170 likes | 284 Views
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações. Tecnologia da Informação Mauro Paulo Emanuel Juliana Rachel. O Papel da Informação na Estratégia das Organizações. Uma visão geral do conceito de tecnologia da Informação :
E N D
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações Tecnologia da Informação Mauro Paulo Emanuel Juliana Rachel
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Uma visão geral do conceito de tecnologia da Informação: É mais abrangente do que os processamentos de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware, pois envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • A Tecnologia da informação evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização. Hoje em dia, a visão da “TI” como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresariais.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Embora haja reconhecimento da necessidade de eficiência na operação de TI, bem como uma alta capacitação técnica, é consenso que somente através da busca da eficácia do uso da “TI” é que a empresa pode obter vantagens competitivas. A busca da eficácia da “TI” implica em analisar seus impactos nos resultados obtidos pela empresa bem como em considerar os ganhos de produtividade e na competitividade do negócio como medidas de eficácia da “TI”. ( Busca da Eficácia e não somente da Eficiência)
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • O acompanhamento da evolução da informática e seus estágios, é como um processo contínuo, ou seja , uma gestão dinâmica e flexível da “TI” e de sua avaliação na organização. • A gestão de “TI” deve ser um processo contínuo (de sua estratégia e de planejamento), não ficando restrita a um “momento de planejamento”, acompanhando as aplicações de “TI” durante seus ciclos de vida. A gestão de “TI” deve ser também flexível para acompanhar a s mudanças externas em termos de possibilidades de estratégias de negócio e de disponibilidades de “TI”.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Hoje é visível que não basta que haja somente uma estratégia de “TI”, ela deve estar em alinhamento com a estratégia do negócio da empresa. Além disso, há a noção de que este alinhamento deve ser desenvolvido e mantido ao longo do tempo, em um processo dinâmico. Sabemos que não é possível manter uma vantagem competitiva através de uma específica aplicação de “TI”, pois cada vez mais é fácil copiar esta aplicação e cada vez mais as empresas usam softwares comuns. Somente uma vantagem baseada na gestão de “TI” e no alinhamento com o negócio permite manter uma vantagem por mais tempo.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Hoje em dia é preciso que a organização esteja atenta às novas disponibilidades em “TI” no mercado e que haja uma integração entre suas estratégias e sua estrutura, tanto de “TI” como de negócio. • Daí surge a importância de serem considerados tanto os aspectos técnicos como os organizacionais.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Existem critérios variados de avaliação conforme a aplicação de “TI” face às diversas possibilidades de estratégia de negócio e de “TI”, bem como da diferença de importância da “TI” para cada organização, a “TI” deve ser avaliada com base em critérios variados e adaptados a cada empresa. Desta fomra torna-se inviável um padrão único de avaliação da eficácia da “TI”.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Uma das maneiras mais citadas para a obtenção de aplicações estratégicas de “TI” é a existência de um bom relacionamento entre executivos de “TI” e do negócio. Isto implica em que haja estrutura e procedimentos visando o fortalecimento e a continuidade deste bom relacionamento. Em empresas em que a “TI” tenha ou esteja passando a ter um papel estratégico para o negócio, ganha importância a proximidade na hierarquia entre os executivos.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Ainda paira no ar o questionamento acerca dos ganhos de produtividade oriundos da “TI”. Contudo, as análises para explicá-lo ou para negá-lo são progressivamente mais abrangentes, • Indicadores de produtividade de “TI” não podem ser baseados unicamente em aspectos técnicos e de eficiência, devem estar ligados a medidas de produtividade do negócio que realmente representem o que é significativo para a competitividade da empresa.
O Papel da Informação na Estratégia das Organizações • Este estudo apresentou uma análise comparativa dos diversos trabalhos que abordam o papel da “TI” nas organizações • Foi elaborado um quadro teórico que procurou elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.