160 likes | 400 Views
A Lei de Deus . Êxodo 20-24. A Lei de Deus . Legalismo Liberalidade A lei de Deus na Escritura possui três aspectos, civil, cerimonial e moral, e cada um desses aspectos possui sua função e validade específicos. A Lei de Deus . Possui dupla importância:
E N D
A Lei de Deus Êxodo 20-24
A Lei de Deus Legalismo Liberalidade A lei de Deus na Escritura possui três aspectos, civil, cerimonial e moral, e cada um desses aspectos possui sua função e validade específicos.
A Lei de Deus Possui dupla importância: Importância civil: Uma legislação própria é um dos elementos essenciais para a existência de uma nação. Importância espiritual:os dez mandamentos dizem respeito tb à aliança de Deus com o seu povo indistintamente.
A Lei de Deus INTRODUÇÃO Uma das centrais diferenças do cristianismo e as demais religiões é: ABSOLUTO e EXCLUSIVISTA. Possuímos a revelação escrita de Deus. A lei é a norma divina que estabelece os princípios para o relacionamento do povo com Deus.
A Lei de Deus CONTEXTO Deus entregou a sua lei num ambiente de seriedade e respeito. Foi no contexto de eventos graves, tais como o estabelecimento de limites especiais, sob pena de morte (Êx 19.12); trovões, relâmpagos, escuridão, e forte clangor de trombeta (Êx 19.16);fogo, fumaça e tremor do monte (Êx 19.19); e a purificação do povo por dois dias (Êx 19.7), que o Senhor entregou sua lei a Moisés.
A Lei de Deus OS DIFERENTES ASPECTOS DA LEI DE DEUS A Lei Civil Está sustentada por um aspecto eterno da lei moral de Deus. O propósito era regulamentar a vida civil no estado teocrático de Israel: a) sistema de punições contra os crimes cometidos no estado judaico (Dt 21.18-21) b) bem como as leis referentes à propriedade privada (Lv 25.10-16) c) Preservação da terra (Lv 25.1-4)
A Lei de Deus As leis civis proferidas por Deus podem ser divididas: Leis a respeito da escravidão; Leis a respeito da vida humana; Leis a respeito da propriedade; Leis a respeito da sexualidade; Lei a respeito da feitiçaria; Leis a respeito dos pobres; Leis acerca da relação com Deus; Leis a respeito das demandas judiciais; Leis a respeito do descanso; Leis a respeito das festas religiosas;
A Lei de Deus B. A Lei Cerimonial Diz respeito a todo o sistema sacrificial e ritualístico que normatizava a vida religiosa do povo no Antigo Testamento. Inclui as normas referentes à preparação dos sacerdotes (Lv 21.1-24), os sacrifícios (Lv 1), ofertas diversas (Lv 2.1-2) e as festas religiosas (Lv 23). Ensinar de forma didática ao seu povo, a verdade redentora do evangelho.
A Lei de Deus B. A Lei Moral Envolve todos os preceitos divinos que são absolutos e atemporais. Envolve a vontade absoluta de Deus para o homem, revelada nas Escrituras Sagradas, dentre a qual está os dez mandamentos. O fundamento da lei moral de Deus é o seu próprio caráter. Deus é imutável – Santidade
A Lei de Deus A Abolição da Lei X A Permanência da Lei O Novo Testamento fala tanto de uma abolição da lei, quanto da permanência da lei. A abolição da lei se refere ao aspecto cerimonial e civil. A permanência da lei, diz respeito ao aspecto moral. (Ef 6.2-3), (Tg 2.8-12)
A Lei de Deus A Validade do Aspecto Civil: A Validade da Lei Civil: Valor Histórico: A lei civil é útil para mostrar-nos a organização da sociedade teocrática. Valor Didático: Auxilia o leitor bíblico na compreensão de outros textos bíblicos. Validade Reveladora: Além disso, a lei civil revela-nos princípios espirituais divinos que são absolutos. (Dt 21.18-21)
A Lei de Deus A Validade da Lei Cerimonial: A Validade da Lei Cerimonial: Valor Histórico: A lei cerimonial é útil para mostrar-nos a organização da vida religiosa do Israel teocrático. Valor Didático: Ensina sobre o culto do povo de Deus no Antigo Testamento e na compreensão de livros proféticos e a epistola aos Hebreus. Validade Reveladora: Além disso, a lei cerimonial revela-nos verdades profundas sobre a relação de Deus com o homem.
A Lei de Deus A Validade do Aspecto Civil e Cerimonial da Lei A Lei de Deus civil e cerimonial possui validade didática, histórica e reveladora. A Lei moral possui validade normativa.
A Lei de Deus CONCLUSÃO Reflita sobre sua concepção e relação com a lei de Deus; Procure conhecer a lei civil e cerimonial de Deus e aprender com elas. Viva tendo como norma a lei moral de Deus. Extraido da Revista Expressão, Ed Cultura Cristã – Lição 8