1 / 22

Radiologia Odontol gica

Wilhelm Conrad R

jacob
Download Presentation

Radiologia Odontol gica

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


    1. Radiologia Odontológica Prof. Gustavo Araújo Rezende gustavoaraujor@netsite.com.br www.odontologiainfantil.odo.br

    2. Wilhelm Conrad Röntgen Descobridor do raio x Nascido em 27 de março de 1845 na pequena província de Lennep Faleceu em 1923 vítima de um tumor maligno no duodeno, possivelmente devido a grande quantidade de radiação recebida nesta região em virtude de seus estudos com raio x

    4. A primeira radiografia foi realizada no dia 08 de novembro de 1895. Neste dia, Roentgen pôs a mão esquerda de sua esposa Anna Bertha Roentgen no chassi, com filme fotográfico, fazendo incidir a radiação oriunda do tubo, por cerca de 15 minutos. Revelado o filme, lá estavam, para confirmação de suas observações, a figura da mão de sua esposa e seus ossos dentro das partes moles menos densas.

    6. 1ª Radiografia Odontológica Em 22 de novembro de 1895 o Dr Otto Walkhoff realizou a primeira radiografia dentária da sua própria boca, utilizando uma placa fotográfica de vidro envolta em papel preto; submeteu-se a uma exposição de 25 minutos.

    7. Filme Odontológico Em 1896 o Dr W.J. Morton (NY) fez a primeira radiografia dentária com filme radiográfico em rolo. Em 1913 foi criado o primeiro filme emulsionado em uma só face com nitrato de celulose (Kodak). Em 1919 surge um filme com folha de chumbo, envelope e cantos arredondados.

    8. 1923 – filme com duas velocidades: regular e extra-rápido 1924 - foi introduzida a base de acetato de celulose. 1926 – filme “bite-wing”. 1960 – filme com base de poliéster. 1967 – Poly-Soft X-Ray Film Packed (envelope confortável).

    9. Produção de Raio X Os raios x são produzidos pela energia de conversão, quando um elétron com alta energia cinética, proveniente de um filamento, colide com o ânodo.

    10. Propriedades dos Raios X Propaga em linha reta Velocidade de 300.000 km/s É divergente Não sofre influência de campos elétricos e magnéticos Sensibiliza chapas fotográficas

    11. Propriedades dos Raios X Penetra em corpos opacos Não sofre em condições normais reflexão e refração Produz ionização nos sistemas biológicos Produz fluorescência e fosforescência em diversas substâncias

    12. Aparelhos de Raio X “Raios X são produzidos, quando elétrons são acelerados, num meio no qual é feito o vácuo e são freados bruscamente contra um alvo ou anteparo” Gerador de elétrons Acelerador de elétrons Alvo ou anteparo

    13. Gerador de Elétrons A passagem de corrente elétrica de altas-tensões, através de tubos ou ampolas de vidro contendo no seu interior diferentes gazes produzia efeitos luminosos, quando se conseguia uma atmosfera cada vez mais rarefeita. A ionização parcial dos restos de gás propiciava os elétrons necessários para a produção de raio x.

    14. Gerador de Elétrons Os íons positivos eram atraídos para o pólo negativo e, com suficiente energia, liberavam elétrons do metal do cátodo.

    15. Acelerador de elétrons Nos aparelhos de raio x os transformadores de tensões criam um campo elétrico entre o cátodo e o ânodo (alvo) fazendo com que os elétrons se acelerem em direção ao alvo.

    16. Alvo ou Anteparo O alvo (área focal) é a região onde os elétrons irão se chocar para serem freados, originando assim o raio x. A área focal deve ter 3 requisitos: Alto número atômico Alto ponto de fusão Bom condutor de calor

    17. O tungstênio satisfaz os dois primeiros requisitos. z= 74 Pf= 3.370ºC Para conduzir o calor utilizou-se um bloco de cobre e na face angular foi colocado uma pastilha de tungstênio.

    19. Aparelho de Raio X odontológico Os aparelhos odontológicos encontrados no mercado são fabricados visando principalmente menor custo e adaptação às salas onde serão instalados os consultórios. No geral são de quilovoltagem e miliamperagem fixas KVp – 50 à 70 mA – 7 à 10

    20. São dotados de um marcador de tempo eletrônico, cujo painel de comando apresenta uma chave seletora, através do qual é feito a seleção do tempo de exposição. Possuem um dispositivo sonoro que permanece em funcionamento durante a exposição indicando ao profissional que o aparelho está em funcionamento.

    21. Componentes do Aparelho Base: Fixa ou móvel Corpo: Autotransformador Estabilizador de corrente Regulador de voltagem Regulador de miliamperagem Marcador de tempo Voltímetro – Amperímetro Seletores de KV e mA

    22. Braço articular: Permite os movimentos do cabeçote Cabeçote: Transformadores de alta e baixa-tensão Filtro adicional de alumínio Diafragma de chumbo Localizadores (cilindros)

More Related