90 likes | 277 Views
A LEI DE DEUS. Lição 10. 6 de Setembro de 2014. O AUTOR DA LEI.
E N D
A LEI DE DEUS Lição 10. 6 de Setembro de 2014
O AUTOR DA LEI “Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: ‘Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu’. Ele estava na congregação, no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai e com os nossos antepassados, e recebeu palavras vivas, para transmiti-las a nós.” (Atos 7:37-38) No Antigo Testamento “O Anjo do Senhor” é Jesus. A Elesãoosatribuitosdivinos e é chamado de “O Senhor” (Josué 5:13-15; Juízes 13:17-20; Zacarias 3:1-2) AqueleAnjoapareceu a Moisésnasarçaardente (Êxodo3:2-6) e no monte Sinai (Atos 7:38) Jesus, Deus TodoPoderosodeusaosIsraelitasosDezMandamentos e leis quesãoapenasreiteração do quejáexistia no Pentateuco.
JESUS GUARDOU A LEI “Não vim para acabar com as leis de Moisés ou com os avisos dos profetas. Vim antes para os cumprir e realizar. Digo-vos que nem uma letra ou acento das Escrituras desaparecerá até que o céu e a Terra acabem.”(Mateus 5:17-18) Jesus nãoveio para destruirouacabar com Sua Lei. Eleveio para aprofundar o significado da Sua Lei. Sualutanãofoi contra a Lei mas contra osabusosdela, de acordo com Seusensinos e Seuexemplo de vida. “Sua missão era engrandecer “a lei, e a tornar ilustre (ou gloriosa).”Isaías 42:21. Ele devia mostrar a natureza espiritual da lei, apresentar seus princípios de vasto alcance, e tornar clara sua eterna obrigatoriedade.… [Jesus] foi uma viva representação do caráter da lei de Deus...” E.G.W. (O MaiorDiscurso de Cristo, cp. 3, pg. 49)
A EXTENSÃO DA LEI Jesus ampliou a Lei e explicouseuverdadeirosignificado. ElefundamentouSeuensinoemSuaautoridadecomoAutor da Lei.
A DUREZA E MALDADE DO CORAÇÃO “Moisés fez isso por causa da dureza e maldade do vosso coração, mas não era assim que Deus queria. E agora vos digo que todo aquele que se divorciar da sua mulher, salvo em caso de infidelidade, e se casar com outra, comete adultério.’” (Mateus 19:8-9) Como Jesus ampliou o significado de adultério, encontrado no sétimomandamento? Mateus 5:28-32 Jesus ensinouqueadultériotambémenvolvepensamentos e desejosimorais. Jesus utilizouumahipérbole (“Se o seuolhodireitotelevar a queda, arranca-o e o jogalonge de ti”) para nosensinarquedevemostomartodas as medidasnecessárias para evitar (oumesmofugir) da tentação antes queela se torne um pecado(vide exemplo de José em Gen. 39:6-20) Deus permitiu a poligamia e o divórciopor um tempo porconta da fraquezaespiritual de Israel. Mas agora Eledignifica a santidade e a perpertuidade do casamentoentre um homem e umamulher.
TRADIÇÃO HUMANA “Moisés vou ordenou da parte de Deus: ‘Honra o teu pai e a tua mãe’, acrescentando que ‘todo aquele que falar contra o pai ou a mãe deverá ser morto’. Contudo, vocês afirmam que é permitido a um homem desprezar os seus pais necessitados se lhes disser: ‘Não posso ajudar-lhes, porque o que seria para vocês já o dei a Deus’.” (Marcos 7:10-12) De acordo com osFariseus, se um homemdessesuas posses a Deus (isto é, se eledoasseseuspertencesaoTemplo), eleestavalivre do 5º Mandamento (mas elepoderiaaindautilizá-las). Filosofias e tradiçõeshumanasnuncapoderãosubstituiroumodificarqualquer um dos DezMandamentosque Deus escreveupor Si só, semajudahumana. “É em vão que me prestam culto, porque ensinam doutrinas que não passam de preceitos de homens.” (Marcos 7:7)
A ESSÊNCIA DA LEI “‘Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Respondeu Jesus: “‘Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento..’”(Mateus 22:36-38) Deus desejaquenós, motivadospeloamor, entreguemostudo a Ele. Estaentregaresultanaobediência à vontadedivinaqueporsuavez é refletidaemSeusMandamentos. O Jovem Rico guardavatodososMandamentos (Mateus19:16-22), mas elenãoqueriadeixartudo para trásquando Cristo disse “venha e siga-me.” Obediênciasemamornão tem valor algum. Obediência e entrega a Deus sempreandam juntas pois do contrário a vidaCristã se tornadesequilibrada, semsentido; um esforçosemresultadoconcreto (1 Cor. 13).
“Em Seus ensinos, Cristo mostrou quão vasto alcance são os princípios da lei pronunciada do Sinai. Fez Ele uma aplicação viva dessa lei cujos princípios permanecem para sempre a grande norma de justiça — norma pela qual todos serão julgados naquele grande dia em que se assentar o juízo e os livros forem abertos. Veio Ele para cumprir toda a justiça e, como cabeça da humanidade, mostrar ao homem que ele pode fazer a mesma obra, satisfazendo a todas as especificações dos reclamos de Deus. Pela medida da graça que Ele concede ao instrumento humano, ninguém precisa perder o Céu. A perfeição de caráter é alcançável por todo aquele que nela se empenha, isto é a própria base do novo concerto evangélico. A lei de Jeová é a árvore; o evangelho são as perfumosas flores e os frutos que ela produz.” E.G.W. (Selected Messages, vol. 1, cp. 26, pg. 211)