90 likes | 207 Views
Nossa Senhora do Rosário. Na Idade Média, saudava-se a Virgem Maria com o título de rosa, símbolo da alegria. Adornavam-se suas imagens, com uma coroa ou ramos de rosas, como expressão dos louvores que brotam dos corações cheios de amor.
E N D
Nossa Senhora do Rosário
Na Idade Média, saudava-se a Virgem Maria com o título de rosa, símbolo da alegria. Adornavam-se suas imagens, com uma coroa ou ramos de rosas, como expressão dos louvores que brotam dos corações cheios de amor. O nome Rosário provém do conjunto de orações, à maneira de rosas, que dedicamos à Virgem Maria.
Diz que Nossa Senhora apareceu a São Domingos de Gusmão, fundador da ordem dominicana, e lhe ensinou a rezar o Rosário. Ele seria uma arma da fé para lutar contra os inimigos do cristianismo, em todos os tempos, mas especialmente naquele momento contra a heresia albigesa, do extinto povo cátaro. Assim ele aprendeu, rezou e venceu. Foi aí que nasceu a prática da oração do Rosário, como devoção a Maria, por sua participação nos mistérios da vinda do Filho de Deus.
Mas o objeto da recitação, do Rosário, que a partir do Papa João Paulo II, passou para quatro, já era conhecido nos tempos mais antigos da História da Igreja Católica. Religiosos de séculos atrás usavam pedrinhas para contar as orações. Foi então que São Beda sugeriu a adoção de vários grãos enfiados num barbante, facilitando o manuseio, transporte, sem perder a concentração.
Enquanto se reza, ele nos leva à meditar sobre os mistérios da vinda do Filho de Deus entre nós. A festa exclusiva do Rosário foi instituída pelo Papa Pio V, para lembrar a vitória alcançada na batalha do rio Lepanto, no dia 07 de outubro de 1571, contra a frota dos turcos muçulmanos. Momento delicado por que passou a Igreja, apenas vencido graças a intercessão de Nossa Senhora. A celebração era feita por toda a Igreja, mas não numa mesma data, estabelecida definitivamente no dia 07 de outubro pelo Papa Pio X, em 1913.
Além disto, com a reforma do calendário litúrgico de 1960 a "Festa do Santíssimo Rosário" como era chamada, passou a ser o dia da comemoração de "Nossa Senhora do Rosário" e, o mês de outubro dedicado ao Rosário e a todas as missões apostólicas. Se lermos, atentamente, as encíclicas dos soberanos pontífices sobre o Rosário e, em especial, as de Leão XIII e de seus sucessores, ficaremos impressionados com a que eles sublinham, com afabilidade, sobre o valor do Rosário para a formação cristã
Se, para eles, o Rosário é uma oração excelente, uma devoção recomendável por inúmeros motivos, parece que o motivo mais eminente a seus olhos, o que lhe dá valor excepcional, é que não se trata, simplesmente, de uma oração privilegiada e nem mesmo, segundo a expressão de Leão XIII, a mais elevada das orações marianas, que parece condensar em si todo o culto que devemos a Maria; o motivo real é que o Rosário é um verdadeiro método de iniciação e de formação cristã, uma escola onde espíritos e costumes são formados; um método divino; uma escola eficaz de vida cristã.
Seguindo o vosso exemplo ó Mãe, e contando com a vossa assistência, desejamos seguir Jesus Cristo, vosso Divino Filho, levando uma vida autenticamente evangélica. Pela adoração e pelo louvor a Deus; Pela fidelidade aos mandamentos do Senhor e ao espírito das bem-aventuranças; Por nossa conversão pessoal permanente; Por nossa solidariedade afetiva para com todos os que se encontram privados dos bens espirituais e materiais. Amém.
Texto - Internet Música - Ave Maria A. Donati Imagens - Google Formatação - Altair Castro 03/10/2009