E N D
1. OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO DRA VIRGINIA CABRAL
2. OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS POR CORPO ESTRANHO:CONCEITO DEVE SER SUSPEITADA EM LACTENTE E CRIANÇA QUE DEMONSTRAREM DESCONFORTO RESPIRATÓRIO DE INÍCIO SÚBITO ASSOCIADO A TOSSE, NÁUSEA, ESTRIDOR ( RUÍDO BARULHENTO, ALTO ) OU CHIADO
PODEM SER CAUSADOS POR INFECÇÕES, COMO EPIGLOTITE E CRUPE, QUE PRODUZEM EDEMA DE VIA AÉREAS
3. INTRODUÇÃO MAIS DE 90% DAS MORTES POR ASPIRAÇÃO DE CORPO ESTRANHO NA FAIXA ETÁRIA PEDIÁTRICA OCORREM EM CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS.
65% DAS VÍTIMAS SÃO LACTENTES.
COM O DESENVOLVIMENTO DOS PADRÕES DE SEGURANÇA DOS PRODUTOS DE CONSUMO, REGULANDO O TAMANHO MÍNIMO DE BRINQUEDOS E PARTES DE BRINQUEDOS PARA CRIANÇA PEQUENA, A INCIDÊNCIA DE ASPIRAÇÃO DE CORPO ESTRANHO DIMINUIU.
4. INTRODUÇÃO PODE SER CAUSADOS POR BRINQUEDOS , BALÕES , PEQUENOS OBJETOS E ALIMENTOS COMO BALAS , MILHO , ERVILHAS , CASTANHAS , ETC .
PODEM AINDA SER ASPIRADO PARA ÁRVORE BRÔNQUICA .
5. ATENÇÃO TENTATIVAS DE LIBERAR AS VIAS AÉREAS DEVEM SER CONSIDERADAS QUANDO A ASPIRAÇÃO DE CORPO ESTRANHO É PRESENCIADA OU FORTEMENTE SUSPEITADA , OU AINDA QUANDO AS VIAS AÉREAS PERMANECEREM OBSTRUÍDAS ( SEM EXPANSÃO TORÁCICA ) DURANTE TENTATIVAS DE REALIZAR RESPIRAÇÃO DE SALVAMENTO NA CRIANÇA OU NO LACTENTE INCONSCIENTE E SEM RESPIRAÇÃO .
6. ATENÇÃO SE A ASPIRAÇÃO DE CORPO ESTRANHO É VISTA OU FORTEMENTE SUSPEITADA , O SOCORRISTA DEVE ENCORAJAR A CRIANÇA A CONTINUAR TOSSINDO ESPONTANEAMENTE E COM ESFORÇO RESPIRATÓRIO , ENQUANTO A TOSSE É VIGOROSA .
A LIBERAÇÃO DA OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS DEVE SER TENTADA SOMENTE SE SÃO OBSERVADOS SINAIS DE OBSTRUÇÃO COMPLETA DAS VIAS AÉREAS QUE SÃO : TOSSE INEFICAZ ( SEM SOM ) , AUMENTO DA DIFICULDADE RESPIRATÓRIA ACOMPANHADO DE ESTRIDOR , DESENVOLVIMENTO DE CIANOSE E PERDA CONSCIÊNCIA . O SME DEVE SER ATIVADO TÃO RAPIDAMENTE POR UM SEGUNDO SOCORRISTA .
7. REMOÇÃO MANUAL DE CORPOS ESTRANHOS : A PROCURA COM O DEDO SEM VISUALIZAÇÃO NÃO DEVE SER FEITA EM LACTENTES E CRIANÇA , JÁ QUE O CORPO ESTRANHO PODE SER EMPURRADO PARA DENTRO DAS VIAS AÉREAS .
QUANDO A VIAS AÉREAS É ABERTA NA VÍTIMA INCONSCIENTE E SEM RESPIRAÇÃO, É USADA A MANOBRA DE ELEVAÇÃO DA LÍNGUA E MANDÍBULA :
APRENDA AMBAS , LÍNGUA E MANDIBULA , ENTRE O POLEGAR E OS DEDOS E ELEVE-AS ( ELEVAÇÃO DE LÍNGUA E MANDÍBULA ) . ESTA AÇÃO PUXA A LÍNGUA ANTERIORMENTE E PODE POR SI SÓ LIBERAR A OBSTRUÇÃO ; SE VOCÊ VÊ O CORPO ESTRANHO , REMOVA-O COM O DEDO
8. MANOBRAS DE LIBERAÇÃO DE OBSTRUÇÃO DE VIAS AÉREAS : LACTENTES: GOLPES NO DORSO E COMPRESSÕES TORÁCICAS ( CONSCIENTE E INCONSCIENTE )
CRIANÇA : MANOBRA DE HEIMLICH (CONSCIENTE E INCONSCIENTE )
9. GOLPES NO DORSO E COMPRESSÕES TORÁCICAS LACTENTE CONSCIENTE : SEGURE O LACTENTE COM A FACE VOLTADA PARA BAIXO, REPOUSANDO SOBRE O BRAÇO DO SOCORRISTA. SEGURE A CABEÇA DO LACTENTE FIRMEMENTE SEGURANDO A MANDÍBULA. MANTENHA SEU ANTEBRAÇO PRÓXIMO AO SEU CORPO DE FORMA A SUPORTAR BEM O LACTENTE. A CABEÇA DEVE ESTAR MAIS BAIXA DO QUE O TRONCO
DÊ ATÉ 5 GOLPES NO DORSO ENTRE AS ESCÁPULAS DO LACTENTE, USANDO A REGIÃO HIPOTENAR DA MÃO.
10. GOLPES NO DORSO E COMPRESSÕES TORÁCICA LACTENTE CONSCIENTE; APÓS TER DADO OS GOLPES NO DORSO , COLOQUE SUA MÃO LIVRE NO DORSO DO LACTENTE, SEGURANDO A CABEÇA DO BEBÊ . O LACTENTE E FIRMEMENTE SEGURO COMO UM SANDUÍCHE ENTRE SUAS MÃOS E BRAÇOS . UMA MÃO SEGURA A CABEÇA E O PESCOÇO, A MANDÍBULA E O TÓRAX, ENQUANTO A OUTRA SUPORTA O DORSO
VIRE O LACTENTE ENQUANTO A CABEÇA E O PESCOÇO SÃO CUIDADOSAMENTE SUPORTADOS E SEGURE O LACTENTE EM POSIÇÃO SUPINA, PRÓXIMO A VOCÊ .
11. GOLPES NO DORSO E COMPRESSÕES TORÁCICAS LACTENTE CONSCIENTE : DÊ ATÉ 5 RÁPIDAS COMPRESSÕES TORÁCICA NO MESMO LOCAL E ATUE COMO COMPRESSÕES DA RCP – 2 DEDOS COLOCADOS NA METADE INFERIOR DO ESTERNO , CERCA DE UMA POLPA DIGITAL ABAIXO DA LINHA MAMILAR.
SE AS MÃOS DO SOCORRISTA FOREM PEQUENAS OU SE O LACTENTE FOR GRANDE , ESTAS MANOBRAS PODEM SER ÁRDUAS DE REALIZAR. SE ISTO ACONTECER, COLOQUE O LACTENTE NO COLO EM POSIÇÃO SUPINA, COM A CABEÇA ABAIXO DO TRONCO E FIRMEMENTE SEGURA. APÓS TER DADO ATÉ OS 5 GOLPES NO DORSO, VIRE O LACTENTE COMO UM BLOCO PARA POSIÇÃO SUPINA E DÊ ATÉ 5 COMPRESSÕES.
12. GOLPES NO DORSO E COMPRESSÕES TORÁCICAS LACTENTE CONSCIENTE : OS PASSOS ACIMA DEVEM SER REPETIDOS ATÉ QUE O OBJETO FOR EXPELIDO OU O LACTENTE PERDER A CONSCIÊNCIA
13. LACTENTE INCONSCIENTE: 1)ABRA A VIA AÉREA DO LACTENTE. ELEVE O QUEIXO USANDO MANOBRA DE ELEVAÇÃO DA LÍNGUA E MANDÍBULA E SE VOCÊ VIR O OBJETO ESTRANHO, REMOVA-O COM O DEDO.
2)TENTE A RESPIRAÇÃO DE SALVAMENTO.
3)SE A PRIMEIRA TENTATIVA NÃO TIVER SUCESSO, REPOSICIONE A CABEÇA E TENTE NOVAMENTE A VENTILAÇÃO.
4)SE A VENTILAÇÃO NÃO TEM SUCESSO, DÊ 5 GOLPES NO DORSO E 5 COMPRESSÕES TORÁCICAS.
5)ABRA A BOCA USANDO A ELEVAÇÃO DA LÍNGUA E MANDÍBULA E REMOVA O OBJETO SE VOCÊ O VIR.
14. LACTENTE INCONSCIENTE: 6)REPITA OS PASSOS 2 A 4 ATÉ QUE A VENTILAÇÃO TENHA SUCESSO ( EXPANSÃO TORÁCICA ).
7)ATIVE O SME APÓS APROXIMADAMENTE 1 MINUTO, ENTÃO RETOME OS ESFORÇOS.
8)SE A VÍTIMA RECOBRA A RESPIRAÇÃO ESPONTÂNEA COLOQUE-A NA POSIÇÃO DE RECUPERAÇÃO E MONITORE DE PERTO ATÉ A CHEGADA DO PESSOAL DO RESGATE.
15. MANOBRA DE HEIMLICH:CRIANÇA CONSCIENTE 1)POSICIONE-SE EM PÉ ATRÁS DA VÍTIMA, COM OS BRAÇOS DIRETAMENTE ABAIXO DAS AXILAS, CIRCULANDO O TRONCO DA VÍTIMA.
2)COLOQUE O LADO DO POLEGAR DE UM PUNHO CONTRA O ABDOME DA VÍTIMA NA LINHA MÉDIA LIGEIRAMENTE ACIMA DO UMBIGO E BEM ABAIXO DA EXTREMIDADE DO APÊNDICE XIFÓIDE.
3)AGARRE SEU PUNHO COM A OUTRA MÃO E EXERÇA UMA SÉRIE DE RÁPIDAS COMPRESSÕES COM DIREÇÃO CEFÁLICA, NÃO TOCANDO NO APÉNDICE XIFÓIDE, POIS FORÇA APLICADA NESTE LOCAL PODE LESAR ORGÃOS INTERNOS.
16. MANOBRA DE HEIMLICH :CRIANÇA CONSCIENTE 4)CADA COMPRESSÃO DEVE SER SEPARADA, COM MOVIMENTO DISTINTO, COM OBJETIVO DE LIBERAR A OBSTRUÇÃO. CONTINUE AS COMPRESSÕES ABDOMINAIS ATÉ QUE O CORPO ESTRANHO SEJA EXPELIDO OU O PACIENTE PERCA A CONSCIENCIA.
17. MANOBRA DE HEIMLICH :CRIANÇA INCONSCIENTE 1)COLOQUE A VÍTIMA EM POSIÇÃO SUPINA .
2)SE A PERDA DE CONSCIÊNCIA FOI PRESENCIADA E É SUSPEITADA UMA OBSTRUÇÃO DAS VIAS AÉREAS, ABRA AS VIAS AÉREAS USANDO A ELEVAÇÃO DA LÍNGUA E MANDÍBULA E REMOVA O OBJETO COM O DEDO CASO VOCÊ O VIR.
3)TENTE RESPIRAÇÃO DE SALVAMENTO. SE NÃO TIVER SUCESSO, REPOSICIONE A CABEÇA E TENTE NOVAMENTE A VENTILAÇÃO. SE PERMANECER SEM SUCESSO, CONTINUE COM OS PASSOS ABAIXO.
18. MANOBRA DE HEIMLICH :CRIANÇA INCONSCIENTE 4)AJOELHE-SE AO LADO DA VÍTIMA OU POSICIONE-SE COM UMA PERNA DE CADA LADO DO QUADRIL DA VÍTIMA (A CAVALEIRO).
5)COLOQUE A REGIÃO HIPOTENAR DE UMA DAS MÃOS SOBRE O ABDOME DA CRIANÇA, NA LINHA MÉDIA LIGEIRAMENTE ACIMA DO UMBIGO E BEM ABAIXO DA CAIXA TORÁCICA E APÊNDICE XIFÓIDE. COLOQUE A OUTRA MÃO SOBRE A PRIMEIRA.
6)PRESSIONE AMBAS AS MÃOS NO ABDOME COM UMA RÁPIDA COMPRESSÃO NA DIREÇÃO CEFÁLICA. FAÇA UMA SÉRIE DE 5 COMPRESSÕES TENDO MOVIMENTOS DISTINTOS.
19. MANOBRA DE HEIMLICH:CRIANÇA INCONSCIENTE 7)ABRA AS VIAS AÉREAS SEGURANDO A LÍNGUA E A MANDÍBULA SIMULTANEAMENTE E ELEVANDO-AS. SE VOCÊ VIR O CORPO ESTRANHO, REMOVA-O USANDO O DEDO.
8)REPITA OS PASSOS 3 A 5 ATÉ QUE A VENTILAÇÃO OBTENHA SUCESSO