1 / 17

O Profeta Joel

O Profeta Joel. Nada sabemos do profeta Joel, nem mesmo o tempo em que viveu. Por isso torna-se difícil a interpretação do que ele escreveu. Joel profetizou no reino de Judá(sul), perto dos anos 400 a 350 a.C. Podemos dividir o livro em duas partes :

karah
Download Presentation

O Profeta Joel

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Profeta Joel

  2. Nada sabemos do profeta Joel, nem mesmo o tempo em que viveu. Por isso torna-se difícil a interpretação do que ele escreveu. Joel profetizou no reino de Judá(sul), perto dos anos 400 a 350 a.C.

  3. Podemos dividir o livro em duas partes: 1ª parte – corresponde aos dois primeiros capítulos. Narram, aqui, uma terrível invasão dos gafanhotos que devasta todas as plantações do país. Diante disso, Joel pede ao povo e aos sacerdotes, uma grande atitude de penitência e jejum, para que Javé tenha compaixão de seu povo. E Deus mostra a sua misericórdia e anuncia seu apoio. 2ª parte – capítulos 3º e 4º, Joel descreve o julgamento de Deus sobre a nação e a vitória final. O “dia de Javé” é o dia do grande julgamento de Deus, onde, no lugar do exército do rei (gafanhotos), haverá o exército de Deus que estará presente no Dia do Julgamento, onde haverá salvação para todos (plantações novas e viçosas).

  4. O profeta toma como ponto de partida uma catástrofe social: a praga dos gafanhotos. Joel deveria ser o homem do campo. Conhecia bem certos detalhes da vida rural. Na sua imaginação, a praga dos gafanhotos se torna um exército bem forte que assalta a cidade. Tudo termina depois, no oráculo do Senhor que responde ao povo anunciando a libertação da praga e dá as bênçãos sobre o povo e sobre a terra, após a atitude penitente do povo.

  5. Outro Profeta Menor

  6. Profeta Amós

  7. Amós era natural do reino de Judá (sul), mas, sua profecia se realizou no reino de Israel (norte). A sociedade estava doente de injustiça social, muita mistura de religiões e idolatria, ela confiava muito somente no lado humano. Não sabemos se o profeta falava de uma só pessoa ou se dirigia à sociedade.

  8. Além de denunciar as injustiças sociais, o luxo, o falso culto, a satisfação ilusória, Amós prega uma catástrofe que logo virá: “um leão está começando a rugir”. Embora a política internacional estivesse num momento bom, Amós sabe que o povo de Deus não está maduro para o que vier, porque não quer corrigir-se com os castigos que já experimentou.

  9. Amós não se contentava em denunciar as injustiças sociais de modo geral. Ele dava nome aos bois: “...os ricos que acumulavam cada vez mais, para viverem no luxo, criando um regime de opressão. Os que roubavam e exploravam e depois iam rezar, pagar o dízimo, dar esmolas e aplacar a própria consciência. “Não desfrutar do próprio trabalho é uma maldição”. Isso Amós denunciou. Como era um homem do campo, tinha uma visão fantástica da vida de lavrador, pastor... Refere-se e faz comparações usando o cultivo da terra. Foi chamado “o profeta da terra”,

  10. Mensagem do livro de Amós A denúncia da injustiça social: “Ricos cada vez mais ricos à custa de pobres, cada vez mais pobres”.

  11. Outro Profeta Menor

  12. Profeta Abdias

  13. Nos 21 versículos que compõem o seu livro, Abdias aborda uma questão muito séria e importante: “A necessária solidariedade entre os mais fracos diante do opressor”.

  14. O país estava sendo destruído pelos babilônios. Abdias então, reparou que o país-irmão, Edom, ajudava o inimigo, e ao invés de ajudar o mais fraco, bandeou-se para o lado mais forte. Edom chegou a gestos muito injustos contra Israel. Fazia tudo por vingança. Não perdoava. Edome seu exército eram arrogantes, orgulhavam-se de sua valentia e sabedoria de guerreiros.

  15. Abdias reconhece que Judá também não é inocente, e por isso está sofrendo. Porém, Edom é mais culpado porque não foi fraterno. O profeta denuncia a violência, a arrogância, a incapacidade de esquecer os erros e oferece uma mensagem de esperança ao povo judeu. A falta de fraternidade, falta de partilha são um mal gerador de outras maldades. Esta é a grande mensagem do livro de Abdias.

  16. 1 – O que você achou importante nestes 3 profetas? 2 – Qual a denúncia dos profetas? 3 – Como podemos ser profetas hoje?

  17. Texto: Bíblia Pedro Vasconcellos e Valmor da Silva Apontamentos Imagens: Internet Formatação: I.M.Eunice Wolff

More Related