1 / 18

SOCIEDADES POR AÇÕES

SOCIEDADES POR AÇÕES. a sociedade anônima; a sociedade em comandita por ações. S/A. A sociedade anônima sujeita-se às regras da Lei das Sociedades por Ações (LSA), de n. 6.404 de 1976. O Código Civil aplica-se apenas nas omissões desta ( art.1.089 ). S/A.

airell
Download Presentation

SOCIEDADES POR AÇÕES

An Image/Link below is provided (as is) to download presentation Download Policy: Content on the Website is provided to you AS IS for your information and personal use and may not be sold / licensed / shared on other websites without getting consent from its author. Content is provided to you AS IS for your information and personal use only. Download presentation by click this link. While downloading, if for some reason you are not able to download a presentation, the publisher may have deleted the file from their server. During download, if you can't get a presentation, the file might be deleted by the publisher.

E N D

Presentation Transcript


  1. SOCIEDADES POR AÇÕES • a sociedade anônima; • a sociedade em comandita por ações.

  2. S/A A sociedade anônima sujeita-se às regras da Lei das Sociedades por Ações (LSA), de n. 6.404 de 1976. O Código Civil aplica-se apenas nas omissões desta (art.1.089).

  3. S/A CARACTERÍSTICAS GERAIS: • sociedade de capital; • títulos representativos da participação societária (ação) são livremente negociáveis; • acionistas não podem impedir o ingresso de quem quer que seja no quadro associativo; - será sempre possível a penhora da ação em execução promovida contra o acionista;

  4. S/A - falecendo o titular de uma ação, não poderá ser impedido o ingresso de seus sucessores no quadro associativo; - Os sócios/acionistas respondem pelas obrigações sociais até o limite do que falta para a integralização das ações de que sejam titulares. (o acionista responde pelo preço de emissão das ações que subscrever ou adquirir (LSA, art. 1º).

  5. S/A Valor das ações: 1- Valor nominal — o resultante da operação matemática de divisão do valor do capital social pelo número de ações é o valor nominal. • 2- Valor patrimonial — o valor da participação do titular no patrimônio líquido da companhia. Resulta da operação matemática de divisão do patrimônio líquido pelo número de ações em que se divide o capital social. É o valor devido ao acionista em caso de liquidação da sociedade ou amortização da ação.

  6. S/A O valor nominal, quando existente, é previsto nos estatutos. Já o valor patrimonial se pode conhecer pelas demonstrações contábeis que a sociedade anônima é obrigada a levantar ao término do exercício social. Quando esses instrumentos estão defasados no tempo, a lei estabelece mecanismos para a sua atualização (LSA, art. 45, §§ 1º a 4º), de modo que o valor patrimonial da ação corresponda à parcela do patrimônio líquido atualizado da sociedade cabível a cada ação.

  7. S/A 3- Valor de negociação: é o preço que o titular da ação consegue obter na sua alienação. O valor pago pelo adquirente é definido por uma série de fatores econômicos, como as perspectivas de rentabilidade, o patrimônio líquido da sociedade, o desempenho do setor em que ela atua, a própria conjuntura macroeconômica e outros.

  8. S/A 4- Valor econômico: é o calculado, por avaliadores de ativos, através de técnicas específicas, e representa o montante que é tecnicamente indicado pagar por uma ação, tendo em vista as perspectivas de rentabilidade da companhia emissora.

  9. S/A 5- Preço de emissão: é o preço pago por quem subscreve a ação, à vista ou parceladamente. Destina-se a mensurar a contribuição que o acionista dá para o capital social (e, eventual-mente, para a reserva de capital) da compa-nhia, bem como o limite de sua responsabili-dadesubsidiária.

  10. S/A O preço de emissão é fixado pelos fundadores, quando constituída a companhia, e pela assembleia geral ou pelo conselho de administração, quando do aumento do capital social com emissão de novas ações. Se a companhia tem o seu capital social representado por ações com valor nominal, o preço de emissão das ações não poderá ser inferior ao seu valor nominal. E se for superior, a diferença, chamada ágio, constituirá reserva de capital, que poderá posteriormente ser capitalizada (LSA, arts. 13 e 200, IV). Página 184 de Ulhoa.

  11. S/A CLASSIFICAÇÃO: As sociedades anônimas se classificam em abertas ou fechadas, conforme tenham, ou não, admitidos à negociação, na Bolsa de Valores ou no mercado de balcão, os valores mobiliários de sua emissão.

  12. S/A E irrelevante se os valores mobiliários de sua emissão efetivamente são negociados nessas instituições. • Para que uma companhia tenha seus valores mobiliários admitidos à negociação na Bolsa ou mercado de balcão, o que permitirá maior liquidez do investimento representado por tais títulos, necessita obter do governo federal a respectiva autorização.

  13. S/A O órgão do governo federal encarregado de conceder tal autorização (autarquia federal) denominada Comissão de Valores Mobiliários – CVM. Juntamente com o Banco Central exerce a supervisão e o controle do mercado de capitais, de acordo com as diretrizes traçadas pelo Conselho Monetário Nacional — CMN.

  14. S/A CONSTITUIÇÃO: • O tema da constituição das companhias encontra-se fracionado em três níveis distintos: a) requisitos preliminares (arts. 80 e 81); b) modalidades de constituição (arts. 82 a 93);c) providências complementares (arts. 94 a 99). Não se trata, rigorosamente, de etapas da constituição, posto se intercruzarem as medidas disciplinadas em cada uma destas seções.

  15. S/A Três requisitos preliminares: • Subscrição de todo o capital social por, pelo menos, duas pessoas. • b) Realização, como entrada, de, no mínimo, 10% do preço de emissão das ações subs-critasem dinheiro. Na subscrição a prazo em dinheiro, pelo menos 1/10 do preço da ser integralizado como entrada. Em se tratando de instituição financeira, a porcentagem sobe para 50%, art. 27 da Lei n. 4.595/64.

  16. S/A c) Depósito das entradas em dinheiro no Banco do Brasil ou estabelecimento bancário autorizado pela CVM. Este depósito deverá ser feito pelo fundador, até 5 dias do recebimento das quantias, em nome do subscritor e em favor da companhia em constituição.

  17. S/A

  18. S/A

More Related