1 / 19

RADIOACTIVIDADE

RADIOACTIVIDADE. Radioatividade Em 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio e uranila :   K 2 (UO 2 )(SO 4 ) 2 , conseguia impressionar chapas fotográficas. Henry Becquerel.

abel-spence
Download Presentation

RADIOACTIVIDADE

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. RADIOACTIVIDADE

  2. RadioatividadeEm 1896, acidentalmente, Becquerel descobriu a radioatividade natural, ao observar que o sulfato duplo de potássio e uranila :  K2(UO2)(SO4)2 , conseguia impressionar chapas fotográficas. Henry Becquerel

  3. Em 1898, Pierre e Marie Curie identificaram o urânio, o polónio (400 vezes mais radioativo que o urânio) e depois, o rádio (900 vezes mais radioativo que o urânio).

  4. Novas descobertas demonstraram que os elementos radioactivos naturais emitem três tipos de radiações:α, βe γ . No começo do século XX, Rutherford criou uma aparelhagem para estudar estas radiações. As radiações eram emitidas pelo material radioativo, contido no interior de um bloco de chumbo e submetidas a um campo magnético. A sua trajetória era desviada.

  5. A "ciência nuclear" começou com Albert Einstein (1879-1955)quando reconheceu que a matéria e a energia eram equivalentes e traduziu essa equivalência através da famosa equação E = m c2 Uma pequena quantidade de matéria geraria uma enorme quantidade de energia e vice-versa

  6. Confirmação da sua teoria Em Paris, em 1933, Iréne e Frédéric Joliot-Curie tiraram uma fotografia mostrando a conversão de energia em massa: Nota-se a criação de duas partículas que se afastam uma da outra, a partir de um quantum de luz (invisível aqui).

  7. Em Cambridge, Inglaterra, era observado o processo inverso, a conversão de massa em energia. John Cockcroft e E. T. S. Walton "separaram" o átomo obtendo fragmentos que tinham ligeiramente menos massa que o átomo original, libertando grande quantidade de energia. A massa do núcleo de hélio, 4,0015 u é menor que a soma das massas de dois protões e dois neutrões, 4,0320 u. A energia equivalente à diferença de massas, 0,0305 u, é a energia nuclear que mantém juntos os nucleões. As massas nucleares são medidas em unidades de massa atómica = u 1 u = 1,66x 10 – 27 Kg

  8. É no século XX, ao estudar-se a constituição do átomo, que se descobre a força nuclear forte, responsável pela união dos protões e dos neutrões no núcleo atómico. Na formação de um núcleo atómico, a partir de protões e de neutrões, existe uma quantidade de massa que é convertida numa determinada quantidade de energia, designada por energia de ligação nuclear que mantém juntos os nucleões.

  9. A estabilidade de um núcleo é associada à razão neutrão/protão, N/Z • Verificam-se núcleos estáveis se: • A razão n/p > 1 para átomos com Z elevado; • A razão n/p  1 para átomos com Z baixo; • O nº de p for 2,8,20,28,50,82 e 114; • O nº de n for 2,8,20,28,50,82,126 e 184; • O nº de nucleões for par;

  10. A energia de ligação nuclear alcança um máximo de 8,79 MeV /nucleão para o 56Fe. 1 e.V = 9,3432 x 10 -19 J Há um aumento de instabilidade quando elementos muito mais leves se juntam para originar elementos mais pesados superiores a 56Fe e quando elementos mais pesados se separam para dar origem a elementos mais leves que 56Fe.

  11. Gráfico do nº de neutrões em função do nº de protões para átomos instáveis

  12. A instabilidade do núcleo conduz ao aparecimento da radioactividade ou decaimento radioactivo. Radioactividade ou decaimento radioactivo é a desintegração espontânea de um núcleo instável de um átomo, com emissão de partículas , de partículas , de radiações electromagnéticas de alta frequência , entre outras, até se tornar estável.

  13. Emissão de partículas 

  14. Núcleos com excesso de neutrões decaem via − ou seja, com emissão de electrões. Tendem a diminuir os neutrões e a aumentar os protões .

  15. Núcleos com excesso de protões decaem via + ou seja, com emissão de positrões Tendem a diminuir os protões e a aumentar os neutrões.

  16. Radiação  pode ocorrer após decaimentos  ou  porque o núcleo se tornou muito energético.

  17. EXERCÍCIOS: 1. Calcular a energia de ligação para o núcleo de ferro 56. 2.Para o nuclido , sabendo que a sua massa atómica é 61,928349 u, calcular: 2.1 a variação de massa do núcleo. 2.2 a energia de ligação nuclear. 2.3 a energia de ligação por nucleão. 3. Na altura do Big Bang houve desintegrações sucessivas de matéria e antimatéria. Hoje, os positrões são utilizados em medicina nas análises por tomografia de emissão de positrões para produzir radiação gama por colisão com um electrão. Calcular a energia do par de fotões que se liberta nesse processo.

  18. E = m c2

More Related