1 / 12

CP 5 GLOBALIZAÇÃO

CP 5 GLOBALIZAÇÃO. Ambiental Social Económica. INDICE. INTRODUÇÃO 1.1 Globalização Ambiental 1.2 Globalização Social 1.3 Globalização Económica CONCLUSÃO 3. BIBLIOGRAFIA 4. ACTIVIDADE. 1. O que é Globalização? .

nancy
Download Presentation

CP 5 GLOBALIZAÇÃO

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CP 5 GLOBALIZAÇÃO Ambiental Social Económica

  2. INDICE • INTRODUÇÃO 1.1 Globalização Ambiental 1.2 Globalização Social 1.3 Globalização Económica • CONCLUSÃO 3. BIBLIOGRAFIA 4. ACTIVIDADE

  3. 1. O que é Globalização? Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre. Alguns falam em “aldeia global”, pois parece que o planeta está a ficar menor e todos se conhecem(assistem a programas semelhantes na TV, ficam a saber no mesmo dia o que ocorre no mundo inteiro).

  4. 1.1 AMBIENTAL Antes do desenvolvimento da indústria moderna, a natureza dominava a vida humana, embora as actividades humanas também deixassem marcas na natureza. Entretanto, actualmente, as agressões humanas ao ambiente são intensas e há poucos processos naturais não influenciados pela actividade humana. A terra cultivável é utilizada para a produção agrícola. A “natureza selvagem” é explorada através do turismo. As indústrias exigem cada vez mais recursos energéticos e matérias-primas, o que é limitado pela natureza. Até mesmo o clima mundial foi afectado pelo desenvolvimento global da indústria. Portanto, o progresso tecnológico é imprevisível, são os chamados(riscos invisíveis).

  5. 1.2 SOCIAL As sociedades do mundo estão em processo de globalização desde o início da História. Mas o processo histórico a que se denomina Globalização é bem mais recente, datando (dependendo da conceituação e da interpretação) do colapso do bloco socialista e o consequente fim da Guerra Fria (entre 1989 e 1991), do refluxo capitalista com a estagnação económica da URSS (a partir de 1975) ou ainda do próprio fim da Segunda Guerra Mundial.As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na electrónica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridação entre culturas populares locais e uma cultura de massa universal.

  6. 1.3 ECONÓMICA A Economia Mundial e a Globalização A globalização é o fenómeno mais recente da economia capitalista mundial. É o resultado da evolução da técnica e da ciência, da eficiência dos meios de transportes e comunicações e da construção de instituições supranacionais que lhe dão sustentação, como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e os diversos blocos económicos regionais que, há pouco mais de uma década, estão em processo de consolidação. Caracteriza-se pela liberdade de circulação de mercadorias, capitais e serviços entre os países.           Hoje, mais do que nunca, o mercado é controlado pelas grandes corporações multinacionais, que têm investimentos espalhados pelos cinco continentes, e o Estado acaba sendo um instrumento de expressão dessas corporações.           O mundo globalizado definiu uma nova organização do espaço geográfico, com impacto em todas as regiões do mundo, ampliando as diferenças entre os países desenvolvidos e subdesenvolvimento e entre as classes sociais no interior de cada um deles. As conquistas técnicas e científicas promovidas por essa nova fase do capitalismo mundial ficaram fora do alcance de muitos.          As regras da OMC têm por objectivo promover maior fluxo de mercadorias e serviços entre os países que dela fazem parte, principalmente pela redução das barreiras tarifárias, já que a globalização exige mercados mais abertos à circulação de bens e serviços.              Quando defendem os seus interesses económicos, os países desenvolvidos estão a garantir, sobretudo, espaço para a expansão das corporações multinacionais. Já os subdesenvolvidos disputam seus investimentos, abrindo seus mercados, reduzindo ou isentando o pagamento de impostos, doando terrenos com todas as estruturas necessárias como transportes, comunicação, saneamento, etc., para atrair a instalação de filiais dessas grandes corporações.

  7. 2. CONCLUSÃO O planeta tornar-se-á numa NAÇÃO e um único idioma prevalecerá sobre todos os demais idiomas, que continuarão a existir como dialectos ou línguas mortas... O processo já começou com a Comunidade Económica Europeia, com o Mercosul, G-7, G-20 e logo teremos a Comunidade Africana, etc. A marcha é irreversível e todos os obstáculos serão removidos. A eleição de um afro-americano para Presidente dos EUA mostra o ritmo acelerado dessa caminhada...

  8. 3. BIBLIOGRAFIA • http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080424175731AAPWl34 • http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=1889 • http://www.geomundo.com.br/geografia-30199.htm • http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20081110031841AAhL59h

  9. 4. ACTIVIDADE • Preencher as cruzadas de acordo com o número indicado. • 1 - A união de países em busca de fortalecer suas economias por meio da ajuda e da integração económica. • 2 - Bloco económico formado pelos países: Canadá, Estados Unidos e México. • 3 - Bloco económico formado actualmente por 27 países do continente europeu. • 4 - Bloco económico formado por Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. • 5 - Tendência de os países integrarem-se economicamente, tornando as barreiras alfandegárias mais maleáveis para que as mercadorias tenham maior e mais rápida circulação. No entanto, tem feito países ricos ficarem mais ricos e os pobres, mais pobres. • 6 - Elevada taxação que produtos de países pobres sofrem para entrar nos mercados dos países ricos. • 7 - Manifestações ocorridas contra a globalização económica. • 8 – Na época da guerra fria existia uma economia bipolar. Hoje, são reconhecidos três pólos de poder, sendo apresentada um novo tipo de economia. • 9 – Continente de principal área de influência exercida pelos EUA. • 10 – Denominação dada aos países onde a agricultura é bastante mecanizada e produtiva, e sectores como educação e saúde recebem grandes investimentos. • 11 – Um dos factores que se relacionam ao desenvolvimento de um país é o tipo de colonização por qual passou. Nos países ricos houve que tipo de colonização? • 12 – Qual é a denominação dada aos países subdesenvolvidos que entraram no processo de industrialização e tiveram grandes avanços económicos? • 13 – Denominação dada aos países que são descapitalizados, pois pagam juros altos de dívida externa, exportam produtos agrícolas e minerais, cujo preço é baixo no mercado internacional. • 14 – Este índice é um problema grave dos países pobres, pois sem a educação o povo não tem perspectiva, permanecendo sem qualificação, ganhando baixos salários e apresentando baixo padrão de vida. • 15 – A maior parte dos países subdesenvolvidos do planeta localizam-se no Hemisfério Sul, por isso eles recebem também outro tipo de denominação.

  10. INTERVENIENTES • Formandos: • Carlos Manuel Alexandre Ferreira • José Manuel Oliveira Ferreira • José Vítor Nogueira Santos

More Related