download Presentation

MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MPEL2 Percursos de aprendizagem mediados por ferramentas tecnológicas • EAT • Equipa Concerto • Alexandre Monteiro • Ana Neves • Jorge Lagarto • Margarida Cabral Proposta de Intervenção Pedagógica Utilizando Weblogs

  2. O CONTEXTO Com base numa abordagem construtivista, entendemos que tarefas do tipo “resolução de problemas” são fundamentais para a mobilização de competências cognitivas. Decidimos, por isso, integrar nesta proposta tarefas do tipo Problem Solving. Estas tarefas envolvem competências cognitivas de nível superior como Classificar,Analisar,Prever,Criar,Avaliar, entre outras, construtoras da aprendizagem.

  3. Atendendo à interdependência existente entre o conhecimento individual prévio do sujeito sobre o objecto do conhecimento e o próprio processo de aprendizagem, utilizamos ferramentas (tarefas) que tornam explícitos os elos entre estas duas realidades: O mundo interno do sujeito e objecto de aprendizagem

  4. A Função do Weblog Terá a função de recurso e simultaneamente estratégia para motivação dos aprendizes para a realização de uma série de tarefas facilitadoras da aprendizagem em questão; Valoriza-se e incentiva-se o trabalho colaborativo; Promove-se uma prática reflexiva.

  5. Finalidade da Proposta Utilizar o Weblog como ferramenta pedagógica, enquanto recurso de aprendizagem e ainda como estratégia pedagógica, no design de um módulo de formação de e-tutores.

  6. Público-Alvo Formandos que frequentam um curso de e-learning e em cujo curso se integra um Módulo de 4 semanas designado “Competências e perfil do e-tutor”. Nº de Formandos: 20

  7. Pré-requisitos Os formandos devem ter frequentado com aprovação um módulo com a duração de 2 semanas, intitulado “Características do Ensino a Distância”, no qual se define o EaD e se caracterizam as várias gerações de EaD.

  8. Designação do Módulo “Competências e perfil do e-tutor” Este módulo está integrado num curso de formação de e-tutores, de 300 horas,sendo, a nível cronológico, o segundo módulo do curso.

  9. Objectivo Geral do Módulo Desenvolver competências e práticas que permitam aos formandos o desempenhar com sucesso a função de e-tutor.

  10. Objectivos Específicos Caracterizar o perfil de um tutor na modalidade online; Comparar o perfil do tutor online com o tutor em regimes presenciais; Identificar as características do ensino-aprendizagem na modalidade online;

  11. Objectivos Específicos Seleccionar sítios de interesse para um e-tutor; Seleccionar Blog’s de interesse para a prática de um e-tutor; Criar listas com critérios de classificação de Weblogs;

  12. Objectivos Específicos Elaborar uma lista de bibliografia fundamental para o e-tutor ; Elaborar uma lista de linkografia fundamental para o e-tutor .

  13. Metodologia No módulo, será utilizada, como estratégia, a construção de um Weblog, em grupo, relativo ao e-tutor, onde os formandos deverão integrar a informação resultante das actividades e tarefas propostas ao grupo, ao longo do Módulo.

  14. Metodologia As actividades decorrerão na plataforma de aprendizagem onde decorre o curso e num Blog1 construído para o efeito. No final do módulo um outro Blog deverá ser criado e integrará a informação organizada a partir da actividade realizada ao longo desta unidade de formação.

  15. Avaliação do módulo Opta-se por uma hetero e auto-avaliação, qualitativa e quantitativa, de acordo com as regras propostas para negociação no contrato de aprendizagem.

More Related