1 / 16

Texto Básico

Texto Básico. “E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Marcos 10.48. Introdução.

nigel-davis
Download Presentation

Texto Básico

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Texto Básico “E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!” Marcos 10.48

  2. Introdução Graça quer dizer alegria e favorecimento. “É um ato de clemência do poder público que favorece individualmente a um condenado em definitivo por um crime; anistia; indulto. Na teologia é a mercê concedida por Deus a uma pessoa; milagre” (Dic. Aurélio). Na Bíblia, significa que diante de Deus nós somos vis pecadores, indignos da presença do Pai, mas, por sua misericórdia, Ele nos ama e nos recebe como filhos adotivos (Mt.5:45; Lc.15:22-24).

  3. Questões 1. A situação do homem perante Deus. Duas verdades são aqui destacadas: a) Marcos 7.15 – De onde vem a contaminação para o ser humano? A contaminação do ser humano vem de dentro e não de fora A verdadeira espiritualidade não é ritual nem cerimonial, mas procede da sinceridade do coração. Esse preceito de Jesus tem duas implicações: (1) Jesus refuta a idéia de que o homem é produto do meio. O mal não vem de fora, mas de dentro. O mal não está no ambiente, mas no coração.

  4. (2) Jesus refuta a idéia de que o ritualismo externo pode nos tornar agradáveis aos olhos de Deus. Lavar as mãos ou purificar utensílios não nos torna limpos aos olhos de Deus. b) Marcos 7.14,16 – O que devemos afiar para termos uma espiritualidade correta? Em vez de purificações cerimoniais devemos afiar nosso entendimento e nossos ouvidos. Em vez de ser um prisioneiro do legalismo farisaico, Jesus exorta a multidão a ter uma espiritualidade governada pelo entendimento da verdade de Deus. 2. As conseqüências da contaminação humana. Jesus ensina duas verdades essenciais: a) Marcos 7.18-20 – Com o que tem a ver a verdadeira pureza? A verdadeira pureza tem a ver com o coração e não com o estômago.

  5. Jesus está acabando com a paranóia da religião legalista das listas intermináveis de pode e não pode. Não podemos considerar impuro o que Deus tornou puro (At 10.15). b) Marcos 7.21-23 – De onde procedem os grandes males da sociedade? Os grandes males da sociedade procedem do coração e não do ambiente externo. Jesus aponta o coração como a fonte dos sentimentos, aspirações, pensamentos e ações dos homens. Marcos cita doze pecados que brotam do coração: Prostituição, Furtos, Homicídios, Adultérios, Avareza, Malícias, Dolo, Lascívia, Inveja, Blasfêmia, Soberba e Loucura.

  6. 3. A providência do criador para o resgate da humanidade: a) Marcos 10.45 – Para que o Filho do Homem, Jesus, veio ao mundo? O Filho do Homem, Jesus, veio dar a sua vida em resgate por muitos. A figura do resgate implica a libertação por pagamento de um preço, e deve ser compreendida à luz de outras declarações de Jesus, que sugerem que a alma humana possa tornar-se perdida. 4. O discípulo sabe o valor inestimável da vida. Três fatos devem ser aqui destacados: a) Marcos 8.36 – Com o dinheiro se pode comprar a bem-aventurança eterna? O dinheiro não pode comprar a bem-aventurança eterna.

  7. Transigir com os absolutos de Deus, vender a consciência e a própria alma para amealhar riquezas é uma grande tolice. b) Marcos 8.36 – Onde está o maior valor, nas riquezas ou na salvação da alma? A salvação da alma vale mais que riquezas. É melhor ser salvo do que ser rico. A riqueza só pode nos acompanhar até o túmulo, mas a salvação será desfrutada por toda a eternidade. c) Marcos 8.37 – Pode ser reparada a perda da alma? Qual o valor da alma? A perda da alma é uma perda irreparável. O dinheiro se ganha e se perde. Mesmo depois de perdê-lo, é possível readquiri-lo. Contudo, quando se perde a alma, não tem como reavè-la.

  8. 5. O significado da graça de Deus. Analisaremos a seguir algumas passagens do Evangelho de Marcos sobre a Graça de Deus: a) Marcos 12:41-44 – A pequena oferta da viúva revela que o homem não pode oferecer qualquer coisa a Deus em troca de um favor divino. Contudo, fica claro que o Senhor valoriza, sim, o amor sacrificial, e não a quantia que se possa oferecer. Então, o que é a graça de Deus? A graça de Deus é a resposta dada por Deus à necessidade do ser humano. A graça de Deus é a resposta dada por Deus à necessidade do ser humano. O que é desprezível aos olhos humanos, é grandioso aos olhos de Deus.

  9. b) Marcos 13:20 – Qual o ensino desse versículo? Essa passagem ensina o cuidado de Deus com seus eleitos. O próprio Deus faz uma intervenção abreviando esse tempo por amor dos eleitos. A promessa feita por Deus aqui inclui a idéia de preservação. Por causa dos eleitos, propriamente o povo de Deus, conforme Mc.13:22,27. Estes estarão seguros da investida dos falsos cristos e falsos profetas e serão ajuntados pelos anjos de todas as extremidades da terra, no dia final da volta de Cristo. Os benefícios que recebemos de Deus, por ser Ele o que é, são chamados nas Escrituras de misericórdias. Esse fato enseja-nos algumas lições importantes: a) Deus tem os seus eleitos. – A Igreja de Deus é o povo escolhido antes dos tempos eternos (2Tm 1.9). b) Deus poupa seus eleitos. – Deus abreviou essa grande tribulação por amor aos seus eleitos. c) Os eleitos de Deus não podem perecer (Mc 13.22). O anticristo pode até matá-lo, mas mesmo que eles morram, os eleitos vencerão (Ap 12.11).

  10. c) Marcos 10:46-48 – Cristo é a fonte da Vida. Logo, o pecador precisa como Bartimeu: (1) Ouvir (v.47a), já que não vê (cf. 2 Co.4:4; Rm.10:1-4); (2) Clamar (v.47b), o que mostra a sua fé (Rm.10:13); (3) Apelar para a compaixão de Cristo (v.47c), ao perceber sua miséria (Lc.18:9-14); (4) Crer em Jesus como Rei e Salvador (v.48), assim expressa João (Jo.20:31); (5) Ir ter com Jesus (v.50), como fez o filho pródigo (Lc.15:20); (6) Seguir a Cristo (v.52), como Jesus exigiu do jovem rico (Mc.10:21). Quais são as exigências requeridas por Deus para conceder a salvação ao ser humano? São estas as exigências requeridas por Deus para a salvação do ser humano: Ouvir a Palavra (Rm.10:17); Invocar o Senhor (Rm.10:13); Esperar em Cristo (Rm.10:11); Crer em Jesus como Rei e Salvador (Rm.10:9); Olhar somente para Jesus (Rm.10:10); Seguir a Cristo (Mc.10:21).

  11. O próprio Deus faz uma intervenção abreviando esse tempo por amor dos eleitos. A promessa feita por Deus aqui inclui a idéia de preservação. Por causa dos eleitos, propriamente o povo de Deus, conforme Mc.13:22,27. Estes estarão seguros da investida dos falsos cristos e falsos profetas e serão ajuntados pelos anjos de todas as extremidades da terra, no dia final da volta de Cristo. Os benefícios que recebemos de Deus, por ser Ele o que é, são chamados nas Escrituras de misericórdias. Esse fato enseja-nos algumas lições importantes: a) Deus tem os seus eleitos. – A Igreja de Deus é o povo escolhido antes dos tempos eternos (2Tm 1.9). b) Deus poupa seus eleitos. – Deus abreviou essa grande tribulação por amor aos seus eleitos. c) Os eleitos de Deus não podem perecer (Mc 13.22). O anticristo pode até matá-lo, mas mesmo que eles morram, os eleitos vencerão (Ap 12.11).

  12. d) Marcos 10:46-48 – Cristo é a fonte da Vida. Logo, o pecador precisa como Bartimeu: (1) Ouvir (v.47a), já que não vê (cf. 2 Co.4:4; Rm.10:1-4); (2) Clamar (v.47b), o que mostra a sua fé (Rm.10:13); (3) Apelar para a compaixão de Cristo (v.47c), ao perceber sua miséria (Lc.18:9-14); (4) Crer em Jesus como Rei e Salvador (v.48), assim expressa João (Jo.20:31); (5) Ir ter com Jesus (v.50), como fez o filho pródigo (Lc.15:20); (6) Seguir a Cristo (v.52), como Jesus exigiu do jovem rico (Mc.10:21). Quais são as exigências requeridas por Deus para conceder a salvação ao ser humano? São estas as exigências requeridas por Deus para a salvação do ser humano: Ouvir a Palavra (Rm.10:17); Invocar o Senhor (Rm.10:13); Esperar em Cristo (Rm.10:11); Crer em Jesus como Rei e Salvador (Rm.10:9); Olhar somente para Jesus (Rm.10:10); Seguir a Cristo (Mc.10:21).

  13. São estas as exigências requeridas por Deus para a salvação do ser humano: Ouvir a Palavra (Rm.10:17); Invocar o Senhor (Rm.10:13); Esperar em Cristo (Rm.10:11); Crer em Jesus como Rei e Salvador (Rm.10:9); Olhar somente para Jesus (Rm.10:10); Seguir a Cristo (Mc.10:21). Bartimeu buscou a Jesus: na hora certa, a pessoa certa, com perseverança, com humildade, com desprendimento e com objetividade.

  14. e) Marcos 1:8 – A nova aliança da graça traz renovação ao povo de Deus (Jr.31:33-34; Ez.37:14) através do Filho e do Espírito, que o Filho possui em medida plena (Is.42:1;61:1). O que o Espírito Santo realiza, no coração do pecador, pela nova aliança da graça? O Espírito Santo aplica toda a obra da salvação, após convencer o pecador do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16:7-11). Poder para testemunhar o evangelho. Esse batismo é distinto de conversão. Isso é o que ensina Lucas 3.16; 24.49; At 1.4-8.

  15. Espírito Santo aplica toda a obra da salvação, após convencer o pecador do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16:7-11). João batizava com água, mas Jesus batizava com o Espírito. A água é apenas símbolo do Espírito.

  16. Para Decorar... “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” João14.6

More Related