1 / 10

Programa Nascer Cidadão

Programa Nascer Cidadão. Programa Nascer Cidadão. A nova geração “ Nascer Cidadão ” é um projecto SIMPLEX 2007, realizado e executado por serviços públicos do Ministério da Justiça, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e do Ministério da Saúde:

Download Presentation

Programa Nascer Cidadão

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Programa Nascer Cidadão

  2. Programa Nascer Cidadão • A nova geração “Nascer Cidadão” é um projecto SIMPLEX 2007, realizado e executado por serviços públicos do Ministério da Justiça, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e do Ministério da Saúde: • Direcção-Geral dos Registos e do Notariado; • Instituto das Tecnologias de Informação na Justiça; • Instituto da Segurança Social; • Instituto de Gestão Informática e Financeira da Saúde.

  3. Programa Nascer Cidadão Vantagens • O registo do nascimento das crianças é realizado no hospital/maternidade, eliminando deslocações à conservatória do registo civil, tornando-se mais fácil, mais rápido e mais cómodo para os pais; • A inscrição da criança na Segurança Social e no Serviço Nacional de Saúde passa a ser imediata, tornando os sistemas de protecção social mais próximos dos cidadãos — basta o registo do nascimento para que a inscrição nestes sistemas sociais se efectue automaticamente; • A detecção de crianças em situação de risco social torna-se mais eficaz.

  4. Programa Nascer Cidadão Como registar o nascimento? • Para registar a criança basta: • Escolher o nome da criança (no máximo dois nomes próprios e quatro apelidos); • Escolher a naturalidade da criança (pode ser a freguesia do concelho da maternidade ou a freguesia do concelho da residência habitual da mãe); • Apresentar os documentos de identificação dos pais; • Um funcionário do registo civil com acesso directo à aplicação informática do registo civil lavra imediatamente o assento de nascimento e entrega aos pais o documento comprovativo. • O registo do nascimento é gratuito, não havendo lugar ao pagamento de qualquer montante.

  5. Programa Nascer Cidadão Registar o nascimento de uma criança estrangeira Se se tratar de uma criança estrangeira, os pais devem compor o nome de acordo com a lei da sua nacionalidade. Basta apresentar um documento emitido pela embaixada/consulado autorizando o nome.

  6. Programa Nascer Cidadão Entrevista ao casal Fernandes O casal Fernandes tem duas filhas. A primeira nasceu em 2004 e foi registada segundo método tradicional; a segunda nasceu em 2008 e foi registada ao abrigo do programa Nascer Cidadão. Este casal concordou em dar-nos uma entrevista, relatando as duas experiências. Registo de nascimento em 2004 P - Em que estabelecimento de saúde nasceu a vossa 1ª filha? R - Hospital de São Bernardo em Setúbal. P - Para registar a vossa filha qual o procedimento que tiveram de seguir? R - Pedir a declaração de nascimento na Secretaria do Hospital e realizar o registo propriamente dito na Conservatória do Registo Civil da nossa área de residência. P - Que documentos vos foram solicitados no Hospital? R - Os bilhetes de Identidade.

  7. Programa Nascer Cidadão Entrevista ao casal Fernandes (cont.) Registo de nascimento em 2004 (cont.) P - Que documento vos foi fornecido no Hospital? R - A declaração do nascimento da bebé em nome da mãe, pois era a pessoa que estava registada no Hospital. P - E na Conservatória? R - O Boletim de nascimento. Este documento continha somente o nome da bebé, o sexo, a filiação, a naturalidade (ficando registada como natural do concelho da área de residência dos pais e não do Hospital) e a data do nascimento. P - Como avalia este serviço? R - Demorado, pois existia a duplicação de declarações e tivemos que nos dirigir a dois lugares para realizar o registo.

  8. Programa Nascer Cidadão Entrevista ao casal Fernandes (cont.) Registo de nascimento em 2008 P - Em que estabelecimento de saúde nasceu a 2ª filha? R - Hospital D. Estefânia em Lisboa P - Estavam já informados de que poderiam registar os vossos filhos no próprio estabelecimento de saúde em que nasceram? R - Sim, Previamente tínhamos obtido essa informação junto do Hospital durante as consultas de rotina antes do parto. P - Onde se dirigiram? Que documentos vos foram solicitados? R - Ao balcão do registo civil devidamente identificado no Hospital. Os Bilhetes de Identidade. P - Têm ideia do tempo que demorou o procedimento? R - Cerca de 20 minutos.

  9. Programa Nascer Cidadão Entrevista ao casal Fernandes (cont.) Registo de nascimento em 2008 (cont.) P - Que documento vos foi entregue? Era definitivo? R - Documento comprovativo da realização do registo. Sim. P - Tiveram algum contratempo com estes documentos? R - Sim. Na Repartição de Finanças da nossa área de residência, que insistia na necessidade de exibirmos certidões de nascimento emitidas pela Conservatória para requerermos os cartões de contribuinte das crianças. Fomos obrigados a explicar tratar-se de um novo projecto em que as competências do registo civil ao nível do registo dos nascimentos passaram a poder ser exercidos logo nas maternidades. P - Como avaliam este serviço? R - Uma medida desburocratizante, útil e prática.

  10. Programa Nascer Cidadão Para mais informações ...consultar os sites

More Related