1 / 12

PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: PNAN 10 ANOS

PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: PNAN 10 ANOS. Política Nacional de Alimentação e Nutrição , A vanços, Perspectivas e Desafios. OBJETIVO.

kobe
Download Presentation

PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: PNAN 10 ANOS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROPOSTA PARA REALIZAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NO SUS: PNAN 10 ANOS Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Avanços, Perspectivas e Desafios.

  2. OBJETIVO Realizar a avaliação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição - PNAN e propor diretrizes para a reformulação, considerando os dez anos de implementação no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS.

  3. EIXOS TEMÁTICOS Determinantes e condicionantes socioeconômicos da situação de saúde e nutrição da população brasileira; Processo de implementação, avanços e desafios do conjunto das diretrizes da Política Nacional de Alimentação e Nutrição; Articulação intersetorial entre o Sistema Único de Saúde - SUS e o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN; Contexto de transição epidemiológica, nutricional e demográfica, reformas institucionais do SUS, diretrizes do Pacto pela Saúde, fortalecimento da atenção básica com expansão da Estratégia saúde da família, implantação dos Núcleos de apoio à saúde da família, grau de institucionalização das áreas técnicas de alimentação e nutrição nas três esferas de gestão do SUS, implementação dos territórios integrados de assistência à saúde.

  4. CRONOGRAMA Dia 25/02/2010 - Apresentação da proposta do Seminário na reunião do CES da Bahia e definição da Comissão Organizadora; Dia 01/03/2010 - sugestão de data para Reunião da Comissão para programar o Seminário Estadual. Dias 07 e 08/04/2010 – Proposta de data para realização do Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição no SUS da Bahia, local a ser definido pela comissão; Até 10/04/2010 – Realização dos eventos estaduais; Até 15/04/2010 – Pré-credenciamento de representantes estaduais; Até 23/04/2010 - Recebimento das propostas oriundas dos eventos estaduais; De 08 a 10/06/2010 – Realização da etapa nacional em Brasília.

  5. PROCESSO ORGANIZATIVO(Roteiro para Organização dos Seminários Estaduais – Ofício circular N°07/SE/CNS/GM/MS) A comissão organizadora: orientação de que seja composta por membros do Conselho Estadual de Saúde, Área Técnica de Alimentação e Nutrição e CIAN. Sugerimos ainda o Centro Colaborador Nordeste II/UFBA/MS. A comissão organizadora é responsável pelas seguintes atividades: Organizar a infra-estrutura necessária a realização do evento; Convocar e publicizar o Seminário Estadual;; Disponibilizar o documento-base, que subsidiará as discussões do seminário.

  6. Realizar as inscrições para o evento; Registrar em ata: a) Lista de presença dos participantes do seminário; b) Os representantes estaduais para a etapa nacional. Encaminhar para a coordenação nacional: a) A relação dos nomes dos representantes estaduais, conforme ficha de inscrição; b) Encaminhar as propostas para a comissão de relatoria nacional. PROCESSO ORGANIZATIVO(Roteiro para Organização dos Seminários Estaduais – Ofício circular N°07/SE/CNS/GM/MS)

  7. PÚBLICO ALVO Conselheiros estaduais e municipais de saúde; Conselheiros estaduais de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA); Entidades da sociedade civil; Entidades de trabalhadores de saúde; Membros do colegiado de gestão regional; Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Nordeste II/UFBA/MS;

  8. PÚBLICO ALVO Entidades dos trabalhadores nutricionistas (Conselho Regional de Nutrição/5ªRegião, Associação e Sindicato de Nutricionista); Gestor estadual e municipal da Política de Alimentação e Nutrição (Área Estadual, Regional e Municipal de Alimentação e Nutrição, especialmente os municípios que recebem o Fundo de Alimentação e Nutrição/MS); Gestores Estaduais de Saúde (CONASS) (Vig. Sanitária, Vigilância Ambiental, Promoção da Saúde, Vigilância Epidemiológica, Coordenação Ciclos de Vida, Coordenação de Políticas da Igualdade, Coordenação de Rede Própria/Hospitalar);

  9. PÚBLICO ALVO Gestores Municipais de Saúde (COSEMS); Especialistas em políticas públicas da saúde e alimentação e nutrição Outros: Universidades/ faculdades na área de nutrição); Conselho Estadual de Alimentação Escolar; Escola de Formação Técnica do SUS.

  10. QUORUM MÍNIMO DA ETAPA ESTADUAL O Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição deve ter no mínimo 25 (vinte e cinco) participantes, distribuídos entre os segmentos de usuários, trabalhadores e gestores. Sugestão de 100 participantes da Bahia. O quorum mínimo qualifica o Estado para exercer o direito de encaminhar as propostas e indicar os representantes para a etapa nacional.

  11. REPRESENTANTES DOS ESTADOS Cada Estado terá o direito de indicar 4 (quatro) representantes para participar da etapa nacional, eleitos entre os participantes do seminário estadual, para os quais serão custeadas as despesas de transporte, alojamento e alimentação. Para a escolha dos representantes estaduais orientamos a proceder conforme o descrito na Lei Federal nº 8142, de 28/12/90 e da Resolução CNS Nº 333, de 04/11/2003, que define os segmentos representativos que configuram a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde. A participação dos usuários deve ser paritária em relação aos outros segmentos.

  12. INFORMAÇÕES Conselho Estadual de Saúde - Ba E-mail: elisabete@saude.ba.gov.br sesab.ces@saude.ba.gov.br Fone: (71) 3115-4318 Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SESAB (ATAN) Sônia Costa, Cláudia Montal, Maiza Brito e Silvana D’Innocenzo E-mail: atansesab@gmail.com Fone: (71) 3115-4382 / 4284 Fax: (71) 3115-4203

More Related