1 / 31

Os regimes ditatoriais na Europa

Os regimes ditatoriais na Europa. A crise das democracias. A ascensão dos regimes fascista e nazi. A CRISE DAS DEMOCRACIAS.

dudley
Download Presentation

Os regimes ditatoriais na Europa

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Os regimes ditatoriais na Europa A crise das democracias. A ascensão dos regimes fascista e nazi.

  2. A CRISE DAS DEMOCRACIAS Quando, após a 1ª Guerra Mundial, a Europa parecia ter alcançado as condições para a consolidação da democracia, vários factores acabaram por favorecer o desenvolvimento de regimes autoritários: A- Benito Mussolini B- Adolfo Hitler C- António O. Salazar D- Francisco Franco E- Joseph Estaline ▪ as enormes dificuldades económicas resultantes da 1ª Guerra Mundial, agravadas depois pela Grande Depressão dos anos 1930; ▪ o receio do avanço dos movimentos socialistas e comunistas, levou vários sectores da sociedade a apoiar os partidos de extrema-direita.

  3. A ASCENSÃO DO FASCISMO Fascio

  4. AS RAZÕES DA SUBIDA DO FASCISMO AO PODER  A participação da Itália na 1ª Guerra Mundial provocou:  uma grave crise económica que acarretou a inflação, a desvalorização da moeda e a falência de empresas;  e uma enorme crise social, devido ao agravamento das condições de vida (fome e miséria) e ao aumento do desemprego (também devido à desmobilização de cerca de 2 milhões de soldados), facto que favoreceu a agitação social (greves e ocupação de fábricas e propriedades) .  A incapacidade dos diversos governos em resolverem os problemas económicos e sociais. 1921 – Mussolini funda o Partido Nacional Fascista (PNF), que era apoiado pelos grandes industriais e proprietários, classe média, desempregados e ex-combatentes. (Desde o início, e aproveitando o clima de agitação social, que os “camisas negras”, milícia armada do PNF, perseguiam, espancavam e matavam sindicalistas, comunistas e socialistas, destruíam e incendiavam as sedes dos partidos e dos sindicatos e reprimiam os movimentos grevistas)

  5. 1922 – “Marcha sobre Roma” em que participaram cerca de 50 mil “camisas negras”, o que levou o rei Vítor Manuel III, para evitar uma guerra civil, a convidar Mussolini a formar Governo (29/10/1922). 1924 – O PNF, recorrendo à violência e à fraude, consegue a maioria nas eleições (65%).

  6. OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO O fascismo italiano defendia os seguintes princípios : ▪ Totalitarismo (primazia do Estado sobre o indivíduo, isto é, submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas).

  7. Medidas e forças repressivas (totalitarismo) - a censura à imprensa, à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a OVRA (Organização de Vigilância e Repressão do Antifascismo); - a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nacional fascista (regime de partido único); - a proibição das greves e dos sindicatos, que foram substituídos por corporações;

  8. - a criação de uma milícia armada, os Camisas Negras (Squadristi).

  9. ▪ Anti-socialismo, anticomunismo e antiparlamentarismo (partido único). ▪ Culto do chefe (propaganda à figura do Duce, que é considerado o salvador da nação). ▪ Nacionalismo (a Nação é o valor mais importante a defender e, por isso, exalta-se a pátria e o seu passado histórico).

  10. ▪ Imperialismo (desenvolvimento de um movimento expansionista de forma a criar um império). Pretensões territoriais de Mussolini em África ▪ Militarismo (demonstração da força militar através de paradas militares e desfiles dos “camisas negras”). ▪ Corporativismo (tinha como objectivo unir patrões e trabalhadores em organismos comuns, as corporações, para evitar a luta de classes e subordinar os trabalhadores aos interesses do Estado).

  11. Para consolidar o seu poder e o regime, os fascistas utilizaram os seguintes meios: ▪ a violência e o regime de terror; Destruição do bar de uma associação de trabalhadores e de uma sede do P. Socialista ▪ a propaganda;

  12. ▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Fascista; ▪ o controlo da cultura. Jornal bimensal dedicado à arte Revista mensal apologista do programa de obras públicas

  13. A ASCENSÃO DO NAZISMO Cruz Suástica e Águia Imperial (Um Povo, um Império, um Chefe)

  14. AS RAZÕES DA SUBIDA DO NAZISMO AO PODER  As dificuldades da República de Weimar (1919-1933) originadas por:  o descontentamento com a assinatura do Tratado de Versalhes;  os graves problemas económicos provocados pelas destruições da guerra, pelo pagamento de indemnizações e pela inflação (agravada ainda mais, a partir de 1923, pela ocupação da região do Ruhr pelos franceses);  o aumento da agitação social.  A crise de 1929, ao provocar a falência de bancos e de empresas, agravou o desemprego, a miséria e a agitação social. Descontentamento geral e crescimento dos partidos de extrema-esquerda e de extrema-direita. 1919 – Surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ou Partido Nazi, dirigido por Hitler a partir de 1921.

  15. 1921/32 – Rápido crescimento do P. Nazi devido ao apoio financeiro dos grandes industriais, à propaganda e às manifestações de força das suas milícias (S.A. e S.S.). 1932 – O Partido Nazi é o partido com mais votos nas eleições. 1933 – Hitler é nomeado Chanceler. 1934 – Após a morte do Presidente da República, Von Hindenburg, Hitler acumula os cargos de Chanceler e de Chefe de Estado.

  16. OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO O nazismo defendia, à semelhança do fascismo italiano, os seguintes princípios : ▪ Totalitarismo (submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas). (Um Povo, um Império, um Chefe)

  17. Medidas e forças repressivas (totalitarismo) - a censura à imprensa, à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a GESTAPO (GeheimeStaatspolizei); - a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nazi (regime de partido único); - a proibição das greves e dos sindicatos, sendo empregados e patrões obrigados a pertencer à Frente de Trabalho Alemã (DAF - DeutscheArbeitsfront); A KDF-Wagen (“Força pela alegria”) era a organização para os tempos livres da DAF .

  18. - a criação das S.A. (Secções de Assalto – Sturmableitung); - e das S.S. (Secções de Segurança – Schutzstaffel);

  19. ▪ Anti-socialismo, anticomunismo e antiparlamentarismo (partido único). Incêndio do Reichstag (27/02/1933) ▪ Culto do chefe (Salvador da Nação).

  20. ▪ Nacionalismo (restauração da Grande Alemanha). ▪ Imperialismo (III Reich) e “espaço vital” (ideia de que os alemães, como raça superior, deviam dispor de um território tão extenso quanto as suas necessidades, que tinham o direito de conquistar às raças inferiores).

  21. ▪ Racismo (ideia da superioridade da “raça ariana”, de que os alemães se consideravam os mais puros representantes) e anti-semitismo (perseguição, expulsão e extermínio dos judeus). Deste modo, judeus, ciganos, negros, mestiços, considerados raças inferiores, eram raças a eliminar, o mesmo se passando com as minorias, como os homossexuais e os deficientes alemães.

  22. O eterno judeu

  23. Para consolidar o seu poder e o regime, os nazis utilizaram os seguintes meios: ▪ a violência e o regime de terror;

  24. ▪ a criação de campos de concentração e de extermínio;

  25. ▪ a propaganda (Ministério da Propaganda); ▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Hitleriana; ▪ o controlo da cultura.

  26. FIM

  27. BIOGRAFIA DE HITLER • Adolf Hitler nasceu na Áustria, em 1889, e o seu pai trabalhava na Alfândega da cidade que fazia fronteira com a Alemanha. • Ao ficar órfão de pai, sua mãe recebeu uma pensão e tinha economias, o que fez que não passa-se necessidades • Hitler teve pouco rendimento na escola e depois de algumas tentativas falhadas para entrar na academia de artes abandonou os estudos aos 16 anos. • Depois da morte de sua mãe viveu isolado durante alguns anos e viva de vender cartões ilustrados pelo próprio na rua. • Hitler foi chamado para a Áustria para ser inspeccionado para a tropa, mas foi considerado inapto, não sendo aceite. Quando começou a guerra inscreveu-se como voluntário. • Atraído pela política Hitler associou-se o Partido Nazi.

More Related