290 likes | 436 Views
Discípulo vem do latim discipulus. No primeiro século, ele significava simplesmente aluno ou aprendiz. No Novo Testamento ele recebe uma conotação mais aprofundada do que a existente no tempo dos filósofos e dos rabinos.
E N D
Discípulo vem do latim discipulus. No primeiro século, ele significava simplesmente aluno ou aprendiz.
No Novo Testamento ele recebe uma conotação mais aprofundada do que a existente no tempo dos filósofos e dos rabinos.
Uso muito sintomático porquanto prova mais uma vez que a palavra discípulo implica fé incondicional naquele que é o Senhor.
No Novo Testamento um discípulo era a pessoa que havia conhecido a Jesus e acreditado em sua palavra, tornando-se um seguidor, determinado a modificar sua vida, suas atitudes por amor ao mestre, levando outros a seguirem a Cristo da mesma forma.
Um discípulo era: 1. Alguém que se tornou crente (At 11:26); 2. Alguém que se tornou um aprendiz de Cristo, seu seguidor ou aluno;
Dentre os grupos de discípulos existentes na época, o que mais se aproximava da idéia do discipulado feito por Cristo, eram os discípulos de João Batista, pois estes eram totalmente comprometidos com seu mestre.
No Antigo Testamento encontramos princípios de discipulado na relação de treinamento entre Elias e Eliseu (1Rs 19:19-21) e entre Baruque e Jeremias (Jr 36:26; 43:3).
O profeta Isaías também faz referência aos seus discípulos, “liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos” (Is 8:16).
Os homens do povo de Israel sempre procuraram passar para as gerações futuras todas as orientações necessárias para a vida.
No Antigo Testamento existe um ensino amplo e claro do grande valor em reproduzir nas gerações futuras os recursos necessários para uma vida bem sucedida, seja espiritual ou física.
As escolas dos profetas proviam instrução para os jovens e “Se um jovem desejava examinar mais profundamente as verdades da Palavra de Deus, tais escolas lhe estavam abertas.
Outro exemplo de discipulado no Antigo Testamento foi o de Moisés, Josué e Calebe.
O discipulado no Novo Testamento será analisado a partir da vida de Jesus, seu exemplo, missão e mandamento.
Jesus não chamou várias pessoas para um teste de seleção mas chamou àqueles que se tornariam seus discípulos.
Os discípulos de Jesus, o seguiam por toda a vida.
Seguir a Jesus como discípulo posteriormente pode separar-se incondicional a vida inteira para a totalidade de sua vida.
Ser um discípulo significa ser vinculado a Jesus e cumprir a vontade de Deus.
Os discípulos dos rabinos apenas eram ensinados por seus mestres, porém, os discípulos de Jesus não somente aprendiam com Jesus, mas compartilhavam sua missão, tornando-se testemunhas vivas de seu mestre.
Os discípulos de Jesus compartem o destino da própria pessoa de seu Senhor, aderindo, mediante a fé, a sua missão pessoal: “Segue-me”.
Jesus não chama para si homens particularmente qualificados pela capacidade intelectual, mas gente humilde, pescadores.
Jesus é Senhor e os discípulos servos-testemunhas. Depois que Cristo for elevado à glória, eles continuarão vivendo à espera de sua volta real.
“Ao invés de ensinar-lhes fórmulas para guardarem no cérebro, ele lhes dava tarefas concretas para realizarem e eles obedeciam”.
Cristo quer para Si os que O sigam com obediência constante; abandono de tudo para segui-lo.
“Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram também vos perseguirão a vós.” (Jo 15:20).