1 / 8

Expressão Artístico Cultural

Expressão Artístico Cultural. Conceito de dança.

Download Presentation

Expressão Artístico Cultural

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. Expressão Artístico Cultural

  2. Conceito de dança Dança é uma forma de arte onde se utiliza os movimentos do corpo para expressar-se, acompanhados por música. A dança é uma forma de interação social com fins de entretenimento, podendo ser ela coreografada, com movimentos pré determinados ou dança livre, apenas colocar a musica e dançar. Diz-se da dança como conceito que é também uma forma de comunicar-se usando uma linguagem própria, não verbal entre os humanos, onde o dançarino ou a dançarina pode expressar seus sentimentos e emoções através de seus movimentos e gestos.

  3. Tipos de Dança Balé (do Francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes italianas renascentista durante o séc. XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. Ex: Clássico, Contemporâneo e neoclássico A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. A dança contemporânea começou por se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet clássico.

  4. Dança popular: Um dos pontos mais fortes do Brasil são as danças típicas populares  que é sinônimo de alegria, agito e muita animação e que a cada ano atrai mais pessoas do mundo inteiro. As danças populares brasileiras são bem diferentes de região para região, que faz com que nossa cultura seja mais rica ainda. Ex: samba, axé, forro Dança folclórica: As danças sempre tiveram uma grande importância cultural para a humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de cada região, as quais estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos ,ocorrências do cotidiano, brincadeiras diversas e é passado de geração e geração. Historicamente as danças folclóricas brasileiras resultaram da fusão de culturas portuguesa, negra e indígena. Ex: bumba-meu-boi, xaxado, guerreiros.

  5. A dança de salão: tem origem nos bailes das cortes reais europeias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba etc. Dança de rua: surgiu através dos negros das metrópoles Norte-Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929. Músicos e dançarinos que trabalhavam nas casas de show ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Ex: Funk, break, soul.

  6. Benefícios da dança Psicológicos Social a dança é uma atividade social. Estudos têm demonstrado que fortes laços sociais e convívio com os amigos contribuem para a auto-estima elevada e uma perspectiva positiva. • foi comprovado que esta modalidade atua no âmbito psicológico do aluno, favorecendo a socialização, a quebra de bloqueios e melhorias de determinadas doenças.

  7. Físicos: • Queima calorias. • Aumenta o condicionamento físico. • Fortalece toda a musculatura corporal. • Fortalece os ossos evitando a perda óssea (osteoporose). • Aumenta a frequência cardíaca (podendo chegar à 200 batimentos por minuto), ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos. • Aumenta a frequência respiratória. • Libera serotonina e endorfina (neurotransmissores que liberam prazer) • Reduz as dores. • Proporciona prazer e bom humor.

More Related