1 / 34

CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS

CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS. DIET X LIGHT. 1º Ten OTT Aline SC Shirley D. Ibiapina Brunini. APRESENTAÇÃO. Histórico – AÇÚCAR (descoberto no final da Idade Média) Histórico – ADOÇANTES A partir dos anos 60: procurar alternativas de seu consumo para os Diabéticos e Hipertensos;

ryan-bell
Download Presentation

CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS DIET X LIGHT 1º Ten OTT Aline SC Shirley D. Ibiapina Brunini

  2. APRESENTAÇÃO • Histórico – AÇÚCAR (descoberto no final da Idade Média) • Histórico – ADOÇANTES A partir dos anos 60:procurar alternativas de seu consumo para os Diabéticos e Hipertensos; A partir dos anos 80: preocupações com Boa Forma e hábitos de vida saudável. • Alimentos para fins especiais...objetivos???

  3. ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações.

  4. Reduza o consumo de carne vermelha, comendo mais as partes magras. Dê preferência as carnes de aves e peixes (sem as peles);Diminua o consumo de queijos, dê preferência aos menos gordurosos: ricota, branco (queijo de minas) ou cottage;Substitua o leite e o iogurte integral, pelos seus equivalentes desnatados;As receitas que contém óleo podem ser facilmente adaptadas, diminua a sua quantidade ou até elimine-o completamente, que muitas vezes o sabor do prato não se altera (muito).

  5. Substitua molhos mais calóricos (maionese, cremes, etc) pelos menos calóricos, como os feitos com iogurte diet, sucos de tomates, mostarda, ou pelo menos corte as quantidades ao meio;Muitas receitas de verduras refogadas, podem ser substituidas por legumes cozidos no vapor ou em pouca água;Não refogue os seus "pratos", ponha todos os ingredientes: óleo, cebola, água e o que for necessário juntos na panela (o arroz e o feijão ficam bons feitos assim).

  6. GORDURAS AÇÚCAR COLESTEROL SÓDIO AA ou PTN CONCEITOS • ALIMENTOS MODIFICADOS • ALIMENTOS DIETÉTICOS = Isenção • ALIMENTOS LIGHT = Redução

  7. CARACTERÍSTICAS DA COMPOSIÇÃO

  8. ALIMENTOS PARA DIETAS DE CONTROLE DE PESO • Alimentos formulados e elaborados de forma a apresentarem composição definida e adequada a suprir às necessidades nutricionais do indivíduo e que sejam destinadas a prover a redução ou ganho de peso. • Estes alimentos não poderão constituir fonte exclusiva do teor nutricional da dieta.

  9. COMO ESCOLHER? • Alimentos diet ou light? A indecisão começa na prateleira dos supermercados com rótulos confusos e informações imprecisas. Com o crescimento de mais de 300% nos últimos dez anos, a industria de alimentos de baixa calorias ainda está engatinhando no Brasil. Até hoje não existe uma regulamentação precisa sobre o assunto, o que acaba confundindo muita  gente na hora de buscar a melhor opção para a dieta. ATENÇÃO: O abuso em alimentos diet ou light é o principal responsável pelo fracasso da maioria das dietas.

  10. O uso da palavra diet ou lighté feito indiscriminadamente! • Nos EUA e Europa, o diet  quer dizer sem açúcar e, por isso, recomendado para diabéticos; • Aqui, o diet acabou ganhando uma conotação negativa e associada à doença. O uso da palavra light dá a impressão do alimento menos calórico e saudável.

  11. PRODUTOS DIETÉTICOS • Nesses produtos, o açúcar é substituído por outra substância que dá o sabor doce ao alimento. Apesar de não fazerem mal ao diabético, essas substâncias contém calorias. • O Sorbitol e o Aspartame, por exemplo, são as substâncias mais usadas em produtos dietéticos.

  12. Contra-Indicações dos Adoçantes:

  13. Fonte:Organização Mundial de Saúde, através da United States Recommended Daily Allowance (USRDA). 1(*) A fenilcetonúria é uma anomalia rara que ocorre em pessoas cujo organismo é incapaz de metabolizar a fenilalanina (aminoácido existente no leite, carne, pão, etc.) e é geralmente diagnosticada após o nascimento, através do teste do pezinho. Por esta razão o consumo de aspartame é desaconselhado para gestantes. Há muita controvérsia a respeito da ingestão de aspartame porque as suspeitas de aparecimento de tumores cancerígenos, mudanças de humor e perda de memória ainda existem e estudos científicos continuam sendo feitos nos países mais desenvolvidos.

  14. FIQUE POR DENTRO • Grandes concentrações de fenilalanina no sangue podem causar dano cerebral nos portadores dessa anomalia (fenilcetonúria); • Utilize os adoçantes sempre com moderação evitando ingerir produtos diet em excesso; • Não use aspartame em alimentos quentes, pois além de perder o poder de adoçar, é possível que haja a formação de substâncias tóxicas; • O uso de qualquer adoçante dietético deve ser proibido para gestantes e lactentes. Para crianças obesas deve ser usado com moderação.

  15. ADOÇANTE NA DOSE CERTA • A dose diária recomendada (basta multiplicá-la pelo seu peso):

  16. PRODUTOS LIGHT • Eles têm menos calorias que os diet? • Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light há redução mínima de 25%. • Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida. • Ou seja, para que um produto light ou diet tenha menos calorias, é preciso que haja redução de um ingrediente calórico como carboidrato, gordura ou proteína e não de substâncias como sódio (sal light).

  17. Outra diferença importante é que os produtos light não são necessariamente indicados para pessoas com alguma doença, • No caso da Coca-coca light, ela poderia ser consumida por diabéticos já que há eliminação de açúcares. Na realidade, a Coca-Cola light também poderia ser classificada como diet, uma vez que é livre de açúcares.

  18. O problema começa com o uso destes alimentos na hora de controlar a balança, pois muita gente abusa dos alimentos menos calóricos e acaba comendo mais. Todos os produtos são bons para pacientes com obesidade, hipertensão e diabetes. Mas não significam que por serem light ou diet estão liberados para o consumo indiscriminado. Muitas vezes, um pacote de biscoito light pode ter o mesmo número de calorias de um chocolate.

  19. Além disso, alguns alimentos são naturalmente calóricos, como sorvetes e maioneses, que contém alto teor de gordura. O segredo para usar os alimentos menos calóricosé optar por uma pequena porção,  evitar a repetição excessiva, e jamais aumentar a quantidade. Não deve-se comer o dobro de um macarrão só porque ele é light.

  20. Produtos considerados diet podem apresentar mais calorias que produtos tradicionais; é o que acontece com o chocolate diet, por exemplo, ou com o bolo diet. Estes produtos são isentos de açúcar mas apresentam maiores quantidades de gordura, a fim de conferir sabor. Existem produtos light que também são diet: é o caso do iogurte natural. Este alimento é considerado light por ter reduzido teor de gordura e é diet porque não tem açúcar.

  21. Portanto, é preciso prestar mais atenção nos rótulos das embalagens para descobrir realmente a quantidade de calorias que cada produto contém, pois só isso poderá indicar em que quantidade eles podem ser consumidos!

  22. ROTULAGEM Deve conter: • A declaração do conteúdo de nutrientes (Kcal, CHO, PTN, LIP, fibras, GO trans, ...); • Ser expressa por 100g ou 100ml + porção; • Os ingredientes; • Instrução clara do modo de preparo, quando preciso; • Declaração dos aditivos;

  23. A advertência: “Consumir preferencialmente sob orientação do médico ou nutricionista”, (no caso de alimentos dietéticos); • Também poderão conter:

  24. EXEMPLO DE PRODUTOS Granola Diet 250g Ingredientes:Aveia em flocos, maltitol (adoçante), fibra e gérmem de trigo,flocos de cereais(trigo,arroz,aveia e milho),uva passa,flocos de milho,castanhas(caju e pará), maltodextrina,óleo vegetal,maçã desidratada,gergelim,goma acácia,aromas naturais.

  25. Geléia Diet de morango 175g Ingredientes: Polpa de morango, água, sucralose, sorbitol,pectina cítrica,ácido cítricosorbato de potássio Geleia Diet de damasco 175g Ingredientes: Polpa de Damasco, água, sucralose, sorbitolpectina cítrica, ácido cítrico,sorbato de potássio

  26. Doce de leite Diet c/ côco 220g Ingredientes: Leite integral,coco ralado desidratado,sucralose,sorbitolpectina cítrica,citrato de sódio,bicarbonato de sódiosorbato de potássio Doce de leite Diet c/ ameixa 220g Ingredientes: Leite integral,ameixa em pasta,sucralose,sorbitolpectina cítrica,citrato de sódio,bicarbonato de sódiosorbato de potássio

  27. Brigadeiro de colher Diet Ingredientes: Leite integral,cacau em pó,sucralose,sorbitolpectina cítrica,citrato de sódio,bicarbonato de sódiosorbato de potássio Ingredientes: Manteiga de cacau, leite em pó desnatado, polidextrose, farinha de soja, soro de leite - Contém lecitina de soja, vanilina. Edulcorantes por 100g: natural, manitol 15,50g; artificial - Aspartame 0,07g.

  28. Gelatina Light Refresco Light

  29. PERGUNTAS • DIET é um produto somente sem açúcar? • Qual é a diferença entre o alimento DIET sem açúcares e o alimento DIET sem adição de açúcares? • O alimento DIET tem sempre menos calorias que o produto convencional? • E o alimento LIGHT, tem sempre menos calorias que o produto convencional? • Qualquer pessoa pode consumir alimentos DIET?

  30. CONCLUSÃO Dos Alimentos para Fins Especiais, os “DIET” e “LIGHT” são os mais consumidos, porém, às vezes estes termos são utilizados de forma incorreta, o que pode oferecer danos à saúde de quem os consome. É preciso que os consumidores fiquem esclarecidos e que adquiram o hábito de ler o rótulo das embalagens.

  31. Apesar de benéficos, estes alimentos não devem substituir uma alimentação equilibrada (sempre associada a uma atividade física regular), pois só assim poderemos nos manter saudáveis!!!

  32. MUITO OBRIGADA!!!

More Related