1 / 8

Introdução Fernando Sor e Mauro Giuliani Francisco Tárrega, Miguel Llobet e Agustín Barrios

8. Grandes Violonistas - Conteúdo. Introdução Fernando Sor e Mauro Giuliani Francisco Tárrega, Miguel Llobet e Agustín Barrios Andrés Segovia Julian Bream e John Williams Manuel Barrueco e David Russell Sérgio e Odair Assad. E-book Violão.

tamas
Download Presentation

Introdução Fernando Sor e Mauro Giuliani Francisco Tárrega, Miguel Llobet e Agustín Barrios

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Introdução Fernando Sor e Mauro Giuliani Francisco Tárrega, Miguel Llobet e Agustín Barrios Andrés Segovia Julian Bream e John Williams Manuel Barrueco e David Russell Sérgio e Odair Assad E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  2. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Introdução O processo de desenvolvimento técnico e de construção de qualquer instrumento está diretamente relacionado àquelas pessoas que o executam. De uma forma geral, é uma tendência natural que, com o passar dos anos, os instrumentistas criem um domínio das técnicas de execução amplo o suficiente para que o instrumento precise ser alterado, a fim de que as necessidades de interpretação possam ser supridas. Desde que ganhou um formato próximo ao atual e também uma sexta corda, o violão vem se desenvolvendo tanto graças aos luthiers, quanto por causa dos grandes instrumentistas, que transcendem as possibilidades técnicas e de interpretação do instrumento disponível em um dado momento. Além do desenvolvimento do próprio instrumento e de suas técnicas, os grandes violonistas são também os responsáveis por levarem o instrumento às grandes salas de concerto, por tocarem com importantes orquestras, por gravarem produções novas, estimulando compositores de renome a comporem para este instrumento. Através dessas atividades, violonistas do passado e do presente contribuíram para o status adquirido atualmente pelo violão, qual seja, o de importante instrumento dentro do cenário da música de concerto. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  3. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Fernando Sor e Mauro Giuliani Dois grandes nomes do período Clássico no violão, Fernando Sor e Mauro Giuliani, são exemplos antagônicos das possibilidades da música e do violão no início do século XIX. De personalidades bastante diferentes, e carreiras com rumos distintos, é possível aproximá-los pela influência que sua produção como compositores teve, transmitindo o legado de seus gênios criativos na performance do violão às gerações futuras, incluindo a nossa. Fernando Sor (1778-1839) nasceu na Espanha, na cidade de Barcelona, e faleceu em Paris. Como violonista, sabe-se que Sor ao longo de sua carreira deu diversos concertos e recitais por diversos países da Europa, da Espanha à Rússia. Atuou como compositor de óperas (o que por muito tempo lhe ocupou e lhe deu mais destaque que o próprio violão). Mauro Giuliani (1781 – 1829) nasceu e morreu na Itália, mas foi em Viena que conquistou grande sucesso como violonista. Na época em que viveu, a produção e o consumo musical italianos se concentrava muito na ópera, o que fez com que ele e outros músicos procurassem por outros centros musicais europeus para difundirem seus trabalhos. Possivelmente o maior virtuose do instrumento de sua época, Giuliani atuou fortemente na cena do violão de concerto em Viena compondo, executando e também atuando como professor. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  4. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Francisco Tárrega, Miguel Llobet e Agustín Barrios Francisco Tárrega (1852 – 1909) é mais um caso de violonista que tem uma importância histórica muito grande não apenas como instrumentista, mas também como compositor, por ter contribuído com inovações técnicas para o instrumento. Tárrega, nascido na Espanha, foi um dos responsáveis por preparar o caminho para o retorno do violão a uma posição de destaque dentro da música de concerto, depois de uma segunda metade de século XIX quando o prestígio do instrumento havia caído consideravelmente. Aluno de Tárrega, Miguel Llobet (1878 – 1938) foi um importante violonista espanhol e é considerado por muitos o responsável por trazer o violão de concerto ao circuito de concertos internacionais no século XX. Llobet tocou em diversos países da Europa, América Latina e nos Estados Unidos. Também atuou como compositor, sendo importante seu tratamento da sonoridade do instrumento e de seus recursos. Agustín Barrios Mangoré (1885 – 1944) foi o primeiro grande violonista latino-americano a ganhar visibilidade na Europa. Paraguaio, Barrios chegou a ser comparado a Segovia, tamanho o virtuosismo demonstrado no instrumento, e por seu estilo de interpretação. Excursionou principalmente por países da América Latina, onde é considerado até hoje um dos principais nomes no instrumento. Possui um vasto repertório de composições para violão, executadas por violonistas no mundo todo. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  5. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Andrés Segovia Andrés Segovia (1893=1987) foi um violonista espanhol cuja importância para o violão é bastante grande. Sua intensa atividade como instrumentista, em concertos e recitais em diversos países ao redor do mundo, e – especialmente – sua atuação no mercado fonográfico, consolidaram o caminho deixado aberto por Llobet, Barrios e outros, trazendo o violão de volta aos principais palcos e selos de gravação. Outro papel importante cumprido por ele foi o de estimular diversos compositores (violonistas ou não-violonistas) a compor para o instrumento, ampliando o repertório original de obras. Ao lado disso, também fez muitas transcrições de música antiga e de outros instrumentos, e atuou como editor. Sua influência é incomensurável: de discípulos que tiveram a oportunidade de conviver com ele, até pessoas que tiveram e tem seu primeiro contato com o instrumento através de suas gravações, a arte interpretativa de Segovia se mantém uma referência, notadamente na qualidade expressiva da sonoridade retirada por ele do violão. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  6. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Julian Bream e John Williams Julian Bream (1933) é um importante violonista, alaudista e vihuelista inglês. Reconhecido principalmente pela vasta gama de repertório que executou ao longo de sua carreira, percorrendo diversos gêneros e estilos do repertório violonístico, desde peças do repertório renascentista (executadas com instrumentos de época) até obras de compositores recentes, como William Walton, Tōru Takemitsu e Benjamin Britten. John Williams (1941) é natural da Austrália e foi aluno de Andrés Segovia. Williams se mudou ainda jovem para a Inglaterra, onde desenvolveu seus estudos de música. Além de uma carreira importante como solista, também possui notáveis trabalhos como camerista, tendo formado grupos de música contemporânea e inclusive de música popular. Importantes compositores já escreveram obras dedicadas a Williams, como Leo Brouwer e Stephen Dodgson. Pode se dizer que o trabalho começado por Segovia, de ampliar os horizontes do instrumento, foi concluído por estes dois violonistas. A partir do mestre espanhol, puderam atingir finalmente os maiores compositores do panorama mundial (fato que havia escapado a Segovia). Além disso, expandiram as possibilidades do instrumento em termos técnicos e expressivos, pela variedade e abrangência do repertório, bem como pela forma de compreendê-lo. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  7. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Manuel Barrueco e David Russell Manuel Barrueco (1952) é um violonista cubano, radicado nos Estados Unidos. Em 1974, venceu o Concert Artist Guild Competition, realizando seu debut no Carneggie Hall (uma das mais célebres salas de concerto do mundo) no mesmo ano. Já estreou concertos com importantes orquestras e maestros, além de ter uma grande quantidade de gravações de importantes obras para violão. Barrueco é professor de violão da Manhattan School of Music. David Russell (1953) é natural da Escócia, mas mudou-se muito cedo com a família para a Espanha. Lá, interessou-se pelo violão e teve suas primeiras aulas com seu pai, antes de ingressar em instituições de ensino de música. Ao longo da década de 70, Russell venceu diversos importantes concursos de violão na Europa. Com isso, ganhou visibilidade e reconhecimento, o que rendeu sua consolidação como instrumentista na década de 80, dando recitais nas principais salas de concerto da mundo. A geração destes violonistas encontra um cenário favorável ao instrumento, e aproveita este fato para gerenciar carreiras de grande destaque e inserção nos círculos musicais, e meios acadêmicos. É interessante notar o contraste entre ambos em suas opções interpretativas, mas também o fato de dominarem o violão impecavelmente em termos técnicos, fatores que estabelecem definitivamente os padrões de concerto e excelência do instrumento. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

  8. 8 Grandes Violonistas - Conteúdo Sérgio e Odair Assad Os irmãos Sérgio (1952) e Odair Assad (1956) são, possivelmente, os mais reconhecidos violonistas brasileiros. Ambos têm uma sólida carreira como solistas, mas centram suas atividades como o Duo Assad. Os irmãos Assad impressionam pela interação absoluta entre si, pela perfeição técnica de ambos, e pela genialidade interpretativa. Radicados na Europa desde a década de 80, Sérgio e Odair já venceram concursos pela Europa e tiveram peças escritas especialmente para eles de compositores como Astor Piazzolla e Radamés Gnattali. Sérgio também desenvolve uma interessante carreira como compositor, tanto em peças para seu duo como para violão solo e outras formações. E-book Violão Material de apoio ao Curso Licenciatura em Música da UFRGS e Universidades Parceiras, do Programa Pró-Licenciaturas II da SEED/MEC. Produzido por: Cristina Tourinho, Felipe Rebouças, Bruno Westermann & João Geraldo Segala Moreira / Porto Alegre, junho de 2008.

More Related