1 / 20

Relatividade de Einstein

Relatividade de Einstein. Éter ou não éter. Onde se propaga a luz? Como diferem a luz e o som? Como varia a velocidade da luz com a velocidade do observador? A experiência de Michelson-Moreley. Dificuldades com o grupo de Galileu. Então e o éter?. A experiência de Michelson-Moreley.

kioko
Download Presentation

Relatividade de Einstein

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Relatividade de Einstein

  2. Éter ou não éter... • Onde se propaga a luz? • Como diferem a luz e o som? • Como varia a velocidade da luz com a velocidade do observador? • A experiência de Michelson-Moreley. • Dificuldades com o grupo de Galileu. • Então e o éter?

  3. A experiência de Michelson-Moreley Diferenças de tempo= Diferença de fase Interferómetro: Medida extremamente precisa

  4. Ach so! Detalhes... Vêlocidade da luz sêrr independente da vêlocidade do observadorr! Mas experimentalmente não se observa diferença!

  5. Referencial S’ Referencial S Referenciais de novo... Leis da Física devem sêrr as mesmas parra tôdos os rêfêrrênciais de inêrrcia! (Mêcânica ê Êlêctromagnetismo)

  6. Referencial S’ Referencial S Dilatação do tempo

  7. Resposta: O tempo que um  demora apercorrer 1920 m é (no referencial do laboratório) No referencial próprio do  isto corresponde a Exemplo: Uma partícula  tem uma vida média em repouso de 1.53×10-6 s. Estas partículas encontram-se facilmente nos raios cósmicos com velocidades da ordem de 0.992 c. Em quanto tempo percorrem a distância de 1920 m do ponto de vista do referencial próprio do muão?

  8. Referencial S’ Referencial S Contracção do espaço Dilatação do tempo 

  9. Referencial S’ ReferencialS O ? O grupo de Lorentz Galileu: k = a = 1 b = 0 O ponto x’ = 0 de S’ corresponde ao ponto x = vt de S

  10. Usando as novas relações entre x, x’,t e t´ Resolvemos este sistema de 3 equações para obter k, a e b

  11. Grupo de Lorentz

  12. A distância é um invariante A distância é um invariante Invariantes

  13. Referencial S Referencial S’ ? Lei da adição de velocidades

  14. ? Como abordar o problema: Dividir

  15. A dição de velocidades OK!

  16. E as acelerações?

  17. Exemplo 1: A vida média de um + no seu referencial próprio é 2.510-8 s. Num feixe de mesões + com a velocidade 0.99 c, qual é a distância média que percorrem no laboratório antes de decair? Qual seria essa distância se os efeitos relativistas não existissem? O + está em repouso Resposta: • No referencial do+: • formação do + : (x’,y’,z’,t’)=(0,0,0,0) • desintegração do + : (0,0,0,t’=2.5 10-8 ) Grupo de Lorentz • No referencial do laboratório: • formação do +: (xi,yi,zi,ti) • desintegração do +: (xf,yf,zf,tf)

  18. O Atenção à velocidade relativa! O Dilatação do tempo! Não relativista:

  19. Um foguete tem um comprimento L=600m medida em repouso na Terra. Ele move-se directamente para longe da Terracom uma velocidade constante. Um sinal radar é enviado da Terra e reflecte-se em instrumentos colocados na cauda e no nariz do foguete. O sinal reflectido da cauda é detectado na Terra 200 s depois da emissão e o que vem do nariz 17.410-6 tarde. Calcule a distância e velocidade do foguete em relação à Terra. Exemplo 2: Resposta: 1ª parte: A velocidade do impulso é 3108 V~c!!

  20. Lorentz: Do cálculo anterior: A distância R tem o mesmo valor, claro!

More Related