1 / 12

O Coração de Jesus

O Coração de Jesus. Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é uma das palavras que mais aparecem,

aerona
Download Presentation

O Coração de Jesus

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. O Coração de Jesus

  2. Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é uma das palavras que mais aparecem, (853 vezes no AT e 156 no NT). O coração era imaginado como a sede dos pensamentos, das paixões, dos sentimentos mais diversos; por isso torna-se uma imagem para falar também das emoções de Deus.

  3. Um dia Deus assumiu um coração humano para mostrar seus sentimentos e nos indicar como se transformarão nossos corações, preenchidos com seu Espírito. É esse "coração" de Deus, que se revelou em Cristo que hoje a liturgia nos convida a contemplar Na 1ª Leitura Deus é apresentado como o BOM PASTOR, que cuida com carinho do seu Povo. O seu amor é infinito e cada um tem um lugar no "coração" de Deus. (Ez 34,11-16)

  4. A 2ª Leitura mostra-nos o coração que tanto amou os homens: Deus nos amou quando ainda éramos pecadores, quanto mais agora justificados por seu sangue. (Rm 5,5-11) O Evangelho salienta a atenção do "coração" de Deus, que vai em busca da ovelha perdida e a sua ALEGRIA ao encontrá-la. (Lc 15,3-7)

  5. O Culto ao Sagrado Coração A espiritualidade do Coração de Jesus nasceu aos pés da cruz, no Calvário! "O discípulo amado", estava lá, com Maria; foi ele o primeiro a contemplar aquele Coração transpassado pela lança e a entender o seu sentido. Para João Evangelista, é do Coração transpassado de Jesus que nasce a nova humanidade, a Igreja e seus sacramentos (a água do batismo; o sangue daeucaristia).

  6. Impressiona a importância que João Evangelista dá a esse fato do Coraçãotranspassado de Jesus: "Eu vi! Eu sou testemunha! Eu digo a verdade, para que vocês creiam!" (Jo 19,35). João vê nisso a realização da profecia de Zacarias: "aconteceu isso para se cumprir a Escritura que diz: contemplarão aquele que transpassaram!" (Zc 12,10).

  7. - Contemplando Jesus na cruz e seu Coração transpassado, João deve ter lembrado o que, um dia, Jesus tinha dito solenemente no templo de Jerusalém: "Se alguém tem sede, venha a mim, e aquele que acredita em mim, beba! Do seu seio jorrarão rios de água viva".(Jo 7,37-38). - No Apocalipse, João volta a falar sobre a contemplação do Coração transpassado, com esta frase profética: "Ele vem... e o mundo todo o contemplará, até mesmo aqueles que o transpassaram!"(Ap 1,7).

  8. Eis o fundamento bíblico de dois elementos importantes da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus: CONTEMPLAÇÃO e REPARAÇÃO. Contemplar a cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo nos faz lembrar que o Coração de Jesus Cristo continua sendo transpassado pela nossa ingratidão e pelos pecados do mundo!

  9. A Devoção ao Sagrado Coração remonta aos Santos Padres, mas teve um grande impulso após as revelações do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria Alacoque. No dia 16 de junho de 1675, durante uma exposição do Santíssimo Sacramento, Cristo apareceu à Santa e, descobrindo seu Coração, lhe disse: "Eis o coração que tanto amou os homens e em troca não recebe, da maior parte deles, senão ingratidões pelas irreverências e sacrilégios, friezas e desprezos que têm por Mim neste Sacramento de Amor".

  10. A ela e a suas visões místicas, devem-se muitas das atuais práticas da espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus: o Dia e o Mês do Sagrado Coração de Jesus, a hora santa e a comunhão reparadora nas primeiras sextas-feiras do mês, a entronização da imagem do Sagrado Coração nos lares, a própria iconografia do Sagrado Coração.

  11. "O Coração de Cristo é a plena Revelação do Mistério de Deus, que se inclina, compassivo, para a humanidade: Deus que se compromete com a história dos homens e com a pessoa humana; Deus apaixonado, cheio de misericórdia e ternura". "Eis o coração que tanto amou os homens... ao menos tu ama-me!..." Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa 17/06/2012

  12. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Música: Durante a ceia do Senhor Autor: J. Acácio Santana CD Jesus Cristo ontem, hoje e sempre - Paulinas COMEP Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

More Related