1 / 46

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 002

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 002. O CARISMA SALESIANO. 1 – CARISMA. O que nos diz esta palavra?. O Espírito enche a Igreja com seus diversos carismas para o bem de todos;.

emiko
Download Presentation

PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 002

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL I FASE – SUBSÍDIO PFI 002 O CARISMA SALESIANO

  2. 1 – CARISMA O que nos diz esta palavra?

  3. O Espírito enche a Igreja com seus diversos carismas para o bem de todos;

  4. Carisma é uma força que nos atrai, nos une e nos impele a fazer o bem dentro de um determinado estilo.

  5. À força que nos atrai, nos une e nos impele a fazer o bem, no estilo paciente e arrojado de São Francisco de Sales e de São João Bosco, dando atenção preferencial aos jovens, chamamos:

  6. Carisma Salesiano

  7. O zelo pela Comunhão e pela Fidelidade ao Carisma por parte de todos os Grupos da Família Salesiana, é a principal responsabilidade e preocupação paternal do Reitor-Mor, como o fora para Dom Bosco.

  8. A essência do Carisma Salesiano está na Caridade Pastoral; a Caridade de Cristo, oBom Pastor.

  9. O Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas” ( Jo 10, 11 ).

  10. “Eu sou o Bom Pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai”. ( Jo 10, 14 )

  11. Educando na Caridade Pastoral podemos dizer: Eu sou o bom educador. Conheço os meus educandos e eles conhecem a mim.

  12. A Caridade Pastoral, este dom carismático tão especial, nos une em Comunhão e nos coloca a serviço das outras forças: sociais e pastorais.

  13. O foco, contudo, será sempre o mesmo: servir, preferencialmente, à Juventude, sobretudo, a mais carentes. Não fosse esta a nossa prioridade, não seria salesiano o nosso carisma.

  14. é um Bispo Salesiano. Entende? Eco! ...

  15. IDENTIDADE

  16. Como Família Salesiana comungamos o mesmoCarisma, todavia, comIdentidadesdiferentes.

  17. Cada Grupo tem sua Identidade Específica; esta, indica a condição e o lugar onde cada um, em seu Grupo, manifesta o Carisma Salesiano.

  18. Tanto os SDB: sacerdotes ou Irmãos Consagrados, quanto as FMA e as Irmãs de outros Grupos, vivem o CarismaSalesiano naConsagraçãoReligiosa.

  19. Os Sacerdotes e diáconos expressam a riqueza do Carisma dentro dos MinistériosOrdenados. • Esta é a sua • IdentidadeEspecífica

  20. E os Salesianos (as ) Cooperadores (as), Leigos e Leigas? Onde expressam o Carisma?

  21. O Espírito Santo quis os (as) Leigos (as) com uma identidade específica: A IdentidadeSecular;

  22. Identidade Secular é a identidade no século, isto é, no mundo. • Esta é a nossa identidade e significa que, como seculares, devemos expressar o Carisma Salesiano no mundo, isto é, no dia-a-dia, onde quer que estejamos.

  23. Carisma – Dons e características

  24. Num mesmo grupo também há diferenças de dons e características.

  25. Nem mesmo os gêmeos são totalmente iguais.

  26. A união das diferentes identidades dos vários Grupos exprime a totalidade e a força do Carisma de Dom Bosco.

  27. SDB FMA SSCC EEAA

  28. IJA VDB ADMA CSM

  29. Deus nos ama e nos aceita apesar de nossas diferenças e de nossos remendos, Logo, respeitemos, também nós, as diferenças e as fraquezas de cada um.

  30. É Dom Bosco mesmo quem diz: “As forças débeis, unidas se fortalecem”.

  31. A nossa história como Família de Dom Bosco nos convence de que sem comunhão existe um perigo real de empobrecimento e de infidelidade ao projeto do Fundador.

  32. Os dons são distintos para haver complementaridade!

  33. A beleza do jardim está na variedade das flores...

  34. ...e na diversidade das cores.

  35. Como em toda Família, existem as diferenças que devem ser entendidas, respeitadas, aceitas e administradas.

  36. O IRMÃO MAIS VELHO

  37. Assim, como para nossas irmãs FMA, nosso irmão mais velho chama-se SDB. Foi Dom Bosco que assim o quis, e ele sabia muito bem o que estava fazendo.

  38. Portanto, dentro de sua Identidade Específica, cada Grupo deve ter sua Autonomia, e juntos, viverem em Comunhão de Família.

  39. TRABALHO PARA CASA

  40. 1 – O que significa a palavra Carisma? • 2 – O que entendemos por Carisma Salesiano? 3 – Onde reside a essência do Carisma Salesiano?

  41. PARTILHA

  42. R 1 – Carisma é a força que nos atrai, nos une e nos impele a fazer o bem dentro de um determinado estilo.

  43. R 2 – Carisma Salesiano é a força que nos atrai, nos une e nos impele a fazer o bem, no estilo paciente e arrojado de São Francisco de Sales e de São João Bosco, dando atenção preferencial aos jovens.

  44. R 3 – A essência do Carisma Salesiano está na Caridade Pastoral; na Caridade do Bom Pastor, Aquele que dá a vida pelas suas ovelhas.Nosso Rebanho, preferencial, é a Juventude.

  45. Em Dom Bosco, sintonizados e fiéis à Espiritualidade e ao Carisma Salesiano, sirvamos com alegria. • Sc Antonio Rodrigues da Silva • Pasta da Formação. • sc_arodrigues@yahoo.com.br

More Related