1 / 16

MAX WEBER

MAX WEBER. 1864-1920. OBJETO DA SOCIOLOGIA – A AÇÃO SOCIAL.

Download Presentation

MAX WEBER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MAX WEBER 1864-1920

  2. OBJETO DA SOCIOLOGIA – A AÇÃO SOCIAL Diferentemente de Durkheim, o ponto de partida da sociologia de Weber (1864-1920) não estava nas entidades coletivas, grupos ou instituições. Seu objeto de investigação é a ação social, a conduta humana dotada de sentido ou motivo, isto é, de uma justificativa subjetivamente elaborada. O sentido ou motivo da ação individual deve envolver ou referir-se a outros indivíduos: daí o seu caráter social. A ação de escrever uma carta para alguém é, por exemplo, uma ação social, pois quem escreve tem um motivo, no qual outras pessoas estão envolvidas.

  3. A SOCIEDADE: RESULTADO DAS AÇÕES SOCIAIS Para Weber, a sociedade existe concretamente, mas não é algo externo e acima das pessoas, e sim o conjunto das ações dos indivíduos relacionando-se reciprocamente. Assim, Weber, partindo do indivíduo e de suas motivações, pretende compreender a sociedade como um todo. Cada sujeito age levado por um motivo que é dado pela tradição, por interesses racionais ou pela emotividade. O motivo que transparece na ação social permite desvendar o seu sentido, que é social na medida em que cada indivíduo age levando em conta a resposta ou a reação de outros indivíduos. Ex.: O tráfico de drogas (fato social) resulta da ação de vários indivíduos: quem planta, quem prepara, quem vende, quem consome etc.

  4. AÇÃO E RELAÇÃO SOCIAL Weber distingue a ação da relação social. Para que se estabeleça uma relação social é preciso que o sentido da ação seja compartilhado. Por exemplo, um sujeito que pede uma informação a outro estabelece uma ação social: ele tem um motivo e age em relação a outro indivíduo, mas tal motivo não é compartilhado. Numa sala de aula, em que o objetivo da ação dos vários sujeitos é compartilhado, existe uma relação social. A escola, nesse sentido, só existe porque muitos indivíduos orientam reciprocamente suas ações num determinado sentido, no caso estudar, aprender, ser aprovado no vestibular etc. Desse modo, a existência da escola está vinculada a determinados tipos de relações sociais que os indivíduos praticam.

  5. TIPOS DE AÇÃO SOCIAL 1ª) Ação tradicional:  é a ação que é guiada pela obediência aos hábitos, costumes, crenças aprendidas, que estão fortemente enraizados na vida do indivíduo. Este tipo de ação é mais ou menos inconsciente, e geralmente não é questionada, já que o indivíduo imagina que agir de tal maneira é correto porque as coisas sempre foram daquele jeito. Ex.: Cerimônias de casamento, festas de formatura, festas de fim de ano, soltar foguetes durante a Copa do Mundo, fazer discursos durante a festa de aniversário, cantar o “parabéns pra você” etc.

  6. 2ª)  Ação afetiva: é uma ação baseada mais no estado emocional da pessoa do que em meios racionais. As emoções são uma força muito grande no que diz respeito à motivação do comportamento humano. Exemplos: - Mudar de escola porque os amigos, de quem se gosta muito, também o farão; - Não ir a uma festa porque um inimigo estará lá;

  7. 3ª) Ação racional com relação a valores: ação determinada pela crença num valor considerado importante, independente do êxito desse valor na realidade. É a ação pela qual se busca um objetivo que, em si mesmo, pode até não ser racional, mas que é perseguido por meios racionais. Exemplos: • Participar de alguma instituição beneficente com o simples propósito de servir ou ajudar; • A ação de um terrorista que, após longo planejamento, detona uma bomba num mercado.

  8. 4ª) Ação racional com relação a fins: pode ser definida como uma ação na qual o meio utilizado para atingir um objetivo é sempre e totalmente racional. Nesse caso, a ação não é orientada por um sentimento ou por um valor pessoal, mas por um fim objetivamente estabelecido. Esse tipo de ação também é chamado de ação tecnocrática e caracterizam as sociedades capitalistas industrializadas modernas. Exemplos: - Ajudar famílias carentes a fim de ser eleito vereador; - “Puxar saco” do chefe para tentar melhorar o cargo na empresa.

More Related