120 likes | 259 Views
Janeiro. O mês dos presentes de Ano Novo. Em certas famílias, não celebrava-se o Natal — dava-se a cada ano um presente, chamado étrennes . Esta palavra remonta a um costume romano segundo o qual o patrão oferecia um subsídio anual a seus clientes. Fevereiro.
E N D
Janeiro O mês dos presentes de Ano Novo. Em certas famílias, não celebrava-se o Natal — dava-se a cada ano um presente, chamado étrennes. Esta palavra remonta a um costume romano segundo o qual o patrão oferecia um subsídio anual a seus clientes.
Fevereiro O inverno numa aldeia de camponeses. Vemos os habitantes se aquecendo junto ao fogo, enquanto no segundo plano a vida cotidiana — corte da madeira, conduzir os animais à feira — segue seu curso.
Março Primeiros trabalhos agrícolas do ano, semeadura, lavra e outros. O castelo que se avista ao fundo é o de Lusignan, um dos preferidos do duque.
Abril A chegada da primavera, da esperança e da vida — a relva está verde e o jovem casal de noivos troca os anéis em primeiro plano, acompanhados de seus familiares e amigos. O castelo, outro domínio do duque, é o de Dourdan.
Maio A festa do bonito mês de maio, durante a qual as pessoas deviam vestir-se de verde, com a libré de maio. Os cavaleiros e amazonas são jovens nobres, entre eles avistamos príncipes e princesas. Ao fundo, um castelo que julga-se ser o Palais de laCité, em Paris.
Junho Estação da colheita — os camponeses ceifam os prados em harmonia. Atrás, o Palais de laCité e a Sainte-Chapelle. Esta, situada à direita, ainda está intacta nos dias de hoje.
Julho Ainda a colheita: tosam-se ovelhas e colhe-se o feno. O castelo que se avista ao fundo é o que se erguia outrora às margens do Clain, em Poitiers.
Agosto Mês da falcoaria; os nobres, levando os falcões, vão à caça, enquanto que no segundo plano os camponeses acabam a colheita e nadam. Atrás deles, o castelo de Etampes.
Setembro Sem dúvida a mais famosa iluminura. Os camponeses fazem a vindima. Levam as uvas ao castelo de Saumur, magnificamente pintados com inúmeros detalhes.
Outubro Os aldeões se ocupam em lavrar e semear a terra à sombra do Louvre — o palácio real de Charles V em Paris.
Novembro Trata-se da colheita da bolota do carvalho no outono. Um camponês derruba com uma vara as bolotas e frutos da faia, com que seus porcos se alimentam.Este quadro foi concluído por Jean Colombe, após a morte dos irmãos Limbourg, que pintaram apenas o tímpano zodiacal na parte superior.
Dezembro Na floresta de Vincennes, famosa por sua caça, um javali acossado é decepado pelos cães. Ao fundo, o castelo de Vincennes, por muito tempo residência do rei da França.