1 / 21

PROJETO: CENTRO VOCACIONAL DE SILVICULTURA VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL

PROJETO: CENTRO VOCACIONAL DE SILVICULTURA VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL. PROPONENTE NOME: Prefeitura Municipal de Lajeado PREFEITA: Carmen R. P. Cardoso ELABORAÇÃO: Cláudia A. Schneider - Bióloga Elisete M. de Freitas - Bióloga Centro Universitário UNIVATES.

lanai
Download Presentation

PROJETO: CENTRO VOCACIONAL DE SILVICULTURA VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. PROJETO: CENTROVOCACIONAL DE SILVICULTURA VALE DO TAQUARI, RIO GRANDE DO SUL

  2. PROPONENTENOME: Prefeitura Municipal de LajeadoPREFEITA: Carmen R. P. CardosoELABORAÇÃO:Cláudia A. Schneider - Bióloga Elisete M. de Freitas- Bióloga Centro Universitário UNIVATES

  3. Beneficiados* AFLOVAT – Associação dos Produtores e Comerciantes de Flores e Plantas Ornamentais do Vale do TaquariAtuação: Fornecimento de mudas para cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais.* Prefeitura Municipal de ArvorezinhaAtuação: Produção de mudas de Erva-mate para cultivo, beneficiamento e posterior exploração comercial. * UniplantAtuação: Produção e comercialização de mudas de espécies florestais nativas ou exóticas.

  4. Beneficiados * Prefeitura Municipal de Santa Clara do SulAtuação: Fornecimento de mudas para cultivo de flores em estufa e posterior comercialização. * Prefeitura Municipal de TaquariAtuação: Fornecimento de mudas de espécies florestais nativas ou exóticas. * Prefeitura Municipal de Roca SalesAtuação: Fornecimento de mudas para cultivo de flores em estufa e posterior comercialização.

  5. OBJETIVO GERAL- Avaliar, estimular e profissionalizar a produção ambientalmente correta de produtos silviculturais, madeiráveis ou não, * através da implantação de um Centro Vocacional de Silvicultura (CVS), * visando promover o desenvolvimento social e econômico sustentável de pequenas propriedades rurais, bem como, o incremento do abastecimento do mercado, regional, nacional e internacional.

  6. Objetivos Específicos/Metas:- Construção do Centro Vocacional de Silvicultura (CVS) para a difusão e aplicação de técnicas ambientalmente corretas para a produção de mudas de espécies vegetais silviculturais, madeiráveis ou não;

  7. Objetivos Específicos/Metas- Possibilitar o acesso dos pequenos produtores da região à mudas de qualidade, possibilitando a implantação de atividades econômicas alternativas (produção de espécies nativas e exóticas de flores, plantas medicinais, plantas condimentares e de erva-mate);- Estabelecer protocolos para a micropropagação de espécies madeiráveis ou não, nativas e exóticas de interesse comercial;

  8. Objetivos Específicos/Metas - Produzir mudas de qualidade que garantam o aumento da produtividade em menor período de tempo, adaptadas às condições climáticas da região e geradoras de baixo impacto ambiental(técnicas de micropropagação)

  9. Objetivos Específicos/Metas:- Possibilitar aos pequenos produtores rurais da região e do Estado, o acesso às tecnologias de produção silvicultural, com alta viabilidade ambiental e econômica;- Reduzir o avanço da ação antrópica sobre os fragmentos de floresta nativa na região, garantindo a sua preservação.

  10. Objetivos Específicos/Metas- Estabelecer normas de manejo adequado para áreas florestadas, incentivando os produtores a adotarem técnicas inovadoras de produção silvicultural de espécies madeiráveis ou não;

  11. Objetivos Específicos/Metas: - Treinar, formar e reciclar mão-de-obra na área de manejo vegetal;- Formação de áreas demonstrativas de plantios estimulando a disseminação e o uso sustentável de cultivos de espécies vegetais nativas e plantadas.

  12. Justificativa * Inúmeras propriedades rurais do Estado e do país encontram-se inativas – no Vale do Taquari, 10.000 propriedades rurais estão inativas. * No Vale do Taquari, a atividade da silvicultura (florestas comerciais, erva-mate, floricultura) vem crescendo, sendo praticada por pequenos agricultores.

  13. Justificativa * O Vale do Taquari conta com livre estrutura de transporte, favorecida pelas rodovias que a atravessam e pelo rio Taquari, além da experiência com a exportação. * Desigualdade na produção de madeira - grandes empresas são detentoras das tecnologias de produção de mudas de qualidade.

  14. Justificativa * O pequeno produtor realiza o plantio de mudas de menor valor e qualidade, o que reduz a produção e a possibilidade de qualificar a sua produção. * Necessidade de buscar alternativas para aumentar a produção do pequeno produtor. * A clonagem possibilita a produção em massa de plantas com as características selecionadas e assegura maior rendimento do processo de produção em todas as suas etapas. * No entanto, uma minoria de produtores têm acesso a estas mudas e por preços elevados.

  15. Justificativa * Crescimento acentuado do comércio de flores, erva-mate e o surgimento de um novo mercado centrado na extração de essências vegetais, tanto para a indústria farmacêutica, como alimentícia e de cosméticos. * Produção de erva-mate (nativa) na região do Vale do Taquari não atende a demanda do mercado. * Possibilidade de passar a utilizar espécies nativas para a exploração madeireira, para a produção de flores e para a extração de essências.

  16. Metodologia • O CVS servirá de centro de reunião e difusão de metodologias relacionadas à produção de mudas diversas por técnicas de micropropagação; • Desenvolvimento de experimentos para a definição das técnicas de micropropagação adequadas para o cultivo de diferentes espécies (nativas e exóticas, madeiráveis ou não) • Divulgação dos resultados obtidos nos experimentos em cursos e participação em eventos; • Parceria com outras instituições de ensino e pesquisa.

  17. Interação do Centro Vocacional O CVS terá duas funções básicas a cumprir: * Produção de mudas das espécies selecionadas através da realização de experimentos em laboratório; * A capacitação dos produtores rurais da Região para a adoção de formas inovadoras de produção.

  18. Interação do Centro Vocacional Entre a Academia e produtores rurais: - Participação de pesquisadores, bolsistas, estagiários e de alunos dos cursos de áreas afins no desenvolvimento de experimentos; - Atividades de capacitação a serem oferecidas aos produtores rurais e outros interessados.

  19. Capacitação - Treinamentos na forma de cursos e seminários para trabalhadores do campo, técnicos de nível médio, profissionais e graduandos de áreas afins. • Estágios supervisionados (alunos de graduação das áreas afins inclusive de outras instituições de ensino e pesquisa).

  20. Resultados esperados - Capacitar trabalhadores/profissionais; - Gerar empregos; - Otimizar o processo de produção de mudas de espécies madeiráveis ou não; - Promover a inclusão social; - Promover a auto-sustentabilidade de propriedades rurais do Vale; - Aumentar o valor agregado dos produtos produzidos; - Implantar novas alternativas econômicas.

  21. OBRIGADA!!!

More Related