200 likes | 369 Views
CONCORDÂNCIA VERBAL. Língua Portuguesa. Profª Synara Vilar. CONCORDÂNCIA VERBAL. CERTO OU ERRADO? No ano passado, teve início as conferências . Foi anunciado, em São Paulo, os nomes que compõem o Ministério. Ficou provado, desta forma, as tentativas de suborno .
E N D
CONCORDÂNCIA VERBAL Língua Portuguesa Profª Synara Vilar
CONCORDÂNCIA VERBAL CERTO OU ERRADO? • No ano passado, teve início as conferências. • Foi anunciado, em São Paulo, os nomes que compõem o Ministério. • Ficou provado, desta forma, as tentativas de suborno. • Espero que seja explicado as razões de seus atos. • Faltam dois reais. • Existe aí coisas horríveis. • Havia aí coisas horríveis. ERRADO ERRADO ERRADO ERRADO CERTO ERRADO CERTO
CONCORDÂNCIA VERBAL • Flexões que o verbo da oração deve sofrer para se ajustar ao sujeito. • É definida por regras que têm como referência o padrão culto da língua portuguesa. • Deve-se levar em consideração o sujeito da oração e a regra de concordância para esse sujeito.
CONCORDÂNCIA VERBAL 1.1) Regra geral O verbo concorda com o núcleo do sujeito em número (sing./pl.) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª). Ex.: Nós jamais _________ tuas atitudes. (criticar) ________ a rua uma chuvinha fina e fria. (molhar) criticamos Molhava
CONCORDÂNCIA VERBAL OUTRAS REGRAS 1.2) Com sujeito simples a) A maior parte de, uma porção de + nome plural: o verbo fica no singular ou plural. Ex.: A maior parte dos animais escapou / escaparam do zoológico. MAS O bando escapou do zoológico. b) Mais de, menos de, perto de + numeral: o verbo concorda com o numeral. Ex.: Mais de um animal escapou. / Mais de dez animais escaparam. Mais de um político cumprimentaram-se. (reciprocidade=plural)
CONCORDÂNCIA VERBAL c) Verbo + se: • quando o se é pronome apassivador, o verbo concorda com o sujeito (que está na frase). Ex.: Alugaram-se alguns caminhões. (Alguns caminhões foram alugados) • quando o se é índice de indeterminação do sujeito, o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Precisou-se de bons reforços. (não é possível transformar em voz passiva analítica – verbo trans. ind. ou intransitivo).
CONCORDÂNCIA VERBAL d) Relativos que e quem: • se o sujeito é o pronome que, o verbo concorda com o antecedente desse pronome. Ex.: Hoje sou eu que começo a partida. • se o sujeito é o pronome quem, o verbo pode ficar na 3ª pessoa do singular ou concordar com o antecedente desse pronome. Ex.: Foram os meninos quem quebrou/ quebraram a vidraça.
CONCORDÂNCIA VERBAL e) Nome próprio no plural:o verbo concorda com o artigo. Ex.: Os Andes ficam na América do Sul.; Se não houver artigo, o verbo fica no singular. Ex.: Santos localiza-se no litoral paulista.
CONCORDÂNCIA VERBAL f) Pronome interrogativo (qual, quem) ou indefinido (algum, nenhum, alguém) + de nós / de vós • se o pronome estiver no singular, o verbo fica na 3ª pessoa do singular. Ex.: Qual de nós contará a verdade a ela? • se o pronome estiver no plural, o verbo pode ficar na 3ª pessoa do plural ou concordar com o nós/vós. Ex.: Quais de nós contaremos / contarão a verdade a ela? Muitos dentre vós teríeis / teriam agido assim.
CONCORDÂNCIA VERBAL g) Pronome de tratamento: o verbo fica sempre na 3ª pessoa do sing. ou plural. Ex.: Vossa Majestade enganou seu próprio povo. Vossas Senhorias cometeram um grave erro. h) Um dos que: verbo no plural, mas pode ficar no singular quando se deseja destacar a ação de alguém. Ex.: Maria foi uma das que me apoiaram. Ele foi um dos que me criticou severamente.
CONCORDÂNCIA VERBAL 2.3) Com sujeito composto • Antes do verbo: verbo no plural. Ex.: O navio e a lancha voltaram. b) Depois do verbo: este concordará com todos os núcleos ou com o mais próximo. Ex.: Voltaram ao hotel o turista e a polícia. Voltou ao hotel o turista e a polícia. c) Com núcleos sinônimos ou indicadores de gradação: verbo no singular ou no plural. Ex.: A paz e a tranqüilidade reinava/reinavam naquele lugar. Um gesto, um movimento, um passo poderá/poderão incriminá-lo.
CONCORDÂNCIA VERBAL d) núcleos resumidos por tudo, nada, alguém, ninguém: verbo no singular. Ex.: A ameaça, o terror, a agressão, nada o deteria. e) Pessoas gramaticais diferentes: • com 1ª pessoa (eu/nós): verbo na 1ª pessoa do plural. Ex.: Ela, tu e eu partiremos amanhã. • sem 1ª pessoa: verbo na 2ª ou 3ª do plural. Ex.: Ela e tu partirão/partireis.
CONCORDÂNCIA VERBAL d) Núcleos ligados por ou • indicando exclusão, retificação ou equivalência: verbo concorda com o mais próximo. Ex.: Marcos ou César se casará com Luciana. O ladrão ou os ladrões não deixaram vestígio. A Semiótica ou a Semiologia é a ciência que estuda os signos. • nos demais casos: verbo no plural. Ex.: A beleza ou a verdade sempre o emocionavam.
CONCORDÂNCIA VERBAL e) Núcleos ligados por nem: verbo no plural (concordância mais usual). Ex.: Nem o amigo nem o irmão o criticaram. • Se a ação só puder ser atribuída a um único sujeito: verbo no singular. Ex.: Nem Sérgio nem Jorge ocupou o cargo. • Sujeito constituído pela série nem um … nem outro: verbo no singular Ex.: Nem um nem outro compareceu ao exame.
CONCORDÂNCIA VERBAL f) Núcleos ligados por com: • quando se pretende dar a mesma importância a todos os núcleos: verbo no plural Ex.: O pedreiro com seu ajudante chegaram cedo. • quando se pretende realçar o primeiro: verbo no singular. Ex.: O pedreiro com seu ajudante chegou cedo.
CONCORDÂNCIA VERBAL 2.4) Verbo ser a) Quando o sujeito e o predicativo são de números diferentes, o verbo pode ficar no singular ou no plural, embora o plural seja mais usual. Ex.: A vida são / é projetos sem fim. b) Quando o sujeito ou o predicativo referem-se a pessoa, o verbo ser concorda com esta. Ex.: O velhinho doente era as angústias da família. Nossa maior alegria são os amigos. c) Quando o sujeito for um nome próprio, o verbo ser concorda com este. Ex.: Os Sertões são a obra-prima de Euclides da Cunha.
CONCORDÂNCIA VERBAL d) Se o sujeito se referir a coisa ou objetos, o verbo concorda preferencialmente com o predicativo. Ex.: A tristeza são os dias perdidos da juventude. e) Quando o sujeito é um pronome pessoal, o verbo concorda com este. Ex.: Ele era as preocupações do pai. Obs.: Havendo dois, o verbo concorda com o primeiro. Ex.: Eles não são nós, e nós não somos eles. f) Quando o sujeito é constituído pelos pronomes tudo, isso, isto ou aquilo, o verbo concorda com o predicativo. Ex.: Tudo eram alegrias.
CONCORDÂNCIA VERBAL g) Quando o sujeito indica uma quantidade no plural, e o predicativo é representado por uma palavra como muito, pouco, o bastante, etc., o verbo fica no singular. Ex.: Duzentos gramas de carne é pouco. Cinco reais é bastante para o lanche. h) Na indicação de horas e distâncias, concorda com o numeral. Ex.: Daqui à cidade são dez quilômetros. Agora são seis horas da manhã. i) Na indicação de datas, concorda com o numeral ou com a palavra dia, se estiver expressa na frase. Ex.: Hoje são 20 de abril. / Hoje é dia 20 de abril.
CONCORDÂNCIA VERBAL 2.5) Verbos impessoais a) Haver (= existir ou acontecer): fica no singular (tanto sozinho quanto em locução verbal). Ex.: Não haverá outros interessados? Não poderá haver outros interessados? b) Fazer (= tempo transcorrido ou a transcorrer): fica no singular (tanto sozinho quanto em locução verbal).Ex.: Ontem fez dois meses que ele morreu. Amanhã vai fazer dois anos que eu a conheci.
CONCORDÂNCIA VERBAL c) Outros verbos • Fenômenos da natureza Ex.:Chove há três dias sem parar. MAS Choveram pedras. (pedras = sujeito) • Chegar de e bastar de (imperativo) Ex.:Chega de firulas! Vamos ao assunto. Basta de conversas, meninos! • Passar de: verbo na 3ª pessoa do singular Ex.: Já passava das oito horas, quando ela chegou.