1 / 12

MAX WEBER

MAX WEBER. O Individualismo Metodológico. wikipedia. O indivíduo “escolhe” ser o que é, em meio aos embates da vida social. Essas escolhas são limitadas pelo seu grau de conhecimento e pelas oportunidades oferecidas pela sociedade .

leann
Download Presentation

MAX WEBER

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. MAX WEBER O Individualismo Metodológico wikipedia

  2. O indivíduo “escolhe” ser o que é, em meio aos embates da vida social. • Essas escolhas são limitadas pelo seu grau de conhecimento e pelas oportunidades oferecidas pela sociedade. • A sociedade é um conjunto de esferas autônomas que dão sentido às ações individuais (valores morais, regras, normas, leis).

  3. Esferas sociais: analítico-teóricas – criadas pela divisão do trabalho, mas uma esfera não domina a outra, elas trocam influências e, cada esfera é autônoma, mas não independente. • Relação Social: é o sentido compartilhado da ação, ou seja, é a consciência do sentido da ação de ambas as esferas que estão em jogo. • Sentido da ação – quem determina é o indivíduo.

  4. AÇÃO SOCIAL • Ação cujo sentido é orientado para o outro, independente se ela é para o bem ou para o mal • A ação não implica uma reciprocidade de sentidos, o outro pode até não saber sobre a ação. Existem 4 tipos de ação: - Tradicional – Afetiva – Ação Racional com Relação aos Valores – Ação Racional com Relação aos Fins.

  5. Ação Tradicional - é aquela que o indivíduo toma de maneira automática, sem pensar para realizá-la. • Ação Afetiva - implica uma maior participação do agente, mas são respostas mais emocionais que racionais. Ex.: relações familiares. Segundo Weber, estas duas primeiras ações sociais não interessam à sociologia.

  6. Ação Racional com Relação aos Fins: A ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é, então, racionalmente buscado. Há a escolha dos melhores meios para se realizar um fim; * Ex.: Como posso entender sociologia e ir bem na prova para passar?

  7. Ação Racional com Relação aos Valores: Esta ação não é orientada por uma finalidade, mas o valor, seja este ético, religioso, político ou estético; • Ex.: não se alimentar de carne, orientado por valores éticos, políticos e ambientais.

  8. DOMINAÇÃO É uma condição da sociedade – todas as esferas estão marcadas por algum tipo de dominação: • LEGITIMAÇÃO TRADICIONAL: a autoridade é, pura e simplesmente, suportada pela existência de uma fidelidade tradicional; o governante é o patriarca ou senhor, os dominados são os súditos e o funcionário é o servidor. Ex.: O patriarcalismo é o tipo mais puro desta dominação. Presta-se obediência à pessoa por respeito, em virtude da tradição de uma dignidade pessoal que se julga sagrada. Todo o comando se prende intrinsecamente a normas tradicionais (não legais) ao meu ver seria um tipo de “lei moral”.

  9. LEGITIMAÇÃO CARISMÁTICA: a autoridade é suportada, graças a uma devoção afetiva por parte dos dominados. Ela assenta sobre as “crenças” transmitidas por profetas, o “reconhecimento” que pessoalmente alcançam os heróis. A obediência a uma pessoa se dá devido às suas qualidades pessoais. E.: A popularidade de um líder serve para convencer o povo.

  10. BUROCRACIA: crença na legalidade de uma ordem. A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas;

  11. ESTAMENTO Está ligado à esfera social, que é capaz de gerar comunidade. • É um grupo social cuja característica principal é a consciência do sentido de pertencimento ao grupo. • A luta por uma identidade social é o que caracteriza um estamento. A luta na esfera social é para saber qual estamento vai dominar.

  12. galizacig.org

More Related