80 likes | 196 Views
Expressão Artístico Cultural. Conceito de dança.
E N D
Conceito de dança Dança é uma forma de arte onde se utiliza os movimentos do corpo para expressar-se, acompanhados por música. A dança é uma forma de interação social com fins de entretenimento, podendo ser ela coreografada, com movimentos pré determinados ou dança livre, apenas colocar a musica e dançar. Diz-se da dança como conceito que é também uma forma de comunicar-se usando uma linguagem própria, não verbal entre os humanos, onde o dançarino ou a dançarina pode expressar seus sentimentos e emoções através de seus movimentos e gestos.
Tipos de Dança Balé (do Francês Ballet) é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes italianas renascentista durante o séc. XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Rússia e França como uma forma de dança de concerto. Ex: Clássico, Contemporâneo e neoclássico A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. A dança contemporânea começou por se definir, desenvolvendo uma linguagem própria, embora algumas vezes faça referência ao ballet clássico.
Dança popular: Um dos pontos mais fortes do Brasil são as danças típicas populares que é sinônimo de alegria, agito e muita animação e que a cada ano atrai mais pessoas do mundo inteiro. As danças populares brasileiras são bem diferentes de região para região, que faz com que nossa cultura seja mais rica ainda. Ex: samba, axé, forro Dança folclórica: As danças sempre tiveram uma grande importância cultural para a humanidade. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de cada região, as quais estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos ,ocorrências do cotidiano, brincadeiras diversas e é passado de geração e geração. Historicamente as danças folclóricas brasileiras resultaram da fusão de culturas portuguesa, negra e indígena. Ex: bumba-meu-boi, xaxado, guerreiros.
A dança de salão: tem origem nos bailes das cortes reais europeias, tomando forma na corte do Rei Luís XIV, na França. A forma de dança em casal foi levada pelos colonizadores para as diversas regiões das Américas, onde deu origem às muitas variedades à medida que se mesclava às formas populares locais: tango na Argentina, o maxixe, que deu origem ao samba de gafieira, no Brasil, a habanera, que deu origem a diversos ritmos cubanos como a salsa, o bolero, a rumba etc. Dança de rua: surgiu através dos negros das metrópoles Norte-Americanas. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929. Músicos e dançarinos que trabalhavam nas casas de show ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Ex: Funk, break, soul.
Benefícios da dança Psicológicos Social a dança é uma atividade social. Estudos têm demonstrado que fortes laços sociais e convívio com os amigos contribuem para a auto-estima elevada e uma perspectiva positiva. • foi comprovado que esta modalidade atua no âmbito psicológico do aluno, favorecendo a socialização, a quebra de bloqueios e melhorias de determinadas doenças.
Físicos: • Queima calorias. • Aumenta o condicionamento físico. • Fortalece toda a musculatura corporal. • Fortalece os ossos evitando a perda óssea (osteoporose). • Aumenta a frequência cardíaca (podendo chegar à 200 batimentos por minuto), ajudando o coração a bombear mais sangue para o corpo e para os músculos. • Aumenta a frequência respiratória. • Libera serotonina e endorfina (neurotransmissores que liberam prazer) • Reduz as dores. • Proporciona prazer e bom humor.