1 / 6

O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001)

O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001). IFSP – Câmpus Avaré Prof. Me. Gerson Rossi dos Santos Eventos.

Download Presentation

O texto descritivo Adaptado de Platão & Fiorin (2001)

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O texto descritivoAdaptado de Platão & Fiorin (2001) IFSP – Câmpus Avaré Prof. Me. Gerson Rossi dos Santos Eventos

  2. “Acha-se ali sozinha e sentada ao piano uma bela e nobre figura de moça. As linhas do perfil desenham-se distintamente entre o ébano da caixa do piano, e as bastas madeixas ainda mais negras do que ele. São tão puras e suaves essas linhas, que fascinam os olhos, enlevam a mente, e paralisam toda análise. A tez é como o marfim do teclado, alva que não deslumbra, embaçada por uma nuança delicada, que não sabereis dizer se é leve palidez ou cor-de-rosa desmaiada. O colo donoso e do mais puro lavor sustenta com graça inefável o busto maravilhoso. Os cabelos soltos e fortemente ondulados se despenham caracolando pelos ombros em espessos e luzidios rolos, e como franjas negras escondiam quase completamente o dorso da cadeira, a que se achava recostada. Na fronte calma e lisa como mármore polido, a luz do ocaso esbatia um róseo e suave reflexo; di-la-íeis misteriosa lâmpada de alabastro guardando no seio diáfano o fogo celeste da inspiração. Tinha a face voltada para as janelas, e o olhar vago pairava-lhe pelo espaço. Os encantos da gentil cantora eram ainda realçados pela singeleza, e diremos quase pobreza do modesto trajar. Um vestido de chita ordinária azul-clara desenhava-lhe perfeitamente com encantadora simplicidade o porte esbelto e a cintura delicada, e desdobrando-se-lhe em roda amplas ondulações parecia uma nuvem, do seio da qual se erguia a cantora como Vênus nascendo da espuma do mar, ou como um anjo surgindo dentre brumas vaporosas. Uma pequena cruz de azeviche presa ao pescoço por uma fita preta constituía o seu único ornamento.” Trecho de A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães

  3. I) Rastreie os verbos do texto. Que tipos de verbos são? acha-se, são, sustenta, tinha, se despenham, esbatia, desdobrando-se-lhe, desenhava-lhe etc. Verbos de estado; Verbos de ação substituíveis por verbos de estado. II) Quais são os tempos verbais do texto descritivo? O presente do indicativo e o pretérito imperfeito do indicativo. Exs: Presente: acha-se, são, sustenta, se despenham; Pretérito imperfeito: tinha, esbatia, desenhava

  4. Características: No texto descritivo, predominam verbos de estado. Os verbos de ação são comumente substituíveis por verbos de estado; Os tempos verbais da descrição são o presente do indicativo e o pretérito imperfeito; Todas as frases expõem ocorrências simultâneas. Não existe uma ocorrência que possa ser considerada cronologicamente anterior à outra. Ao contrário da narratividade, não há progressão temporal no texto descritivo; O texto descritivo é figurativo. Assim como a narração, baseia-se em figuras, não em conceitos abstratos como na dissertação.

  5. “Estavam no pátio de uma fazenda sem vida. O curral deserto, o chiqueiro das cabras arruinado e também deserto, a casa do vaqueiro fechada, tudo anunciava abandono. Certamente o gado se finara e os moradores tinham fugido” (Vidas Secas, de Graciliano Ramos) “A cachorra Baleia estava para morrer. Tinha emagrecido, o pêlo caíra-lhe em vários pontos, as costelas avultavam num fundo róseo, onde manchas escuras supuravam e sangravam cobertas de moscas. As chagas da boca e a inchação dos beiços dificultavam-lhe a comida e a bebida” (Vidas Secas, de Graciliano Ramos)

  6. Escreva um texto descritivo que contemple as características expostas anteriormente. Considere as seguintes propostas: • Durante a redação de uma narrativa que se passa no ano 2044, construa uma descrição que ajude o leitor a visualizar um cenário terrestre assolado pelo lixo e pela escassez de água. • Escolha a fotografia de seu ídolo que mais lhe agrada e construa um texto que proporcione a descrição mais próxima possível da imagem original. • Desenvolva a descrição de um espaço pessoal que esteja relacionado à sua identidade. Ex.: um cômodo de sua casa que gosta de frequentar, uma área de sua cidade que lhe agrada , um espaço turístico que teve a oportunidade de conhecer e representa boas lembranças etc.

More Related