1 / 33

GESTÃO, CONHECIMENTO E INOVAÇÃO: Construindo a Excelência

GESTÃO, CONHECIMENTO E INOVAÇÃO: Construindo a Excelência. Sandra Regina da Luz Inácio, PhD. AS DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRADOR, GESTOR, EMPREENDEDOR E EMPRESÁRIO. ADMINISTRADOR: Operacional. GESTOR: Intelectual (Estratégias).

elaine-key
Download Presentation

GESTÃO, CONHECIMENTO E INOVAÇÃO: Construindo a Excelência

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. GESTÃO, CONHECIMENTO E INOVAÇÃO: Construindo a Excelência Sandra Regina da Luz Inácio, PhD

  2. AS DIFERENÇAS ENTRE ADMINISTRADOR, GESTOR, EMPREENDEDOR E EMPRESÁRIO ADMINISTRADOR: Operacional. GESTOR: Intelectual (Estratégias). EMPREENDEDOR: Dons Natos ou Adquiridos através do Empreendedorismo (Aquisição de Traços). EMPRESÁRIO: Qualquer Pessoa que Possua um CNPJ.

  3. Questões chave: • Nós sabemos o que nós precisamos saber? (Quais são nossas “necessidades de conhecimento”?) • Podemos aumentar nossos ativos de conhecimento ? O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES QUE BUSCAM A EXCELÊNCIA Abordando as questões chave da Gestão do Conhecimento podemos atingir resultados de negócios excepcionais Conhecimento Resultados de Negócios Excepcionais

  4. O Advento da Globalização • Eliminação das fronteiras • Eliminação das barreiras comerciais • Aumento da concorrência • Maior competitividade • Mais inovação em menos tempo

  5. A MASSIFICAÇÃO DA INTERNET • Democratização do acesso à informação; • Trabalho virtual x Empresa virtual; • Comércio eletrônico; • Espionagem eletrônica; • Acesso global à informação; • Fácil acesso às informações através da Internet.

  6. DADOS, INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO DADOS: Gráficos, Números, Estatísticas, etc. INFORMAÇÕES: é tudo que somos bombardeados todos os dias, seja ela boa ou ruim. CONHECIMENTO só é conhecimento se colocado em ação, caso contrário, só é informação. “Conhecer é o processo de compreender e internalizar as informações recebidas, possivelmente que combinando-as de forma a gerar mais conhecimento. “ (Gonçalvez, 1995)

  7. SOCIEDADE EM MUDANÇAS:A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO O conhecimento torna-se: a maior fonte de vantagens competitiva sustentável hoje. Pessoas e empresas se diferenciam pelo que sabem. O que fazer com o conhecimento ? Como gerenciar o valor agregado das informações? SOMENTE ATRAVÉS DAS PESSOAS!!!

  8. TRANSFORMANDO... DADOS EM INFORMAÇÕES E INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO O modelo mental de cada pessoa interfere na codificação e decodificação dos dados, informações e conhecimentos, acarretando muitas vezes distorções individuais que poderão ocasionar problemas no processo de comunicação. O nosso cérebro trabalha por repetição, temos que lhe dar novos referências ainda não conhecidos por ele.

  9. TIPOS DE CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL Conhecimento Formal ou Tácito: O conhecimento formal está registrado nos documentos e por ser concreto pode ser facilmente armazenado e recuperado pelas organizações. Conhecimento Informal ou Tácito O conhecimento informal são idéias, suposições, conjecturas, pontos de vista geralmente gerados durante o processo de produção do conhecimento formal. O conhecimento informal é muito valioso por se caracterizar como a terceira inteligência: a intuítiva. Por seu caráter abstrato, coletar, registrar, estruturar, compartilhar e reutilizar este tipo de conhecimento é um verdadeiro desafio.

  10. INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL Capacidade de uma organização como um todo reunir informação, inovar, criar conhecimento e atuar efetivamente baseada no conhecimento que ela gerou através das pessoas. É Interativa, agregadora e complexa a coordenação das inteligências humanas e de máquinas dentro de uma organização.

  11. TIPOLOGIA ORGANIZACIONAL: UMA NOVA FERRAMENTA DE CONHECIMENTO EFETIVO

  12. Caráter Personalidade Temperamento O QUE É TEMPERAMENTO

  13. SANGÜÍNEO MELANCÓLICO FLEUMÁTICO S U P I N A COLÉRICO

  14. Caráter: • É o resultado do temperamento natural, • moldado pela disciplina e educação recebidas • na infância, crenças, princípios e motivações. • Personalidade: • Aquilo que mostramos aos outros • que somos (Máscara) • Temperamento: Combinação de características congênitas que inconscientemente afetam o que fazemos, gostamos, escolhemos e como reagimos: NO CONTROLE: Como Convivemos com as Pessoas NA INCLUSÃO: Parte Espiritual e Intelecto (Alma) NO AFETO: Como nos Relacionamos Afetivamente.

  15. TEORIA DOSTEMPERAMENTOS INÍCIO E EVOLUÇÃO NA HISTÓRIA Atribui-se a Hipócrates (460 – 370 a.C.) o fato da medicina preocupar-se com problemas psiquiátricos e comportamentais. Como resultado de suas cuidadosas observações dos diferentes comportamentos humanos, formulou uma teoria para explicá-los. É uma teoria bioquímica em sua essência, que relacionou os temperamentos aos humores do corpo ou fluidos orgânicos (hoje falamos em hormônios como a serotonina e a dopamina, entre outras substâncias bioquímicas que podem induzir ou afetar o comportamento humano). 

  16. O QUE NÃO DEVO FAZER COM A TEORIA DOS TEMPERAMENTOS: Não se deve tentar discernir o temperamento dos outros só para treinar seus conhecimentos, com propósito para tirar vantagem. Não se deve justificar falhas de comportamento dizendo que elas fazem parte do seu temperamento. Não deve-se considerar um temperamento ruim e outro bom. Não devo entristecer-me com o temperamento que possuo e desejar ter nascido com outro temperamento, porque: NÃO HÁ TEMPERAMENTO NEM BOM OU RUIM.

  17. TIPOLOGIA ORGANIZACIONAL: QUAIS SUAS UTILIDADES? Podemos aplicá-la na prática É uma das melhores teorias que podemos usar para analisar o comportamento humano Deve ser usada como instrumento de avaliação do ser humano É uma teoria com fundamentos psíquicos Pode e deve ser aplicada nas empresas.

  18. TEMPERAMENTOS A APLICAÇÃO DA TEORIA DEVE SERVIR PARA: Estimular o auto-conhecimento para uma confrontação com pontos fortes e fracos do temperamento e uma tomada de posição quanto a como trabalhar com eles para que seja possível superar dificuldades na área comportamental dentro das empresas e de nossas vidas Propiciar um auto-conhecimento para trabalhar o relacionamento humano. Desenvolver um relacionamento com as pessoas, com a sociedade e a empresa, de forma que haja uma harmonia em todas as áreas da vida.

  19. SANGÜÍNEO – Pontos Fortes Cordial, eufórico; Vive para o presente, conseqüentemente, tem a tendência de ser otimista; Bom companheiro, Receptivo por natureza; Natureza apaixonada, emotiva, espontânea, bondosa; Compreensivo - consegue sentir, verdadeiramente, as alegrias e tristezas dos indivíduos com quem convive; Comunicativo - gosta do convívio social. É a vida do grupo, por causa do seu jeito alegre; Simpático, Crédulo; Possui um repertório inesgotável de casos interessantes os quais narra dramaticamente; Fala antes de pensar, mas sua franca sinceridade desarma muitos dos seus interlocutores, obrigando-os a reagir com a mesma disposição de espírito; Amável, amistoso e compassivo.

  20. SANGÜÍNEO – Pontos Fracos Pouco prático; Desorganizado; Agitado, barulhento; Raramente é bom estudante, isso porque é muito inquieto; Indisciplinado; Ânimo fraco (não é resoluto ou leal); Não conhece as suas limitações; Medroso; Exagerado; Egoísta; Volúvel (seus sentimentos mudam rapidamente) Impulsivo; Inseguro; Egocêntrico; Emocionalmente instável .

  21. COLÉRICO – Pontos Fortes Enérgico - vivaz, ativo, ardente; Prático; Independente; Vontade férrea; Decidido – toma com facilidade decisões para si mesmo e para os outros; Para ele, "a vida é atividade" – não precisa ser estimulado pelo meio em que vive, ao contrário é ele quem estimula seu ambiente com idéias, planos e ambições infindáveis; Possui um cérebro perspicaz e prático – sua atividade tem sempre um objetivo; Toma atitudes definidas diante de problemas e muitas vezes é encontrado em campanhas contra injustiças sociais ou situações prejudiciais à moral; Não vacila sob a pressão do que os outros possam pensar; Não se amedronta diante das adversidades; elas o encorajam; Audacioso - possui uma firmeza inabalável e freqüentemente obtém sucesso, onde os outros fracassam É persistente; Otimista; Chefe nato.

  22. COLÉRICO – Pontos Fracos Insensível; Irado; Auto-suficiente; Agressivo, cruel; Amargo; Rancoroso; Impetuoso; Orgulhoso; Arrogante; Vaidoso; Astucioso; Impaciente; Sarcástico.

  23. MELANCÓLICO – Pontos Fortes Analítico; Abnegado;   Amigo muito fiel; Esteta – gosta das belas artes; Sua excepcional habilidade analítica o capacita a diagnosticar apuradamente os obstáculos e perigos de qualquer projeto de cujo planejamento participe; Habilidoso; Minucioso; Idealista; Dedicado; Sensível; Leal; Inteligente.

  24. MELANCÓLICO – Pontos Fracos Egocêntrico – é inclinado a auto-análise complacente, uma benévola auto-contemplação que paralisa a energia e a vontade; Hipocondríaco; Desconfiado; Pessimista; Teórico; Confuso Crítico e inflexível; Perfeccionista; Caprichoso; Deprimido e sombrio; Tendência a retroceder ao passado – fuga da realidade; Vingativo.

  25. FLEUMÁTICO– Pontos Fortes Calmo, frio, bem equilibrado; A vida para ele é uma experiência feliz, serena e agradável – pouco se envolve; Coerente; eficiente, Prático Sente mais emoção do que demonstra e tem grande capacidade de apreciar as belas artes e as melhores coisas da vida; Embora seja tímido, gosta do convívio social, tem muitos amigos; Tem um mordaz senso de humor –consegue manter muitas pessoas "as gargalhadas" sem jamais deixar escapar um sorriso; Possui a capacidade única de encontrar algo de engraçado nos outros e nas ações deles; Possui um cérebro organizado, ótima memória e, freqüentemente é um ótimo imitador; Simpático e de bom coração; Cumpridor das obrigações; Nunca aceitará a liderança por sua própria vontade, mas quando ela lhe é imposta prova ser um chefe capaz. Diplomata - exerce uma influência conciliadora sobre as pessoas e é um pacificador inato

  26. FLEUMÁTICO – Pontos Fracos Moroso e indolente; Provocador; Calculista; Egoísta; Indeciso; Temeroso; Desconfiado; Pretensioso; Desmotivado; Contemplativo.

  27. SUPINA– Pontos Fortes Fiel e Leal; Adora servir; Bom pensador; Muito gentil; Relaciona-se muito bem com pessoas; Cavalheiro; Muito amoroso; Extremamente bondoso; É um buscador; Bom orador.

  28. SUPINA– Pontos Fracos Baixa-estima; Dificuldades para decidir; Interioriza demais as emoções; Pouca iniciativa; Relaciona-se muito bem com pessoas; Muito dependente; Sofre muito pelos outros; Inseguro; Pouco expressivo; De humor sanzonal.

  29. TIPOLOGIA ORGANICACIONAL: APLICAÇÕES PRÁTICAS Estimular o auto-conhecimento para uma confrontação com pontos fortes e fracos do temperamento e uma tomada de posição quanto a como trabalhar com eles. Respeitar mais as pessoas pelo que elas são e não pelo rótulo que lhes impomos. Gerenciamento de pessoas, familiares,  clientes, fornecedores e empresa, através  da tipologia organizacional.

  30. TIPOLOGIA ORGANICACIONAL: APLICAÇÕES PRÁTICAS • Levantar, comparar e analisar as características dos temperamentos dos profissionais, independente da área ou cargo ocupados, como ferramenta para desenvolvimento e aproveitamento das suas habilidades natas, criativas e inovadoras. • Verificar, dentro do atual estágio, se as características do temperamento podem ser   de grande  auxílio  ao desenvolvimento profissional  e organizacional de sucesso.

  31. E, mais importante do que tudo em um tempo como o nosso, de constantes transformações: • Lembre-se sempre que nada há de permanente, exceto a mudança.

  32. O verdadeiro caminho da sabedoria pode ser identificado por apenas três coisas: • Precisa ter amor; • 2. Deve ser prático; e • 3. Pode ser trilhado por qualquer um. • Paulo Coelho

  33. DS CONSULTORIA EMPRESARIAL E EDUCACIONAL Site: www.empresafamiliar.com.br E-mail: sandra@empresafamiliar.com.br Telefones: (11) 3284-5510 / 3285-5537 / 8266-6327 Artigos Publicados: www.artigonal.com www.soartigos.com www.artigos.com www.via6.com www.superartigos.com www.temmateria.com www.revistademulher.com.br CONTATO

More Related